Olá pessoal, estou precisando medir o deslocamento linear de um arame, utilizado no processo de soldagem MIG, estava pensando em utilizar um encoder acoplado ao arame ou ao eixo no qual ele fica:

Ainda não descobri como máquina faz para puxar o arame e se teria outra forma mais fácil de fazer isso.

Alguém tem alguma ideia de como adaptar um encoder ao arame ou ao eixo? Obrigado desde já.

Exibições: 1093

Responder esta

Respostas a este tópico

se vc ligar ao eixo pra medir a quantidade de voltas, não terá como saber quanto de arame desenrolou, pois uma volta do rolo quando existir pouco arame (rolo quase vazio) resultará em pequeno desenrolamento de arame, e uma volta do rolo quanto existir bastante (rolo cheio) arame resultará em grande desenrolamento de arame.

Verdade, então tem que dar um jeito de ser fixado ao arame mesmo, percebi aqui que essas máquinas possuem um ajuste de velocidade deslocamento do arame, mas como o tempo da solda é bem baixo (pontos de solda), fica muito difícil cronometrar esse tempo. 

uma idéia é fazer o arame passar por entre 2 rolos de borracha. Conforme o arame passa, faz os rolos girarem. Nesse caso sim vc poderia medir a quantidade de giros desses rolinhos, pois eles girarão exatamente a quantidade de arame que passou. Por exemplo, se o rolinho tiver 1cm de diâmetro e ele girar 10 vezes, significa que passou 10 x 31,415 cm de arame, ou seja, 314,15cm (=3,14 m)

Olá,

Para complementar a ideia, o arame passaria por um furo afunilado para facilitar a inserção, ao sair do furo, passará pelos roletes.

Esses roletes podem ter motores de passo acoplados a eles e além de você ter a medida do que sai, terá total controle sobre o deslocamento.

Eu acho necessário, pelo menos inicialmente,  calcular o deslocamento através de fórmulas com 3,1415 * raio ao quadrado, considerando o passo de motor = 360 / 96 etc .... Mas prefiro "aferir" o instrumento depois de pronto pois há error inseridor pela maciez da borracha dos roletes, etc...

Espero ter ajudado,

  'Eiju

Você já viu o medidor de tamanho (em metros) de fios em loja de material elétrico ? 

É um pequeno mecanismo com um contador que gira proporcionalmente com o movimento linear do fio. 

O fio passa por dentro dos roletes. 

Podia usar a mesma técnica e colocar sensores de rotação. 

Assim poderá medir o comprimento do fio . 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço