ESP8266 é o futuro... mas por que não é o presente???

Pessoal! 

tenho visto muitos movimentos para o lado do Modulo ESP8266. Dizem que é o futuro, por que tem 1 milhão de vantagens. 

Tem muitos pontos fortes:

Baixo custo 

IoT 

Acionar pinos GPIO 

Não precisa de arduino, mas fica porreta com ele...

Mas...

Vejo que muitos dos grandes contribuintes daqui do fórum também estão inciando nessa e com dúvidas.

Minha Pergunta é: o que falta para este módulo ser o "novo Arduino"? Uma plataforma de desenvolvimento (não somente um modulo....)

Quer dizer... o que falta para ele ser popular e hobbistas, crianças, ou iniciantes possam trabalhar com ele?

Primeiro que até o nome é complicado... kkkk

Como começo?

Exibições: 3936

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado!

Abs.

Bem,  tava apostando nos xbee e nos Nrf24l01 especialmente depois da biblioteca RF24Network,

mas como o objetivo é aprender e evoluir, e o grupo aqui tá indo nessa direção, bem...,  vamos lá compraaaando...

  Só uma duvida,  vocês viram que tem uma nova versão intitulada:  ESP8266 ESP-12E que esta entrando no mercado para substituir o ESP-12 ?

Os Xbee já estão no mercado a tempos, são excelentes, simples de usar, mas não emplacaram no mercado devido ao custo que muitas vezes é maior que o custo do produto onde eles poderiam ser aplicados. 

O Nrf24l01 é barato, mas o fabricante não teve a visão de desenvolver e difundir bibliotecas e exemplos de uso entre as comunidades de DIY pelo mundo, deixando isso pros desenvolvedores independentes, oque acabou atrapalhando um pouco.

O ESP8266 é a novidade do momento, vamos ver no que vai dar.

Wiechert o meu é este aqui:

http://fab.cba.mit.edu/classes/863.14/tutorials/Programming/serialw...

Minha mensagem anterior foi apagada porque deixei o link para o site onde comprei.

Abs.

Comprei, mas estou tendo dificuldades, porque o infelizinho fica entrando em stand-by, mesmo não definindo para isso kkkk.

Vou testar com outra fonte de alimentação para ver, estou usando atualmente alimentação pela USB.

Pessoal. Valeu, de verdade!

Fico alegre dos comentários de muitos que considero prá caramba neste forum.

Acho que pelo nível das pessoas que contribuíram aqui hoje, explica um pouco o que quis dizer com " por que não é o presente" ... ESP8266 Ainda é uma coisa que está na mão ( e nas cabeças) dos especialistas.

Eu, como sou um usuário de Arduino e não um especialista, acredito que este modulo teria condições de se tornar realmente  "popular como um Arduino da vida"- para pessoas como eu. Que querem fazer alguns protótipos...

Será que isso seria interessante? Ter uma comunidade de usuários que não são especialistas, mas cheios de orgulhos de acender luzes pelo celular em prototipos DIY?

Se sim, digo que precisaria:

IDE e Biblioteca Arduino

Um Shield Arduino para configuração do ESP8266 (fica a dica de um produto para venda) 

Um aplicativo para atualização da firmware (que seja simples)

Exemplos tipo "blink" - Acionar reles, Coletar sensores, Imprimir textos em LCD 16x2 ( e aquelas coisas que minha mãe vê e acha que sou fera!)kkk

Estamos perto disso, ou estou viajando?

 

Pedroso,

   Acho que na resposta que o Wiechert deu sobre os xbee e os nrf24l01 sintetiza de forma magistral a resposta a pergunta geral do tópico. 

   Quando falamos de internet das coisa e de futuro, isso obrigatoriamente passa por comunicação sem fio, pelas mais diversas razões, como por exemplo evitar ter que quebrar parede.

    Devido a isso venho acompanhando as opções, e elas existem em uma boa quantidade, mas muitas nem chegam a ser descobertas pela grande comunidade, e outras nem atendem os anseios como é o caso dos módulos 433mhz que nem pra carrinho de brinquedo servem direito.

    Ai entram opções como os que citei os Xbee e os Nrf24l01 que por razões muito bem explicadas acima pelo wiechert estão vendo sua oportunidade no tempo passarem(só discordo no texto dele quando ele diz que xbee é facil de mexer, no modo at pode até ser, mas api é fod@).

    Dai esta começando possivelmente uma nova possibilidade,  mas no final, quem ira dizer se os esp8266 terão futuro ou não seremos nós.

   Bem, vou comprar os meus, quando chegar eu falo mais.

Pessoal,

Eu já estou utilizando em projetos profissionais, com resultados satisfatórios!

Montei algumas placas de detectores de água, para ar-condicionado central, pois a tubulação de dreno do evaporador costuma entupir, fazendo com que está água vá para o forro, causando prejuízos. 

Esta placa já está instalada em uma empresa aqui no EUA, o software foi feito com a IDE do Arduíno, ela é dividida em 3 partes,

  1. retificador e regulador DCDC "Utilizo os 24V AC  já disponível nas centrais"
  2. detector de água "Desliga a central até que o problema seja sanado"
  3. WiFi   "este recebe um sinal de alarme e posta esta informação em um banco de dados"

 A empresa aqui desenvolveu um software de gerenciamento que trata estes dados e envia e-mail para o assinante do serviço e também faz ligações telefônicas via "voip" com mensagens automáticas.  

********************************************************************************************

2ª Projeto com ESP8266-12, também programado com a IDE do Arduino.

Fechamos uma parceria com um fabricante que monta um dispositivo para detectar a vazão de ar em chaminés de secadoras de roupas, não temos estes produtos ai no Brasil, na verdade nunca tinha visto, kkkk.... é que aqui as casas costumam ter na lavanderia secadoras de roupas parecidas com as industriais, kkkk....   Obs, não tem varais, kkkkkk .....   Resumindo....

Este sensor já tem alarme sonoro e visual e eu coloquei um WiFi, assim eles podem vender o serviço de monitoramento 24 horas e integrar este dispositivo em centrais de monitoramento já instaladas na residencia.

*****No momento não colocarei foto, pois está em fase de patente.

Eu já trabalhava com o RN171 é ótimo, mas o valor é muito alto, também trabalho com Xbee.

Obs. Concordo com o Weider,  não é fácil de trabalhar com Xbee em modo API. Más o bichinho é ótimo, funciona até embaixo d'água, já testei dentro de uma piscina estava dentro de uma vasilha da Tapware !

Abs

Mauricio Ortega

Mauricio,

    Duas perguntas:

             1 - Você saberia dizer se os modulos ESP8266 dependem da presença de um roteador, ou, se dá pra criar uma comunicação ( acho que chama-se ADHOC)  entrre dois ou mais modulos sem precisar de nenhum componente externo assim como acontece com os xbee ?

             2 - Já vimos a opinião do pessoal, gostaria de ouvir a sua numa comparação entre os Xbee, os Nrf24l01 e os ESP8266, o que você teria a dizer ?

Weider, 

O ESP8266 permite ser configurado como access point, desta forma pode-se montar uma rede sem a necessidade de um roteador. A configuração é via comandos AT, alias tudo no módulo é feito via AT.

Veja como pode ser feito:

Acting as a WiFi Access Point

In addition to connecting to WiFi Access Points the module can also act as an Access Point--this means you can connect devices to the module without any other network infrastructure in place. Ideal for a local private shared "drop box" perhaps...

  1. The module comes with an access point pre-defined (SSID of "ESP_...") but you can define your own with:

        AT+CWSAP="NoWorriESSID","password",3,0 

    The first parameter is the SSID name; the second parameter is the password; the third the WiFi channel--pick one not used in your area; and, the final parameter is the encryption standard to use. An encryption value of 0 turns encryption off which means the password is ignored--but it still can't be an empty value. I couldn't get any encryption to work though (it would always create an unencrypted network) you might have more luck--possibly with a more recent firmware...

  2. To actually enable the network to be created you need to set the "WiFi mode" of the module to "AP" (2) or "Both" (3):

        AT+CWMODE=3 

    Now you will be able to connect to your module as an access point from another device (e.g. a laptop or a phone).

  3. You can list the IP address etc of any device connected to the network with:

        AT+CWLIF 

    Which generates the response:

        192.168.4.100, [...] 
  4. Now you can run the server example from above and connect--note that the module always has the IP 192.168.4.1 when acting as an AP.

Lista completa com a Documentação do ESP8266 para download:

http://bbs.espressif.com/viewtopic.php?f=20&t=225

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço