Galera comprei dois módulos xbee pro900hp e preciso fazer a comunicação entre eles e não tenho nenhuma noção como faz isso se comunicar, quero comunicar dois xbee um em cada arduino e enviar sinal de alerta um para o outro isso é possível? 

Exibições: 704

Responder esta

Respostas a este tópico

Primeiro vc vai ter que configurar cada xbee direto no PC como algum adaptador conversor, o comum chamado de Xbee Explore http://www.labdegaragem.org/loja/xbee-explorer-usb.html, no XCTU (programa desenvolvido pelo pessoal do Xbee) vc configura o modulo para o tipo e a rede que ele vai ficar. Apos os módulos configurados e so conectar ao arduino usando um divisor de tensão, o Xbee trabalha a 3.3v o sinal do arduino a 5v, pode queimar o Xbee, http://storage.ning.com/topology/rest/1.0/file/get/1939616882?profi...

O Xbee é uma comunicação serial tipo a que o Modulo Bluetooth faz no arduino, assim o codigo no Arduino e a mesma coisa se ler na serial como se estivesse conectado a um PC

Meu caro felipe Andrade,

  Modulos Xbee são uns trocinhos bem chatos de aprender,  se você deseja apenas uma comunicação simples, ponto a ponto, os modulos já vem pre configurados de fabrica,  basta fazer algumas ligações simples e eles falarão entre si,  porem, se deseja algo mais complexo vai ter que estudar um pouco.

   Atualmente o Rogerio da ROGERCOM,  abriu um curso de XBEE ONLINE,   é só se escrever no curso e passar a dominar os modulos.

   para se escrever visite:    www.rogercom.com

Olá weider! 

Se eu upar um sketch de controle de um servo motor controlado por um ps3 controler para um arduíno e configurar a comunicação entre dois arduinos através do xbee ele faz essa comunicação? Preciso alterar algo no meu sketch ou só configurar os xbees pelo xctu?

Att 

Leandro,

    Eu não possuo conhecimento suficiente sobre os xbee para lhe dar uma resposta absoluta.   Mas se você deseja colocar um controle ps3 que esta logado a um arduino, provavelmente utilizando um modulo bluetooth para se comunicar com um outro modulo a distancia,   provavelmente sim,  terá que mudar algumas coisas.

   A pergunta é:  você já tem os xbee ou pretende compra-los ?

Olá Weider!

Eu pretendo comprar dois módulos de 60mW pois pesquisando vi que eles tem um range de 1,5Km. Eu já desenvolvi esse projeto usando dois Módulos MRF24J40MC, porém a distância de comunicação que consigo é ridícula, entre 15 e 20m. E muita gente reclama disso na internet pois esses mrf promete distância de até 5Km com visada. Creio que se o xbee chegar a 1,5Km já ajuda em muito meu projeto, que é um barco autônomo de análise da água.

Agradeço a ajuda! 

Olha Leandro,  eu não conheco os  MRF24J40MC.

   Porem, conheço um pouco melhor os NRF24L01 e já fiz testes com o modelo NRF24L01+PA+LNA e alcancei sim, mais de 1000m com visada.

   Pegamos uma rua comprida, criamos um programa que recebia a informação do modulo remoto acendia um led e ai mandava um comando pra o modulo que transmitiu receber e confirmar que o pulso tinha chegado e voltado.

   Um ficou parado e o outro saiu de carro com o braço pra fora dando cliques,  segundo o medidor do carro passou de 1km. quanto eu não sei.

   A diferença entre os NRF24L01 e os Xbee é que um Xbee é muito mais confiável, robusto e profissional,  porem, um unico modulo de 60mW custa algo em torno de R$ 360,00    já um modulo NRF24L01+PA+LNA, custa algo em torno de uns R$ 50,00.

   Logo, vale a pena testar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço