Bom dia Pessoal,

Preciso desenvolver um projeto que consiste em criar um sensor de nível de uma caixa d'agua interligado com Arduíno e com transmissão de dados via internet à ser recebido em dispositivos móveis com android.

Minha dúvida está sendo em qual sensor usar, pois, gostaria de ter um controle real, ou seja, se tiver 33% de água na caixa, eu gostaria que informasse o valor real. Não queria um controle de níveis pré-definidos (Exemplo: 0%,..25%...50%...75%...100%).

Li muita coisa a respeito e até onde eu li o pessoal estava tendo grandes problemas com a umidade, o que acaba incapacitando os sensores.

Outra dúvida que tenho é a respeito do próprio arduíno. Teria alguma coisa específica que eu deveria utilizar?

Desculpem se as perguntas não forem a nível avançado, eu realmente sou iniciante no arduíno e tenho que fazer este projeto para apresentar no curso de especialização.

Alguém tem um dica de como posso resolver essa dúvida?

Grande Abraço

Rogério

Exibições: 24895

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse sensor mede a diferença de pressão, não é ?
A pressão atmosférica se altera dependendo das condições climáticas.
Vai interferir na medição do nível d'agua ?

Olá José,

As variações que ocorrerem na pressão atmosférica não irão interferir no resultado da medição de nível devido ao fato da caixa ser um vaso aberto (em comunicação com a pressão atmosférica). 

Devido a ser um vaso aberto a variação na pressão irá incidir igualmente nas duas tomadas do sensor, cancelando o seu efeito.

Abraço.

Olá pessoal.

Não se vou ajudar ou atrapalhar.

Este fórum virou mania, entro todo dia, mas não posso colaborar muito, pois meu nível é de amador.

Mas "fuçando" a internet atrás de exemplos para meu  projeto, dei de cara com este sensor de nível de agua, foi no mercado livre, só peguei as imagens. Acho que é simples porem efetivo.

Abraço a todos, em especial meu amigo Rui (gostei da foto nova)

 

Fernando

Anexos

Olá amigo.

Este tipo de sensor já foi citado por aqui. O problema dele é que ele "mede" apenas os níveis pré-definidos. Seria mais interessante se conseguissemos ler de uma forma "análógica" mais precisa. Por exempo, 37%, 53%, 79% etc...

Eu continuo achando que o melhor caminho é utilizar um sensor de pressão. Tanto, que descobri que esta estratégia é usada em máquinas de lavar roupa para identificar o nível de água através de um equipamento denominado "pressostato", que ao meu ver deve ser um sensor de pressão.

Abraço!

André

Bom dia,
Todos os pressostatos de máquina de lavar que eu conheço também só identificam níveis pré determinados, tipo baixo, médio ou alto.

Olá amigo. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento!

É bom saber que os pressostatos também só identificam níveis prédefinidos. Isso já indica que o seu uso talvez não seja viável.

Mas também indica que é viável a utilização de sensor de pressão para identificação do nível, concordam? Acho que o fato de indicar níveis predefinidos ou indicar o nível absoluto vai estar relacionado a sensibilidade do sensor. Ou seja, se conseguirmos um sensor sensível o bastante, com certeza tecnicamente será viável identificar o nível da caixa de agua.

Obrigado!

André

Olá,
Não indica necessariamente, pois podem ser coisas bem diferentes, o pressostato é um diafragma que acioma um contato elétrico. Pra poder usar o sensor de pressão eletrônico é preciso verificar se ele possui um diafragma que transmite a pressão a pastilha semicondutora. O sensor que foi mencionado é recomendado para medor pressão atmosférica, verifique no datasheet a recomendação de usos e aplicação.

Olá amigo. Novamente, obrigado pela atenção.

Com certeza, pode ser coisas bem difertentes e pode ser que esta possibilidade que estou citando seja uma completa besteira sem fundamento.

Mas também, pode ser que exista fundamento e seja possível implementar uma solução, que independente da finalidade do sensor recomendada no datasheet, funcione bem.

Se você acompanhar as outras postagens deste assunto, verá que em alguns momentos se cogitou a possibilidade de se usar sensores ultrassonicos para fazer esta leitura. Duvido muito que no datasheet do sensor ultrassonico conste uma recomendação para usar o dispositivo em caixas de agua, o que não inviabiliza a ideia.

Enfim, como grande parte do que é postado aqui, pode ser que funcione e pode ser que não funcione. Estou apenas apresentando uma ideia para discutirmos.

Estou me apegando ao simples princípio de física, em que a pressão do fluído aumenta de acordo com a profundidade. Então se conseguirmos um sensor sensível o bastante para detectar esta alteração de pressão (independente da sua recomendação de uso no datasheet, desde que funcione bem), o problema seria resolvido.

Abraço,

André

Galera, como já comentei anteriormente, já estou com o sensor ultrasonico "a prova dagua" usado em sensores de estacionamento de carro.

Acredito que ele seja adequado para caixa d'agua (vejam as minhas fotos postadas anteriormente). 

Me aguardem e em breve farei os testes...

Que tal usar uma trena laser para medir o nível?

A leitura desta trena fica entre 50cm e 20m.

Tem uma chinesa que o preço é de $15. Apesar de utilizar ultrasom, pois o laser é só para a mira, com o esquema abaixo pode ser que funcione:

A uma distância mínima de 50cm do nível da água, acho que a trena não deve ser danificada pela umidade. 

O sensor ultrasonico dela é aberto e não é a prova d'agua....

Olá amigos.

Encontrei um cara que fez a medição da forma que eu estava imaginando, utilizando um sensor barométrico.

Quem quiser dar uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=lSTkGcOi8PA

Vou tentar implementar algo deste tipo, pois acredito ser uma das formas mais precisas e "elegantes". Vou pensar em algum mecanismo para evitar o contato da umidade com o sensor.

Assim que tiver algo, posto os resultados aqui.

Abraço,

André

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço