No edifício onde minha empresa possui o escritório, somente temos duas vagas, disponíveis para minha empresa, já as vagas são limitadas e existe muita demanda, tornou-se um problema já que temos mais automóveis que vagas, saber se as nossas estão ocupadas ou não.

Resolvemos solucionar com baixo custo, usando somente elementos que possuíamos na empresa, 99% e usando nosso próprio conhecimento para implementar algo simples mas eficiente para nosso proposito.

Seguem links para vídeos.

Vimeo: https://vimeo.com/131927063

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bB8ZeoBwZXw&feature=youtu.be

Por ora o projeto esta pronto e somente devera ser instalado, proximamente mostrarei como ficou já que aqui apresento o circuito simulado para explicar didaticamente seu funcionamento e detalhes do projeto.

Obrigado.

Abs.

Exibições: 428

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola carlos,

     Parabens pela iniciativa cara,   me tira uma duvida,   qual é a banda do fundo musical ?    adoro som estilo enigma, era, etc.   recentemente descobri o audiomachine,   por sinal vá no youtube e digite audiomachine e veja por si mesmo.

    Qual é o tipo do sensor barreira que você vai usar ?

Weider,

Se assistir o video até o fim, verá os créditos da trilha sonora.

Abraço.

Obrigado Wiechert por esclarecer.

Abraço.

Olá Weider obrigado pelo elogio.

Também gosto deste tipo de musica, veja o link, embora como o Wiechert comenta no final dos vídeos sempre coloco o nome da trilha https://www.youtube.com/watch?v=vXret4OCkPw

Quanto aos sensores ainda estamos analisando, assim que decidir vou postar todo o projeto aqui,  mas devo usar da linha metaltex. www.metaltex.com.br

Abraço.

Kwiek,

    Cara,  eu andei um tempo estudando sobre DETECTORES DE METAL COM O ARDUINO,  mas dei uma pausa pois voltei a tentar estudar os xbee.

     A questão é que aquelas lombadas eletrônicas para detectarem a presença de veículos se utilizam exatamente desse principio.

      Eles criam uma bobina que quando energizada cria um campo magnetico,  quando um veículo passa sobre ele, então o mesmo é detectado,  a medição de velocidade se dá colocando duas em um intervalo calculado,  geralmente 1m,  dai se calcula o tempo que o veiculo leva entre o acionamento de uma e da outra e se calcula matematicamente a velocidade.

      No seu caso, o problema que vejo nos sensores barreira é que se bem me lembro, eles emitem alguns faixos laser que quando cortados acionam o sensor,  logo,   qualquer coisa pode aciona-los e não só os veiculos estacionados,  até um saco de lixo esquecido no lugar errado pode causar erros.

     Logo,  sugiro que se estudo esse metodo com bobinas que estou falando.

Ah!  e ao grande mestre Wiechert,  obrigado pelo aviso,  é tanta coisa que as vezes passamos rapido por algumas.

Weider,

Obrigado pelo aviso, mas com tipos de sensores como este por exemplo http://www.metaltex.com.br/downloads/PF.pdf dificilmente temos problemas, quanto a colocar alguma coisa como um saco de lixo ou outra coisa na nossa vaga, depende da altura, se ficasse no raios de ação do sensor poderia afetar, mas note, se alguém colocar um objeto em nossa garagem que é monitorada via câmeras, esta pessoa será punida pelo sindico, seria possível, mas pouco provável, quanto a outro objeto, o sensor prevê uma inercia para atuar e não causar disparos erráticos.

Usamos sensores detectores de metal em aplicações como automação de envio de acende luzes da sala em salas de cinema ou desligar as mesmas quando um pedaço de fita metalizada da 3M é colada no filme, ao passar este metal no inicio e fim do filme ativa um rele que por sua vez ativa um contactor, mas devem estar muito próximos, entre 4 e 5 milímetros do objetor para ler adequadamente.

Abs.

Carlos parabéns pelo projeto.

Muito legal criar soluções automatizadas para o benfício próprio.

Veja os sensores de vagas no Shopping (sensores ulta-sonicos) ;

http://labdegaragem.com/forum/topics/an-lise-do-meu-projeto?comment...

Bem Kwiek,

    Existe um elemente realmente que não pensei sobre o sensor bobina, e que você esta correto usando os sensores fotoeletricos,   tranta-se do fato que sensores a bobina são ideia para vias abertas e publicas, visto que ele são enterrados,  logo, pra você seria algo trabalhoso ter que quebrar o chão do condominio, já os sensores bareira basta fixalos na parede ou em alguma aste.

   Só me diz uma coisa, o tipo do sensor que você ira utilizar é daqueles que tem dois elementos, ou seja, um emite faixos laser e um segundo elemento do outro lado é colocado pra captar,  dai quando se interrompe um sinal é emitido.

   Ou você vai usar daqueles que o emissor e o receptor é no mesmo encapsulamento,  dai um sinal infravermelho ou algo assim é emitido, e quando um objeto reflete,  o receptor capta e emite o sinal.

   Qual tipo você ira usar ?

Bom dia Weider,

Sim os sensores indutivos além do que você explicou para que funcionem adequadamente devem estar a 4 ou 5 mm do objeto a ser aferido, isso torna a opção inviável.

Sim, estou pensando em utilizar sensores do tipo emissor/receptor no mesmo modulo, como você sinala em primeira instancia e não o segundo, estes, os primeiros, podem estar até um metro do objeto alvo e tem uma grande imunidade a ruído, além de que já vem embutido no mesmo uma saída a rele NA/NC que pode ser útil para o projeto.

Grande abraço!

Olá Gustavo,

Obrigado pelo elogio, sim você tem toda a razão, os cases reais são bons porque muitas vezes vemos projetos mas não vemos a aplicação pratica dos mesmos, ou onde e para que implementar, mas claro servem para estudo e didática complementar.

Quanto aos sensores eu já vi o post no tópico e outros que você participa opinando sobre eles, mas confesso que nunca usei, e temos uma características ( O ser Humano) de usar aquilo que já conhecemos.

Estou precisando comprar vários componentes para testes já que muitas coisas faço no Proteus mas não é o ideal, na minha lista de compras estão os sensores ultrassônicos, vou analisar seu uso e quem sabe possa usar estes e não os fotoelétricos, quanto aos shoppings, convenhamos, os caras ganharam uma grana alta com uma ideia simples, eu já tinha visto na Europa e US estas soluções antes de implantada aqui, tiveram a boa visão de copiar e vender o produto.

Saudações a BH Gustavo, atendo os cinemas de sua cidade, instalei os cinemas da Cinemark quando ela comprou parte da rede de um exibidor local, e também a deles somente no Savassi.

Grande abraço!

Olá Kwiek,

   Bem, vi que você ainda não deu uma estudada nos ultrasonicos,  eu já.

   Sinceramente não vejo lá grandes diferenças entre o que você deseja fazer com os photoeletricos e os ultrasonicos, ambos agiriam da mesma forma com o que você deseja usar,  ou seja, ambos emitem algo(luz ou som) e ambos tem um receptor que captam o retorno desse algo,  logo,  meu conselho é,   parta para aquilo que lhe é mais fácil e familiar.

   Agora uma duvida,  os sensores estarão no estacionamento,  sua sala dentro do imóvel, onde deverá estar seu painel IHM,  a duvida é:  como você fará pra fazer chegar o sinal do sensor?  usará cabos e fios?  fará a comunicação sem fio?   o que tá pensando?

Olá Weider,

Não determinei ainda como o sinal do sensor chegara ao módulo, mas provavelmente eu deixe tudo em um gabinete metálico carcaça aterrada na garagem mesmo, tudo próximo, sensor, placa e comando, e apenas enviarei os cabos de alimentação desde os reles para o painel, e o sinal  do display que será a IHM, para o escritório.

Mas nada decidido neste sentido ainda.

Assim que determinar isso posto aqui.

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço