Boa noite.

  Tenho um projeto a ser concluído que infelizmente, devido as necessidades , a única forma de ser elaborado é através de mais de 1 arduino.

  Na verdade, 16 arduínos      :-)

 

   Estou ciente de várias  questões em relação a essa tomada de decisão , mas realmente é a única.

   Há um software independente do software dos arduinos gerenciando tudo isso .

  Meu atual problema :

  - Como ( Se é que é possível , eu altero o ID de Identificação do Arduino que aparece no Gerenciador de Hardware no item Portas COM ?

  Por default, ele aparece algo do tipo  Porta 6 Arduino Mega etc ...

  Esse " Arduino Mega .."  por exemplo , tem como eu fazer aparecer com o nome que eu quiser ?

  Ex : Arduino 1 , Arduino 2 , etc ?

 Agradeço desde já qualquer idéia ou "macumba" proposta para resolução da questão.

    

  

Exibições: 2140

Responder esta

Respostas a este tópico

Abra o gerenciador de dispositivos, duplo clic, na porta COM, escolha a aba definições de porta, e clique no botão abaixo, Avançadas, você poderá mudar o numero da porta COM para cada Arduíno, mas não poderá mudar o nome do dispositivo creio.

Abs.

 Certo , mas o que eu preciso na verdade é dar uma identificação amigável em função do projeto ao usuário a cerca de cada arduino que aparecer.

  De qualquer forma, obrigado.

Passei pelo mesmo problema uma vez, e ficava difícil direcionar comandos oriundos do computador e destinados a algum arduino específico. A solução que usei foi ao invés de comunicação via serial, fazer todos se comunicarem por tcp/ip, através de um ethernet shield w5100.

Dessa forma, vc define um IP pra cada arduino e assim vc dá o nome que quiser associando o IP a aquele arduino.

Logicamente isso encareceu um pouco o projeto, porque tive que usar um ethernet shield em cada arduino, mas resolveu plenamente minha necessidade. Fora isso, há o incoveniente dos cabos de rede todos conectados a um hub.

Hoje, com o advento do ESP8266, já iniciei meus estudos pra implementá-los no lugar do ethernet shield. Minha esperança é que além de reduzir os custos, eu elimine o cabeamento de rede, passando então a usar rede wifi. Então creio que daqui a alguns meses eles (ESP8266) já sejam a realidade para aqueles que precisam reduzir os custos que o ethernet shield impunha até então.

Mas enfim, caso possa falar, gostaria de saber do que se trata esse seu projeto?

    A Rede seria uma solução , não fosse o fato de  não pode ter nem o cheiro da palavra "rede" , pois fisicamente é uma área absolutamente isolada e distante no interior do interior do Pará   :-)

    Rede, Internet e afins, nem pensar ! Bem complicado mesmo.

   A única solução que eu estou enxergando , seria em cada arduino ( que teriam o mesmo código ) , ser implementado uma requisição do software de comando geral  via serial a cada arduino e  que devolvesse uma identificação.

   Ex:  No Arduíno 1 , a requisição via Serial "?ID"  devolveria "C01" , no arduino 2 a mesma requisição devolveria "C02" e assim sucessivamente. Por conta disso , seria um código para cada arduino , mas ... não estou vendo outra saída ...

  O Projeto trata-se de 16 Balanças Industriais. Todas pesando ao mesmo tempo. Para ler as balanças, a única coisa decente que consegui foi usar o amplificador e conversor AD  HX711 que trabalha com uma biblioteca própria e simplesmente não existe a possibilidade de usar mais de um deles por arduino. Logo, se para cada balança eu preciso de um HX711 , estaos falando mesmo de 16 arduinos.

  

Ainda não consegui compreender bem o ambiente onde estariam esses arduinos. Qual a distância entre eles? Queria mesmo saber qual a distância máxima entre os dois extremos.

 Quanto a Rede , para atribuir um IP a cada arduino, invés do  ethernet shield w5100 poderia ser usado o  Ethernet Shield Enc28j60 ? Afora o Micro SD, qual a exata diferença entre eles ?

100 metros  máximo

eu não tenho experiência com o ENC28J60. Mas se vc der uma rápida vasculhada pelo google, vc perceberá que tem uma galera que passa um aperto danado pra botar ele pra fazer determinadas coisas que o W5100 faz com tranquilidade. A grande vantagem que vejo no ENC28J60 é seu tamanho, então existem aqueles projetos onde o espaço físico é limitado e o ENC28J60 passa a ser a melhor solução.

Mas perceba que dentro de 100metros de distância, é bem possível instalar uma rede, cabeada ou wifi. Se vc puder o hub ou roteador wifi no centro, um arduino ficaria longe do roteador ou hub no máximo em 50m.

Se vc quiser fugir de cabeamento, li meio por cima que o ESP8266 serve inclusive pra funcionar em modo ACCESS POINT, no qual ele atua como um roteador, possibilitando que outros dispositivos se conectem a ele. 

Sei que existem outros meios de se montar uma rede, alguns dele próprios a ambientes hostis, como locais com alta interferência, mas infelizmente não os domino pra poder falar algo.

16 arduinos com um ESP8266 cada um conectados ao micro , seria isso ?

 Cada arduino com um IP . No micro do cara , quantas portas Serial COM iriam aparecer ? 16 ? da mesma forma ?

ah, mas teria um problema ... como eu alimento esse povo todo com os 5v ?  teria que ter pontos de energia elétrica para as fontes num espaço vazio de um pátio que não tem nada ... seria complicado. Mas a idéia provavelmente funcionaria sim ...

Acho que seriam 16 ESP8266 e um o 17 como Ponto de acesso. Nada de Arduino, nem shield.

Abs,

sem energia fica difícil mesmo, mas não é possível nem ao menos ter energia elétrica? Se não há energia, como fará as balanças rodoviárias funcionarem? São balanças mecânicas? E a comunicação serial? Se é possível chegar cabo pra comunicação serial, porque não seria possível chegar cabo de energia?

Nessa idéia que te sugeri, seriam 16 arduinos, cada um deles com um ethernet shield 5100 (se quiser rede cabeada) ou um ESP8266 (se quiser wifi). Dessa forma, cada arduino teria seu próprio IP. No micro do cara, só iria aparecer aquelas portas COM referentes aos dispositivos realmente conectados via porta serial, isto é, se não houver nenhum arduino espetado pela USB, não apareceria lá. Se tiver uma impresssora USB, apareceria só essa impressora.

Isso significa que vc não terá o serial monitor da IDE do arduino funcionando. Em contra-partida, vc poderia programar o sketch pra receber e enviar dados via TCP/IP, como por exemplo via navegador. Digitando no navegador do computador assim http://192.168.0.20/?ID=  então o arduino cujo IP é 192.168.0.20 retornaria no próprio navegador algo como MEU ID É "C01". 

Existe também a possibilidade de vc não usar o arduino, como bem disse o Carlos. O ESP8266 também funciona stand-alone, sem arduino. Mas essa técnica eu não domino. Não sei falar muito sobre essa configuração minimalista

Daí em diante, sua criatividade será seu limite. Vc pode mandar o arduino fazer várias coisas via navegador ou via software usando tcp/ip

Longe de mim querer te dar uma solução infalível ou definitiva. QUalquer que seja a solução, vai ter alguns obstáculos que vc mesmo terá que solucionar. Se o problema é energia, terá que tentar solucionar isso. Se o problema é identificar adequadamente as portas COM, terá que solucionar isso. Se o problema é passar cabos, terá que solucionar isso. Eu só quis dar uma idéia. Se vc enxergou mais defeitos que qualidades, pule fora. Se vc enxergou mais qualidades que defeitos, procure amenizar os defeitos ou superá-los.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço