Saudações a todos!

Estou há uns dois meses (entre outras atividades) tentando utilizar o módulo transceptor NRF24L01+ com PIC, mas até agora sem sucesso. Já utilizei duas bibliotecas diferentes (fiz as alterações necessárias) mas não deu certo. Já tentei com PIC18F4550, PIC16F877A e atualmente estou tentando com o PIC16F88. Estou utilizando o compilador da CCS PIC C PCWHD Compiler. Já não sei mais o que fazer, minhas idéias se esgotaram! Quem já tiver trabalhado com esse módulo + PIC, agradeço imensamente se puder me dar uma ajuda, uma idéia, uma palavra de conforto! (rs)

Em anexo as bibliotecas que utilizei e os respectivos códigos-fonte, que tentei fazer o mais simples possível, somente para testar a comunicação.

Quem quiser entrar em contato:

mavinier_m@hotmail.com

luizmavinier@gmail.com

https://www.facebook.com/luizmavinier

Até breve!

Exibições: 6349

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim eu sei, porém parece ser bem mais simples, pois o arduino possui uma lib pronta. Na verdade tenho um joy ps2 com fio, mas não estou conseguindo (acho que o joy está queimada)

Cara, uma pergunta bem idiota, mas que é importante.

Muitas vezes ao se gravar o PIC, tenha cuidado com o cristal que esta deixando selecionado no momento de gravação e qual é o oscilador que selecionou internamente no programa.

esse tipo de informação nao atrapalha a gravação, porem nada vai funcionar.

não li todos os comentários, talvez ja tenha te resolvido.

abraços

Rodrigo Gonçalves Santos, também atentei pra isto. Estou usando um oscilador de 4 MHz, da mesma forma estou configurando no programa.

Amigos, uma coisa para a qual eu não tinha atentado: o PIC trabalha com 5V e o módulo RF com 3,3V. No datasheet do módulo, diz que ele tem entradas tolerantes a 5V, portanto iimaginei que pudesse ligá-lo diretamente ao PIC. Porém, isso só funciona quando o módulo está enviando informações (circuito TX), ou seja, o PIC passa os dados para o módulo, que por sua vez transmite via RF. Ou seja, apesar de ser alimentado em 3,3V, o módulo pode receber os dados do PIC em 5V. Mas já quando o módulo vai receber informações (circuito RX), o módulo envia os dados em 3,3V para o PIC. Como o PIC trabalha com lógica TTL (5V = 1 , 0V = 0), ele não irá reconhecer os sinais, nem como nível lógico alto ou baixo. Então a solução seria colocar um LATCH para fazer a interface entre os dois. Deixei os circuitos com meu professor e ele irá fazer os testes. Quando tiver resposta, posto aqui.

Opa! Vi no datasheet do PIC 18F4550 que funciona com 3,0V. 

Eu faria um teste. 

Ficaria mais fácil do que usar conversores de nivel lógico.

Também já tentei com o 4550, não funcionou.

Voce alimentou o PIC 18F4550 com 3,0V ?

Luiz você config os fusíveis de forma correta?

neste post: http://www.todopic.com.ar/foros/index.php?topic=34398.0

Tem um comentário que se o pic irá ser alimentado com uma tensão < 5 volts deve-se desativar o Brown-Out-Reset. tenta aí e depois posta pra gente...

#fuses NOBROWNOUT

Somando  ao que o amigo disse, é necessário configurar o   registrador  BORV = 3  (Brown-out Voltage bits: Minimum setting (2,0 V)), sendo assim, ele não ira resetar se você alimentar  o PIC com 3V.

É possível alimentar o NRF24L01 através de 5v com um divisor de tensão resistivo?

estou tentando utilizar esses modulos com o pic 18F4550 tambem, voce teve algum sucesso?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço