ScadaBR conectando através de ModBus IP com Proteus simulando Arduino MEGA

Bom dia a todos, sou novo aqui no fórum, a área de automação não é a minha, trabalho com desenvolvimento, o que era pra ser a princípio, mas estou trabalhando em um instituto federal onde o chefe da TI quer implementar um sistema com Arduino Mega e sensores monitorando o ambiente e sendo supervisionado pelo ScadaBR. Mas antes disso preciso aprender a fazer o ScadaBR se comunicar com o Arduino através do ModBus IP, simulando o Arduino no Proteus, gostaria de alguma dica por onde começar, algum tutorial parecido de como realizar este procedimento. Preguiça de estudar não é, nem de longe, um problema, amo estudar, o problema é o tempo, o chefe quer isso pra mês passado, então estou a procura do material correto e direto para estudar, mas ainda não encontrei, por isso peço o apoio dos colegas, se alguém poder ajudar, nem que seja um pouquinho, eu já seria grato.

Att, Robson.

Exibições: 1432

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Cara fazer comunicação do arduino mega com scadabr é tranquilo, muita gente ja fez isso aqui. Tem muita informação aqui no ldg. Mas outras vc vai ter que se virar, pois ainda não temos todas as respostas. 

o link abaixo tem muita informação garal sobre scadabr:

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr?id=6223006%3ATopic%3A1...

Abaixo um material muito bom sobre shield RS485 e scadabr do garagista Wiechert (realmente muito bom)

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-shi...

existe outros links que passo depois, mas como te falei não temos todas as respostas, mas o que foi passado já da pra ter uma ideia. 

Qualquer coisa estamos por aqui

Robson,

realmente não é dificil. Pegue a biblioteca para arduino. Eu sugiro a do Prof. Sarmento. Instale o scadabr em seu servidor.

A partir dai vamos dando as dicas. Mas vamos fazer muitas perguntas também. Queremos sempre desenvolver, isso é como uma troca. Vai e vem.

Seja bem vindo.

Robson,

diga a seu chefe que é tão exigente, que compre pelo menos duas placas para você usar como mestre e escravo e os conversores RS, e se ele quer isso para o mês passado ele deveria ter te entregado as ferramentas necessárias o mês retrasado, no Proteus você não conseguir simular nada disso.

Boa sorte. Saudações para seu chefe exigente.

Abs.

Obrigado Adriano, vou dar uma estudar nos links que vc passou, e Sidney farei com vc disse tbm, vou fazendo testes e relatando aqui e qualquer futura dúvida tbm, conto com a ajuda de vc's. Carlos, futuramente vão chegar vários kits de arduino, mas instituição pública sabe como é né =\

Bom dia a todos, bem eu não sei se alguém ainda vai ler, por causa da minha demora em compartilhar os resultados. Me desculpem, meu tempo é corrido, faço faculdade de Sistemas para Internet, faço estágio e no tempo livre que sobra desenvolvo games indie, então trabalhar com arduino fica meio difícil, mas tenho uma boa notícia, consegui um arduino uno e um shield ethernet emprestado, até consegui fazer a conexão pelo navegador e ascender uma led, seguindo um tutorial de como fazer, agora só basta fazer a conexão com o ScadaBR, estou tentando mas ainda não consegui, se tiverem alguma dica prática e simples de como fazer, acho que seria interessante, eu sei que não é difícil mas minha falta de experiência atrapalha, de qualquer modo, se eu conseguir farei um tutorial básico do processo e postarei aqui no labdegaragem =)

Robson,

seu curriculo é bem interessante. Veja só, o scadabr tem uma facilidade de ser colocado na net. Mas tem muita coisa pra fazer. Poderia nos ajudar bastante. Uma das metas seria gerar outros tipos de gráficos com o scadabr.

Vc não consegue ajudar nisso?

Colocar o arduino com o scadabr não é dificil. Com uma reunião online te ajudamos. Pode nos ajudar com esses outros problemas?

Boa tarde Sidney,

Colocar o ScadaBR rodando, isso foi simples, mas como é a primeira vez que estou trabalhando com isso, justamente por causa do estágio, estou meio perdido, acessar o Arduino com Shield Ethernet pelo navegador também já fiz, agora saber qual é a configuração utilizada no Modbus IP para poder conectar com o Arduino é que está minha dificuldade, também é encontrar a biblioteca que faça isso.

Eu posso ajudar onde eu poder, sobre os gráficos, eu não olhei ainda no ScadaBR, não cheguei a apresentar nenhum gráfico, vou dar uma olhada =)

Aqui encontra-se as bibliotecas que vc precisa:

https://github.com/andresarmento/modbus-arduino

Olá Adriano,

As bibliotecas do André compilam com qualquer versão de IDE?

Abs.

Muito obrigado Adriano, já vou testar essas bibliotecas.

Oi Carlos, 

Até onde sei as libs do andré, trabalham somente com arduino e a parti da versão 1.0, eu e o sidney conhecemos uma variedade de libs Modbus para arduino tanto tcp/ip,RTU e ASCII, damo preferencia para a lib do prof Andre Sarmento, pelo fato dele poder fazer as correções da sua lib de forma mais rapida e atualiza-las.

Oi Adriano,

Obrigado pela info, tenho algumas bibliotecas do André que não compilam e em conversa via e-mail comentei com ele, mas ainda não obtive resposta.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço