Bom dia a todos!

Esta é a minha primeira participação no LdG, então sei que muitos vão perceber que sou leigo.
Primeiramente, sou formado em Sistemas de informação e na faculdade que eu fiz não abordaram partes de "Hardware e Eletrônicos" o qual estou sentindo muita falta.
Pois bem, hoje estou montando um “Alarme de monitoração via celular” como um projeto básico inicial para estudo. Minha dúvida atual é, como alimentar a sirene 12v e 180mA?
Procurei bastante aqui no fórum, e até achei umas soluções, mas eu não consegui pelas explicações entender algumas coisas.

O que eu fiz(Quase queimei a placa): Liguei a porta 5v do arduino no protoboard e conectei a sirene, e o negativo na GND do arduino. Imaginei que por ser voltagem baixa, ela iria tocar a sirene com um “volume” mais baixo, porém esqueci a amperagem. Quando liguei, ele chegou a tocar e o arduino “resetou”, percebi que tinha algo de errado e parei por ai.
Como posso montar um circuito o qual a placa arduino controla a sirene com uma alimentação externa? Penso em alimentar o arduino através de uma bateria 9v, e alimentar a sirene com rede elétrica ou bateria também.

Sirene: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660409799-sirene-12v-para-al...
Placa: ARDUINO UNO V3

Exibições: 4721

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Alexandre,

Preste atenção em sua explicação, copio e colo aqui:

Suponha que você use um transistor como chave: injetando 5V e 10mA na base, faz circular 6V e 100A entre o coletor e o emissor. Injetando esta segunda corrente num relê, pode alimentar um motor de corrente alternada 127V, de 10A.

Repare que você escreve 6V 100A entre coletor emissor, deve ter sido erro gráfico, eu também erro as vezes como todos, mas trate de verificar bem seus post antes de concluir, porque esta confuso e complicado para quem esta tratando de iniciar-se para entender algo, como é o caso de quem publicou o tópico.

Um abraço!

Caro Felipe bom dia,

Estive lendo seus posts desde o inicio, e vejo que tem a iniciativa que todos tivemos em alguma oportunidade em nossas vidas para decidir optar por conhecer a eletrônica, no meu caso me formei em engenharia eletrônica, trabalho a 35 anos nesta área sem nenhuma interrupção.

Ao ler seus posts no tópico, vejo que de certa forma esta mentendo os pés pelas mãos, porque da forma que esta aprendendo, esta queimando etapas que são necessárias para entender no futuro outras coisas, de nada adianta acender um led, sem ter a noção clara do porque e como ele acendeu, de nada adianta fazer um circuito elétrico sem conhecer o fundamento da lei de ohms.

Hoje, estudar se tornou um assunto mais fácil que no passado, um dos motivos é a internet, essa maravilha que nos permite estudar em casa e encontrar todas as respostas no Google, mas existe uma coisa que não mudou, para aprender, devemos dedicar nosso tempo, e estudar de maneira disciplinada e sistemática o que queremos aprender, não existe nenhuma solução magica para isso.

Por tanto, encorajo a você a procurar se tiver intenção, um lugar de ensino, existem vários, desde presenciais até a distancia, mas desta forma ira ter um aprendizado metódico que irão te levar de encontro ao conhecimento que deseja obter, e se quiser, pode começar estudando com o mentor de vários aqui neste fórum tenho certeza, Newton C. Braga, basta colocar este nome no Google e vai obter resultados diversos, mas nada magico, sim material abundante para que uma pessoa dedicada possa se esclarecer nesta matéria.

As perguntas básicas que você formula, embora de fácil e simples resolução para qualquer pessoa com conhecimento em eletrônica, não podem receber resposta, já que a resposta implica seu conhecimento prévio a assuntos básicos, e se você conhece-se este básico não estaria formulando perguntas deste tipo, e desta maneira.

Por favor, entenda que a partir do momento que você abre um tópico aqui, permite que todos opinem sobre ele dentro das regras de respeito que devem ser cumpridas, entenda também, que minha intenção não é de desestimular sua aptidão, e sim o contrario, de estimular que faça isso, mas da maneira correta.

Segue link do meu canal no youtube, espero também te estimule a tratar de estudar.

https://www.youtube.com/user/kwiekbrasil/videos?view_as=public

Um grande abraço e boa sorte.

 

Boa Tarde a todos!

Após as dicas, estudos, a grande ajuda do CK a alguns dias atrás gravando inclusive um video o qual me ajudou muito, cheguei em alguns testes com sucesso!
Porém agora queria uma ajuda em um rabisco antes de passar para o desenho do circuito elétrico e montar um protótipo para teste.

Fiz o desenho, e tenho algumas dúvidas:

1) Quando tenho uma alimentação VCA, ou seja da rede elétrica, o que preciso fazer para transforma-la em VCC de forma que eu possa ter 60v ou mais com até 5A?
2) Qual é a melhor forma que posso ligar um conjunto de Sensores ao Arduino? Pensei em ligar separado para eu ter a informação em qual comodo o sensor detectou movimento, porém no caso de 4 sensores, são quatro pinos a menos que posso utilizar em outras automações.
3) O Relê de 5v e 10A pode ser acionado por 5V e 20mA?

No mais se alguem tiver alguma consideração para fazer sobre o desenho, será muito bem-vindo!

Obrigado!

Alguém?

Anexos
Boa tarde, voce pode usar um relé para acionar sua sirene com uma fonte extra de 12 v, para isso você precisa estudar um pouco de chaveamento com transistor, voce irá precisar de 1 transistor bc548 que deve custar centavos e um relé de 12V

O arduino irá apenas alimentar esse relé para que ele chaveie os 12 v que vc necessita.

Posso te enviar o desenho do circuito ou posso postar um video sobre esse assunto..

Abraço
O
Anexos

Legal Leonardo!

Muito obrigado pela dica! Vou fazer um teste no Proteus, vou mudar alguns valores, minha fonte fornece 15v e 1A, vou colocar uns resistores, para o relê e para a sirene.
Fiz um teste no programa android EveryCircuit Free, o transitor n tá acionando o relê...
A base recebe 5V que é a potencia da porta do Arduino, a potencia que passa no coletor para o emissor chega em 12v e vira 3,33v... não acionando um relê de 12v cfme o desenho.

Consegue me dizer aonde posso ter errado no meu simulado? Estou pesquisando mas ainda nao encontrei a razao.

Obrigado e abraço!

posta o seu código para que eu possa analisar, você viu meu anexo que postei ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço