Boa tarde a todos,

Peço que analisem a ideia do meu projeto, ainda estou na estaca zero apenas fazendo um brainstorm e verificando eventuais problemas.

Trata-se de um controle/gerenciamento de estacionamento de algum estabelecimento (vamos exemplificar com um Shopping)

O propósito é diminuir o tempo em que perdemos procurando vagas... Não, não são leds que ficam acima das vagas... Isso eu já havia pensado até me deparar com essa solução e ver que já existia, enfim, pode até vir a fazer parte... mas o objetivo é o cliente que entrar no estacionamento do shopping, na cancela de entrada já visualizar em um monitor quais são as vagas disponíveis.

Problemas:

- No tempo de entrada do cliente, outras vagas podem se desocupar

- Caso um cliente [cliente 1] entre e ainda não tenha estacionado, o segundo cliente [cliente 2] que entrar vai ver a mesma vaga que o cliente1 havia escolhido como disponível mas nesse meio tempo o cliente1 estacionou.

Possível solução para esses problemas:

- Definir e limitar a vaga para cada cliente que entrar de acordo com aproximidade com a porta do shopping, ou seja, o Cliente1 pega a vaga A1 e o cliente2 já vai ver a vaga A1 como ocupada mesmo que o Cliente1 ainda não tenha estacionado;

Daí surgem os problemas:

- O cliente pode não querer parar perto, ou pode não quere aquela vaga X, pessoas podem parar de modo torto (estamos acostumados a isso) e então optamos não ocupar certas vagas.

Enfim... parece meio confuso, mas preciso resolver estes pequenos problemas antes de mais nada.

A solução seria através de sensores (Arduino?) em cada vaga para que atualizasse no sistema as vagas disponíveis / ocupadas

Exibições: 4134

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa idéia Murta!

Deve dar para ler sim.

No caso, poderíamos juntar estas duas idéias pois:

1-Se não passar o cartão pela bola laranja, a única coisa que não vai funcionar é a ajuda para procurar o carro. O resto continua funcionando.

2-Se a porta no estacionamento detectar a entrada do cartão RFID, e o motorista não tiver passado o cartão pela bola laranja, pelo menos saberá por qual porta entrou no shopping.

3-Se nenhum dos sensores tiver detectado o cartão, a mensagem dirá que o motorista é um infeliz preguiçoso e que aprenda a lição para que da próxima vez passe o cartão na bola laranja.

Assim resolve-se também mesmo que parcialmente o problema do posicionamento incorreto do carro pois se a vaga estiver livre, a bola laranja não aceitará registrar o cartão.

E se acumular o número de vezes que se passa o cartão na bola laranja e registrar o CPF na hora de pagar, ganha uma estacionada gratis!!!

kkkkkkkk, o que acham????

Abraços,

  'Eiju

Falando por mim (sei que nem sempre penso como a maioria), gosto de escolher a vaga. Para evitar dificuldade de estacionamento evito horário de pico.

Frequento quase sempre os mesmos shoppings, então sei onde estão as entradas que ficam mais próximas de onde vou. Não gostaria de colocar o carro num lugar definido por uma maquina. Quero colocar onde achar vaga. Tb acho mto legal poder entrar no shopping direto, sem precisar parar pra nada, nem pegar papelzinho... Uso semparar . Acho que se tiver uma tela pra perguntar onde vc quer por o carro tb gera demora desnecessária.

Nessas gostou do sistema de luzes sobre a vaga. Ele fica mais interessante ainda se for acompanhado do sistema que avisa o numero de vagas disponíveis por setor/fileira/andar. Só vi isso no Shopping JK:

http://vejasp.abril.com.br/materia/estacionamentos-shoppings-sao-pa...

(que não vou pq é longe e caro pacas !!! ( http://iguatemi.com.br//jkiguatemi/servicos/estacionamento/ )) 

Mas acho o sistema ideal. Vc sempre descobre um canto pra por o carro. Vou primeiro onde quero (entrada/acesso que quero) e depois vou procurando a mais proxima da entrada. 

Um TCC é a criação e implementação em protótipo de uma solução/projeto qualquer*. (. Vc não precisa em momento algum criar algo novo. Se for a sua versão está perfeito. Se fosse um curso de "inventor" quem sabe... Mas não é necessário que seja inédito, basta que seja bem executado e autentico (vc que fez). 

*"Qualquer" desde que gere atividades em volume compatível com o curso feito, prazo, visão de mundo do orientador e sua motivação. Repare que não usei termos como: útil, barato, caro, prático, eficiente, na moda, fácil, difícil, legal, chato, inovador, etc. Nessa definição. É uma prova de que vc é capaz de fazer algo que lhe seja pedido como projeto, onde o pedido vc que escolhe. 

Obs: Quem manda é seu orientador. Em caso discrepancia entre qq coisa que qualquer um diga aqui ou em qualquer outro lugar e seu orientador o que vale é a lei dele. Por isso a "visão de mundo" dele deve ser respeitada, ainda que seja diferente da sua. Ele tem a caneta. É o tipo de pessoa que não deve ser contrariada.

Mosciatti, conforme prometi ai estão as fotos do estacionamento do Shopping Diammond Mall em BH. 

Capturei as fotos com a minha camera Gopro presa no vidro do carro.

Essa é uma das entradas do Shopping. Veja o display indicando o numero de vagas em cada andar G1 e G2.

  Mais um mostrador no andar G2 - indicando o número de vagas disponíveis à esquerda.

  Veja uma das falhas - o carro ficou longe do sensor, indicando incorretamente que a vaga esta vazia.

  Veja que no centro do sensor, existe um transdutor ultrasônico. Ele que percebe a presença do carro. 

  Verde -> vaga disponível , vermelho -> vaga ocupada.

  Essas são as cancelas na saída do estacionamento. O pagamento pode ser feito em caixas automáticos, com cartão de 

  débito ou dinheiro. Os caixas ficam próximos das escadas rolantes. O cartão do estacionamento é inserido no terminal e

  a cancela é aberta.

  

Bom dia a todos, vejo que o tópico está rendendo! Fico contente com a discussão, estou lendo cada comentário com carinho! 

José Gustavo,obrigado pelas fotos

Eu havia algo parecido em um shopping em São Paulo, senão me engano; Já é algo comum nos novos shoppings o sistema de sensor em cada vaga com o LED logo acima da vaga para ser identificado de longe; Isso é algo simples porém importante!

Acho legal, também, os displays com quantidade de vagas em cada andar; além de cada andar, cada "linha" de vagas também.

Apesar de achar que essas soluções já facilitam muito a vida de quem não tem paciência em procurar vaga (me incluo nessa! rs), gostaria de algo visual como havia dito, com um display na entrada indicando onde estão as vagas... mas estou começando a desistir por conta das limitações que eu mesmo indiquei no cabeçalho do tópico.

Mais uma vez, obrigado!

Boa tarde a todos,

como meu TCC se aproxima, fui pesquisar um pouco mais e encontrei uma solução muito próxima da qual tinha em mente:

https://www.youtube.com/watch?v=56AiTPYecTM

Rio Mar Shopping tem algo parecido em Recife-PE

Boa tarde,

ideia bacana, mas vc nao acha q dependendo do horario, isto aumentaria (e muito) o tempo para as pessoas entrarem no estacionamento? Pq muita gente ficaria em duvida em qual vaga escolher enquanto a fila aumentaria.

att,

Boa tarde.

Obrigado! Realmente é bem bacana porém complexa e ainda com algumas brexas.

Com certeza, imagina em dias festivos como véspera de natal e etc...

Excelente tópico, o importante e isso, um ajudar o outro com ideias,

e não querer segurar o conhecimento apenas para si, quem faz isso não progride, pois sempre vamos precisar da ajuda de alguém uma hora ou outra, e quem não ajuda dificilmente será ajudado.

Aqui em são luis não existem shoppings com essa tecnologia de direcionamento de vagas, acredito que em muitas capitais ocorre o mesmo, e seria um bom investimento.

    Oi Mosciatti!

    Primeiramente gostaria de elogiar seu projeto, achei excelente,
principalmente a qualidade de sua maquete, ficou fantastica. As idéias
da pessoal também excelente mesmo que parecam meio futuristas (também
achei incrivél o elevador do filme "Missão Impossível") ou dispendiosas.
     Terminado a rasgação de ceda, ai vai minha opinião.
     Primeiro: primeiro precisa definir exatamente o que quer com esse projeto e qual seria a dimensão dele. Achei você meio perdido, se tentando abraçar todas possibilidades o projeto ficará monstro. Por ex: concentre-se em resolver os problemas de forma práticos e realista, se um cliente não quer estacionar onde foi indicado e quer ficar rodando o estacionamento esperando uma vaga surgir e problema dele. Outra coisa, se não vai haver identificação na entrada e na saída, simplifique e esqueça RIFD e impressão digital, etc... Seria mais interessante investir em um sistema de LED que oriente o cliente da localização da vaga.
     Sobre o vídeo que você postou o 'Smart Car Parking Lot Management System', não acho uma boa prática bloquear a cancela, se o local tiver entrada e saída, pois já vi casos em que é impossível dar ré, obrigando o cliente a entrar no estacionamento. Um trastorno que pode ser evitado permitindo que ele saia pelo outro lado.
     Voltando ao assunto das vagas, acho que você mesmo deu a resposta. Mais acho que o mais eficiente e controlar o total de vagas pelo numero de carros que entraram no estacionamento, de modo que quando um cliente visualizar uma vaga enquanto está fora, a mesma seri oucupada quando ele passar pela cancela, independente de ter estacionado na vaga em questão e caso ele não estacone a mesma só seria liberada se ele ou outro veiculo deixasse o local. Até por que é possível entrar no estacionamento apenas para descarga ou apenas para pegar alguém.
    Sem mais, espero ter contribuído pelo menos um pouco para seu projeto!

Abraços!

Edson,

Desculpe mas esta elogiando qual projeto e qual maquete? Só vi um link do youtube mas este projeto não é do Mosciatti creio.

Abs.

Ops!

Pensei ser dele, então me enganei. Mesmo assim a maquete do vídeo está ótima! Serve como um boa referência.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço