Pessoal,

Tudo bem ? Conheci o mundo Arduíno há muito puco tempo, mas me encantei com as possibilidades, porém sou da área da saude então não manjo nada de Arduíno, eletrônica, elétrica ou programação. Vou  mudar para o interior e construir uma casa e gostaria de fazer a automação residencial nela através do Arduíno. Porém, essa automação tem que ser como essas soluções comerciais tipo control4 e outras, ou seja, gostaria de ter biometria na porta, criar cenas de iluminação, poder controlar ar-condicionado, câmeras, áudio/vídeo. Alguém tem como me ajudar ? Obrigado a todos.

Exibições: 522

Responder esta

Respostas a este tópico

Sem manjar nada, complica, mas tem bastante conteudo na internet, videos e cursos online..

Meu projeto de automação residencial, faz tudo isso que você ta falando, menos a parte da biometria.

Imagem do aplicativo: https://www.dropbox.com/s/bo1nktscv3mo4t8/Captura%20de%20tela%20201...

Obrigado Rogério. Realmente na internet tem muitos vídeos, mas para mim fica complicado ter que aprender tudo isso...minha cabeça já não funciona como 20 anos atrás...rs. Não conheço nada de Arduíno, nem das Shields, enfim, nada de nada. Uma das minhas dúvidas por exemplo é como distribuo todos esses componentes pela casa. Tem que ter uma central e nos comodos com caixas 4X4 coloco outros componentes para se comunicar com a central ? E como interconecto esses componentes nos comodos com a central? Quais shields devo usar ? E os Sketchs como faço ? Obrigado, abraço.

Automaçao residencial vc pode fazer de duas maneiras, Centralizada e Nao centralizada..

A centralizada, todos os fios e retorno das lampadas tem que passar por uma caixa que vc vaic ontrolar por la...

esse metado é mais caro e muiiiiito cabo..

Outra forma é a descentralizada, onde você tem uma central e envia comandos para os "clientes" onde pode ficar dentro das caixas dos interruptores..

Essa descentralizada, pode ser via cabo, enviando os dados (que ficaria ruim tantos cabos) ou sem fio, usando Radio Frequencia (RF)...

Eu uso RF.. minha placa tem um nrf24l01 que recebe dados de uma central.

:)

Rogério, vi em algum lugar, acho que no eletron livre, um projeto usando shields xbee. Essa forma descentralizada é que eu preciso entender. Por exemplo no móvel da minha sala terei uma central ( do que ela é montada eu não faço idéia...rs), nas caixas 4X4 nos comodos terei outros componentes os quais se referem as funções daquele comodo. Quando eu der um comandovia celular por exemplo, esse comando vai até a central e da central para o comodo, executando a determinada função, é isso ?

exato

Rogerio como eu ligo esses comodos à central ? Abraço.

Opa, você está usando qual plataforma(arduino, PI, etc)? Na placa está usando como cliente ou web server? Qual comunicação(socket etc)? Já usou a placa intel edison? 

Só posso dizer que isso pode ser muito perigoso, ainda mais feito por alguém não "especializado". Considere também que o arduino é mais para prototipagem e não vai funcionar como um sistema proprietário que já foi suficiente testado.

Amanda, boa noite. Fique tranquila que não farei por conta própria...rs, não sou da área e não tenho o intuito de aprender tudo isso agora. Tenho  visto algumas pessoas promoverem a automação tanto em prototipagem como em uma casa mesmo, porém sempre com restrições ( pelo menos eu achei ). Quero encontrar alguém que me ajude a montar essa automação. Quer me ajudar ???rs

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço