Boa noite.

Planejo montar um alimentador automático para peixes usando tudo que o Arduíno pode oferecer. Esse protótipo deve ser capaz de alimentar um poço médio.

Irei utilizar um Reservatório com cerca de 10~15 kg de ração para peixe.Haverá um encanamento na diagonal em direção ao poço, inicialmente estou pensando em cerca de 50mm.

Neste haverá uma válvula borboleta controlando a passagem da ração. Sob o eixo da vávula, terei um servo motor conectado a válvula sendo controlado por um arduino. 

A dúvida é o seguinte, qual servo motor terá torque suficiente para girar sem problemas suportando o peso do reservatório.

Também preciso de uma solução viável para a hora, pois preciso que seja feita em certos horários. Pois se fizesse essa programação somente no arduino, caso faltasse energia iria desandar tudo.

Obrigado

Exibições: 4553

Responder esta

Respostas a este tópico

imhugo, 

conheço este tipo de transportador como "redler" muito usado em industria de grãos e em industria de ração. O problema é que estes equipamentos não são dosadores, são transportadores, mas no exemplo do Henrique, ele estará usando a gravidade. 

O ponto frágil da ideia que ele coloca seria abrir e fechar a valvula que eu não considero seguro. Vai falhar e causar obesidade nos peixes. rsrs

sim, isso mesmo que vc falou, o espaço entre a rosca e a caixa fica com produto, e industrialmente, uma limpeza periódica é necessária. Mas num sistema desse, se não tiver muita umidade, poderia ser mensal; Um observação: Roscas sem fim são muito perigosas para dedos e mãos.   

Existem alguns modelos de válvulas rotativas (são ótimas dosadoras, principalmente para partículas leves que ficam suspensas - com pó (eclusas).

Um sistema mais "caseiro" que tem em vários projetos, seria o mesmo utilizado em dosador de sucrilhos em hotel. que é praticamente uma eclusa de borracha. 

Henrique: Qual o tamanho meia da particula da ração que vc usa?

Oi Pedroso, realmente alguns chamam de redler, alguns chamam de drag, alguns chamam de redler drag chain, mas trata-se da mesma coisa: transportadora por arrasto que se utilizam de  pás tracionadas por corrente.

Pedroso, ótimas observações!

A ração será para alimentar Tilápias, normalmente os grãos possuem cerca de 1,5 mm.

1,5mm ou 15mm=1, 5cm?

Interessante a ideia José!

Porém acredito que para o meu caso, (Tanque de médio porte), o protótipo ficará suspenso.

Assim, acredito que á válvula borboleta com o servo utilizando da gravidade será a opção menos custosa.

Eu sou meio discrente neste sistema de válvula....será que não vai travar com racao, mesmo se for pontas de borracha...?

Ja pensei em sugerir escova tb (tipo vassoura). Mas todos os sistemas confiáveis que vi tinham roscas transportadoras...acho que facilita e reduz torque de motor... Não acham?..



Sempre empaco na parte mecânica...

O sistema precisará de um detector visual (ótico)  de travamento da ração. 

Para avisar para o operador que a ração não caiu . 

Isso seria uma alternativa,

mas o problema é se trava com a válvula aberta. Até o operador / caseiro verificar.. já foi ração para um mês e novamente..."obesidade píscea"

Acima, dei uma sugestão da válvula rotativa de sucrilhos...dependendo do tamanho da partícula funciona melhor.

Como ela tem varias pás, ela reduz um pouco do efeito do peso da massa de ração acima da válvula. Imagine um reservatório de 500kg de ração, este peso todo estaria praticamente na abertura da válvula.

o problema de excesso de ração não é causar obesidade, mas sim afetar a qualidade da água.

Ração é matéria orgânica e sendo assim,o excesso de oferta de ração passa a não ser consumido, acumulando-se na água,  passando-se a  deteriorar e, por fim, consumindo o oxigênio dissolvido na água. Em casos extremos, leva ao extermínio dos peixes por falta de oxigênio. Já li relatos de casos em que o excesso de matéria orgânica criou um ambiente propício à proliferação de algumas espécies de algas, algumas delas tóxicas, capazes de produzir toxinas e matar os peixes

Claro, tah certo... Tenho muito na cabeça ração para cão e gato... Aí o bicho não pode engordar mesmo... Já peixe gordo eh até bom, maior a fritada. Rsrsrsr.

Vi no outro lugar os diferentes nomes para redler, legal. não sabia mesmo...valeu
Vou ficar de olho nos resultados dele... Torcendo pelo projeto aqui.

Valeu

Irei utilizar o sistema em um sítio no interior. Então o protótipo deve ser a "prova" de falhas, pois a ideia é ir ao local o mínimo possível.

Se precisarem de projetos com RTC com ciclos definidos com vários horários, posso compartilhar projeto no Google Drive.

De fato é a melhor opção neste caso seria um RTC, para não perder a programação e ter que refaze-la após cada corte, e quando esta voltar, ou se for acionado um gerador, o sistema estará com o horário atualizado sempre,  e a programação dos ciclos intacta. No meu canal Yt alguns videos exemplo. https://www.youtube.com/watch?v=gAdXyfof19A

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço