[RESOLVIDO] Automação Residencial: Arduino vs Interruptor

Como instalar o conjunto abaixo dentro de uma caixa de interruptor 4x2?

1 Fonte 9V

1 Arduino Nano ou Pro Mini

1 Módulo Rele 1 canal

1 NRF24L01

Exibições: 2021

Responder esta

Respostas a este tópico

Certa vez eu tive um problema parecido com o seu. Na realidade o meu problema real era alojar a fonte que não cabia de jeito nenhum dentro da caixa do interruptor. O que fiz? Subi na laje, deixei a fonte ali sobre a laje (debaixo do telhado) e liguei a entrada da fonte direto na rede elétrica ali na laje (na verdade, eu instalei uma extensão+tomada só pra espetar essa fonte. Assim, caso eu precisasse trocar a fonte, fica facinho fazer a troca pois já haveria tomada disponível ali na laje) e desci o fio da saída da fonte pelo mesmo conduíte que chegava até o interruptor desejado. 

Com exceção da fonte, os outros 3 componentes (arduino+relê+transceiver) cabem na sua caixa de interruptor? Se couberem, está aí uma possível idéia

Vejo duas opções  possíveis.

A) Montar tudo em uma placa proto, retirando a fonte de sua caixa típica e usando apenas a placa, isolando bem tudo com cola quente, uma gambiarra.

B) Quebrar parede e colocar uma cx  4X4 da tigre por exemplo, no lugar da atual 4X2, vai dar trabalho? Sim um pouco, mas vai ficar perfeito e durar a vida inteira, e fácil manutenção, se é para sua casa... creio que faz sentido.

Abs.

Boa noite,

Eu consegui colocar dentro da caixa 4x2 a placa retirada da fonte convencional de 1A, o Arduino Nano, o módulo relé de 1 ch e o transceiver NRF24L01. Mas coloquei um sensor ultrassonico para fazer o acionamento da lampada. Realmente ficava apertado se fossem utilizados os interruptores originais. O ideal mesmo seria utilizar uma caixa 4x4, mas dessa forma teria que quebrar a parede da casa dos outros! Eu pesquisando uma solução para colocar uma caixa 4x4 de sobrepor em cima da 4x2 existente, mas não seria se ficaria legal.

Olá Daniel,

Legal que conseguiu, e pelo visto ficou um acabamento bom, não uma gambiarra, realmente, se não era sua casa, e sim de outros quebrar parede é complicado,  e colocar uma caixa de sobrepor realmente para mim iria ficar feio, se não é estabelecimento comercial toda instalação aparente não fica legal, legal também o uso do sensor em vez de tecla.

Daniel, se puder faça um favor, edite o titulo atual do seu tópico, e coloque a palavra RESOLVIDO antes do titulo atual, desta forma você estará ajudando a outros colegas no futuro que terão no seu post uma fonte de conhecimento adquirido.

Abs.

Olá Daniel,

     Cara, eu fiz isso a não muito tempo,  criei um sistema para ligar as luminarias da área externa da minha residencia.

      O sistema liga as luminarias pela luminosidade baseado em LDR e desliga a meia noite e meia  quando vou deitar, já que não preciso de iluminação a noite toda.

     O truque foi justamente o relatado pelo kwiek no primeiro post dele,  ou seja, se você parte pra utilizar arduinos prontos,  mesmo que seja o nano,  você perde o poder de configurar a seu gosto as coisas,  dai o truque é você mesmo desenvolver suas placas utilizando um software como o CAD EAGLE,  e produzi-la.

     A fonte obviamente tem que sair da caixa, e ser utilizada somente a placa, só que totalmente isolada.

     Logo, o truque mesmo,  é na fase de projeto,  você tem que ter uma caixa de mesmo tamanho da original pra ir desenvolvendo as coisas e já medindo,

     Agora uma dica, apesar que no meu projeto eu usei uma fonte assim como você,   existe um topico do nosso grande mestre da eletrônica o Wiechert ,   onde ele explica como converter os 110v  para os 9v ou 5v sem utilizar transformador ou fonte,   ou seja,   ideal para montagens do tipo pretendido onde todo o circuito deverá ficar dentro de uma pequena caixa, e tudo na mesma placa.

    Infelizmente não tenho o link do topico,  mas lembro bem que ele ensinou isso aqui uma vez.

Segue  abaixo  o link para a fonte com capacitores que o Weider comenta, embora um capacitor possa ser usado como um resistor aproveitando e calculando a Z do mesmo para corrente alternada a determinada freqüência,  seu uso não é recomendável devido a falta de isolação galvânica e a limitação de corrente máxima de aproximadamente 200mA.

Além do exposto, o tamanho do capacitor para obter o resultado desejado, não difere muito hoje em dia ao tamanho das placas de fonte de celular  etc. sem sua caixa plástica.

Em todo caso segue o link para fim didático, mas não aconselho seu uso.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1795-art2...

Abs.

 

Bom dia Pessoal,

Inicialmente retirei a placa de uma fonte convencional e coloquei dentro da caixa 4x2. Fiquei muito satisfeito com o rendimento dos módulos NRFL2401. Eles funcionam muito bem no raio de 20m. Dentro da caixa ainda coloquei um receptor IR, um LDR e um sensor de temperatura/umidade. Para uso com interruptores, é interessante verificar a possibilidade de instalar o conjunto fora (forro ou quadro) e passar o cabo pela tubulação existente do interruptor three-way. Substituir a caixa 4x2 existente por um nova 4x4 também ficaria adequado. Como o uso do Arduino em cada módulo slave, o sistema ganha modularidade e escalabilidade, tornando possível agregar vários recursos inteligentes ao ambiente, além do simples do simples on/off. Com o XBEE, isto fica bastante limitado e significativamente mais caro. A automação residencial sempre foi paradigma, pois somente quem tem alto poder aquisitivo, poderia pensar em ter um sistema desse na sua casa. Com o Arduino, existe a possibilidade de ser ter a casa automatizada com baixo investimento. O problema é a transformação do protótipo em solução confiável e com acabamento profissional.

Olá Daniel,

Eu penso exatamente o mesmo. Estive pesquisando sobre fontes e também cheguei a conclusão que devemos usar fontes de celular por serem pequenos e baratos.

Também achei que devemos deixar os módulos prontos para permitir escalabilidade.

Fiz muitos testes com o XBee, ficam caros porém notei que o preço deles abaixaram um pouco, mas ainda é inviável.

Estou fazendo testes com o ESP8266 por este motivo. O futuro deste módulo me parece muito promissor.

Além disso, estou pensando que o módulo relé deve ficar junto a carga e não na caixa do interruptor. Terá que trocar o fio rígido que vai para a lâmpada por um par de fios mais finos mas ficará bem melhor.

Boa sorte,

  'Eiju

Olá a todos,

Sim Celso, concordo com você, creio que o modulo de acionamento deve ir na caixa hexagonal da luminária e não na caixa de acionamento da carga

Quanto ao uso do ES8266 também concordo, vou comprar uns para teste, mas já vi que ele é muito bom.

Abs.

Pessoal, vocês já testaram o módulo WiFi ES8266? Ele substitui o Ehernet Shield?

O módulo ESP8266 pode servir para substituir o Ethernet Shield porém a função dele é a de substituir o Arduino e o Ethernet Shield.

A grande vantagem é que ele tem MCU de 32 bits, aceita linguagem LUA e o tamanho de uma moeda no lugar do conjunto Arduino + Ethernet Shield.

É mais difícil de programar só porque é um pouquinho diferente do Arduino mas vale a pena.

Vantagem maior ainda: custa menos do que 3 obamas na China.

Daniel,

Recebi a uns dias o meu mas ainda não testei. (Falta tempo)

Veja isso:

http://blog.filipeflop.com/wireless/esp8266-arduino-tutorial.html

O Celso Eiju aqui do forum creio usa bastante.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço