ola amigos,
Preciso colocar um sensor infravermelho para acionar uma esteira, Sempre que enquanto houver algo na esteira ela fique em movimento.
Não quero montar algo com led e transistor, quero algo já pronto, pois não pode ficar dependente se der problema que eu resolva.
Procurei na internet e achei uNos sensoreS de barreira.
Agradeço se puderem indicar algo.

Exibições: 1662

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Marcelo,

Agora pode ver que todos estavam querendo ajudar e a única razão que nos impede é a falta de detalhes de quem nos pede ajuda.

Por favor, ajude os próximos indicando este caso como [RESOLVIDO] deixando claro sobre qual foi a solução que te satisfez.

Assim podemos ajudar o próximo colega que aparecer com o mesmo problema que o seu.

Muito obrigado,

  'Eiju

Bom dia

Acredito ainda faltar detalhes...Tipo:

1- O s sacos caem na esteira, um após o outro?caso positivo, sendo uma esteira de 10 metros, estará com vários sacos por um tempo...Não tem sentido, colocar um emissor no inicio e um receptor no fim da esteira, de forma longitudinal.

2- Existe vibração que faça um saco cair da esteira, ao longo dos 10 metros ?Se não existe, coloque um sensor no inicio da esteira (inicia movimento ao receber o saco)...e outro no final (para a esteira ao sair o saco)...Pode ser sensor mecanico de final de curso, coisa simples.

3-Sendo um saco por vez, não havendo vibração, a esteira anda e para, só quando existir sacos sobre ela...Se for um saco a cada 2 metros de esteira, o ultimo saco que entrou mantém a esteira rodando até o último saco sair...

Acredito que a ausência de detalhes, inibe uma resposta correta, pois aqui no LbG, só tem Fera, ok?..Um abraço!

A ideia é de enquanto houver sacos, a esteira vai funcionar, quero que seja o mais "burro" possível o sistema,

não quero ter que colocar um controle de FIFO ou algo assim com MCU, apenas os sensores que vão acionar o inversor de frequência enquanto algo estiver impedindo a passagem do feixe.

Acabei de ter uma idéia que acho muito boa!

Posicione um sensor de barreira para detectar o saco que cai da calha. Escolha um local adequado que garanta que o sensor irá detectar a passagem dos sacos de gelo.

Ligue a saída do sensor de barreira a um temporizador que ligue o motor por um tempo pré determinado.

Este temporizador deverá estar regulado para ligar o motor pelo tempo que garanta que o saco passe totalmente pela esteira. Poderá até dar alguns segundos a mais para garantir.

Se quiser uma solução mais barata, pode usar aqueles temporizadores com sensor de movimento. Para garantir que não tenha interferência externa, use tubos PVC para limitar o alcance do sensor.

Espero ter ajudado,

  'Eiju

Legal, Celso...idéias vão gerando idéias...Eu tinha pensado num temporizador também e é um sistema bem "burro"...nada muito sofisticado, mas funciona perfeitamente. 

Marcelo, vc pode usar um sensor de barreira como disse o Celso ou mais simples ainda, um sensor de fim de curso, montado no final da calha...quando o saco passar ali, aciona a lâmina da chave, provocando um pulso...este pulso aciona um 555 Monoestável, que gera um disparo controlado por determinado tempo...tempo este ajustável, suficiente para manter a esteira ligada e levar o saco até o final...se não houver um novo pulso na chave, o motor se mantém parado. Extremamente barato e funcional...Um abraço a todos.

Entendi o conceito, mas como vai ficar na fábrica, quero usar algo que só precise substituir o que der pau por sistemas que não dependam de mim.
Por isso os sensores de barreira parecem mais interessantes, qualquer coisa que envolva fazer um circuito, já vai ficar dependente de mim, pois tem apenas "peão" na fábrica.

Olá,

Acho que não entendeu.

Já tem pronto pra vender.

Se quiser uma solução barata, tem este exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-662904198-sensor-de-presenca...

A partir deste exemplo, poderá escolher um entre milhares de sensores de barreira, pode até usar os sensores de portão automático e asdaptar ao timer acima.

Espero que agora tenha entendido.

  'Eiju

Sim, mas o sensor que é para 20m então se eu colocar no centro  da esteira, com o receptor em uma ponta e o emissor na outra, enquanto houver saco de gelo na esteira, vai interromper o feixe, e não preciso de um timer.

               

           


 

É mais difícil posicionar e calibrar 20 metros do que alguns centímetros.

A chance de haver problemas é maior.

Se houver algum problema, em vez de ficar ligado, a solução do temporizador irá terminar parado.

Marcelo,

Você vai usar um Inversor de frequência? Se sim, qual a marca e modelo, talvez possa implementar tudo usando algum recurso do próprio inverter, aguardo sua resposta para sugerir alguma ideia.

Abs.

 

Vou usar um ching-ling mesmo, os sensores de barreira que colocaram os links tem contatos NA/NO então vou ligar apenas o contato de FOW (avançar) do inversor de frequência em série com uma chave liga/desliga, que se houver problema poder desativar a esteira.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço