Galera to com uma ideia de um voltímetro com mostrador de lcd com arduino.A tensão para medição é de até 15vcc (para verificar bateria de carro).Seria possível apenas fazendo um divisor de tensão??

Exibições: 28422

Responder esta

Respostas a este tópico

Wellington,

O circuito mais simples que se pode montar é o mostrado na figura abaixo, onde a tensão de fundo de escala é de 15V quando temos 5V na entrada analógica do arduino, para a tensão nominal da bateria de 12V teremos 4V na entrada do arduino.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Perfeito, deveria constar no favoritos de todo mundo. Estes pequenos exemplos é o que falta pro pessoal "pegar o jeito".

O cara é bom mesmo rsrsrsr brigadaço  Marcos !!

Fala Pessoal,

Deixa eu me intrometer.................

Este circuito funciona muito bem, só não esqueçam de colocar um Zener de 5,1V em paralelo do R3, pois caso aconteça um aumento na entrada que ultrapasse os 15V a tensão na porta analógica ficara próximo de 5,1V.

Até ++

É isso mesmo Maurício, pode se intrometer à vontade, cada participação é importante e só vem acrescentar conhecimentos e a troca de experiências.

Como eu escrevi, este é o circuito mais simples possível, o ideal seria colocar além do zener, um amplificador operacional configurado como buffer de forma a aumentar a impedância de entrada, um retificador de precisão para tornar o circuito a prova de inversão de polaridade, um varistor contra surtos de tensão, e por ai vai...o limite é a necessidade do seu projeto.

Abraço

Obrigado galera !Vou acrescentar o Zener!! thancks !

Marcos, se tiver condições e tempo monta um circuito com essas proteções citadas. Acredito que um exemplo desse seria fundamental para quem procura algo mais seguro.

Pelo menos a proteção contra inversão já seria algo traria grande segurança ao Arduino, afinal uma bateria de carro pode torrar as coisa bem rápido

Abraço e parabéns pela postagem!!!!

pode por favor dizer o que acha disso: http://labdegaragem.com/forum/topics/voltimetro-com-pic

Desde já agradeço

Eta Marcos,

esse esqueminha foi feito no proteus? Acho que vou colocar um desses  no meu painel solar.

 

ajuda a galera ai.

 

Sidney

E facil facil, Sidney

Não é bem o que vc quer (arduino), mas tem um esqueminha legal aqui (talvez dê para vc tirar ideias):
http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/voltimetro_pic.htm
Funciona, pq é meu segundo multimetro kkkk

Tbm baseado nele, fiz uma fonte variável usando o multimetro para mostrar a saída heuheuhe

Abs! 

Olá pessoal,

Já que voces pediram vou postar parte do circuito que eu desenvolvi para um projeto de iniciação científica, se tornou o meu TCC e acabou ganhando um prênio na FUNADESP.

Este circuito tem a proteção contra inversão de polaridade quando medindo tensão contínua, e pode até mesmo medir tensão alternada, neste caso indicando a tensão de pico, ai no sketch é só multiplicar a leitura por 0,707 para obter a tensão eficaz, mas não é true rms..

O zener é de 5V6 para não influenciar no fim da escala como o de 5V1 altera.

O divisor de tensão na entrada pode ser modificado conforme a faixa de tensão pretendida.

O vídeo abaixo mostra o circuito em funcionamento.

Abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço