Olá amigos, boa tarde!

Estou tendo problemas com plaquinhas prontas do ACS712.
Não consigo fazer leituras diferentes de Vcc/2, em nenhum dos que testei. Estou ligando-os em um circuito AC com duas lâmpadas incandescentes de 60W, alimentação do arduino 5 Vcc, e só tenho 2,7V de saída, com as lâmpadas ligadas ou desligadas. Ele não varia quando ligo ou desligo. :/

A ligação que estou fazendo é a seguinte:
ACS em sério com o circuito da lâmpada.
VCC 5V do arduino o alimentado.

Efetuo a medição com multímetro no pino de leitura.

alguém pode por favor me auxiliar?

Exibições: 1545

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, amigo.

Estou desenvolvendo um medidor de energia e na primeira fase do projeto, tenho usado o ACS712 20A. Comprei diversos módulos prontos no mercado livre e tive este mesmo problema com vários até que consegui um que estava funcionando corretamente. 

Na teoria, se estiver sem carga no sensor e você estiver medindo VCC/2, esta correto pois VCC/2 = 0A.

Não sei qual módulo você esta usando ( 5A, 20A ou 30A) mas no meu caso (20A), tenho feito testes com produtos eletrônicos mais potentes como por exemplo: Ferro de passar roupa.

Minha sugestão é que você teste outros módulos. Eu comprei um na semana passada no mercado livre e pedi que a pessoa testasse antes de me enviar. Esse foi o único que funcionou.

Abraço

Paulo

Bom Tarde, amigos.

Estou fazendo alguns experimentos com o ACS712 30A. Só que percebi um erro nas simulações, quando o sensor não está conectado a nada, ou seja, quando era para está dando todas as casas decimais. No Serial Monitor do Arduino, está aparecendo valores que vão de: 0.055A até 0.060A.

Gostaria de saber dos amigos se está acontecendo a mesma coisa que está acontecendo comigo? E se poderiam me ajudar a resolver esse erro ? Ou se esse pequeno erro é normal para esse tipo de sensor que estou utilizando ?

Se poderem me ajudar a retirar essa dúvida ficarei grato.

A programação que estou utilizando eu retirei desse link: "http://www.seriallink.com.br/forum/viewtopic.php?f=46&t=1900">http://www.seriallink.com.br/forum/viewtopic.php?f=46&t=1900</a>

Abraço

Vitor de Araújo 

Bom dia, Paulo.

No seu tópico você comenta que está desenvolvendo um medidor de energia, e que um dos seus sensores ACS712 20A, está funcionando corretamente. Você poderia disponibilizar a sua programação utilizada ?

Estou utilizando várias programações encontradas na internet, mas nenhuma funciona corretamente. Se puder me ajudar ficarei muito grato. O meu Email: vitoraraujosalgueiro@gmail.com

Desde já, Obrigado.

Vitor de Araújo. 

Acompanhe esse topico. 

Não encontrei nenhum programa que funcione adequadamente.

E estou procurando a solução. Aguarde.

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Ok. José.

Desde já agradeço pela resposta. 

Estou no aguardo de alguma possível solução. Entanto isso, vou tentando solucionar o erro.

Olá,

Independente de qualquer coisa, para mim essa é uma discussão que apenas começa, mas  testei o código aqui e funciona, sem entrar no mérito de certo ou errado, então ou seu sensor esta ruim, ou verifique se esta colocando na entrada certa A2 como esta no código, já que pelo seu relato da impressão que não estaria no pino A2 e por um lado não mede nada, e por outro tem flutuações sem ter nada medindo.

Os erros humanos são os mais comuns.

Abs.

Olá Carlos,

No meu caso já conferir todas as ligações da montagem (estou utilizando a entrada analógica correta, no caso, A2). o que pude observar com a utilização dessa programação é que ela só envia para o monitor serial valores redondos, quando a medição é um valor quebrado,por exemplo: 1,50A ou 3,60A. No monitor serial aparecer 1.00A para 1,50A (valor do multímetro) e 3,00A para 3,60A (valor do multímetro).

Abs.

Olá Vitor,

Sugiro que use este code anexo somente para fazer um tira teima, mantive a mesma porta A2.

Abs.

Anexos

Caro Carlos, você modificou alguma coisa a mais ou foi somente essa linha:
currentValue = (sensorValue/0.120 ); // calcula a corrente considerando a sensibilidade do sernsor (185 mV por amper)

Não entendi o porque da divisão por 0,120.
O valor para ACS712-30A é 66mv/A.

Eu já tinha testado um sketch similar e não dá leitura precisa e além disso fica instável...
Para mim a fórmula do calculo esta errada...

 Oi Gustavo,

 Não modifiquei nada, é um dos exemplos que a Taila postou, a intenção era apenas ver se mudando o code, o Vitor conseguia saber se era o sensor dele que estava com defeito, como disse, não levava em conta medições de exatidão e sim que aqui no Proteus funcionava (Mesmo marcando errado).Porque segundo ele o dele não marcava nada.

Quanto a alteração que fez dos 66mV acho que esta correta, e como também digo, considero que o assunto apenas começa para mim, mandei comprar um sensor, já aqui estou somente simulando no Proteus, e então vamos analisando, hardware e software.

Espero ter me explicado, mas qualquer coisa a disposição.

Grande abraço!

CK

Olá Carlos,

Fiz os testes com o código em anexo, mais os resultados não foram satisfatórios ainda, pois quando não tem nenhuma carga conectada o sensor ler valores entre 0.027A a 0.033A. E quando aplico uma corrente no sensor ele não mede o valor correto.

Desde já agradeço pela ajuda.

Abs.

Caros amigos,

Utilizei esse código foi o que mais se aproximou dos valores medidos no multímetro.

Esse é o link: http://pastebin.com/7hvZ60dV

Abs. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço