Olá amigos do LDG.

Tentei e tentei entender esse esquema e nada, ali na parte do tutorial, eles falam assim: O preset de 100k na entrada regula a sensibilidade do circuito - Pesquisei e coloquei a palavra preset no google. E é um tripod, mas ele tem três terminais, e no circuito não.Não entendo como ligar, pois um terminal é ligado ao pino 14 do 4001 que é positivo, o outro pino do tripod é ligado na linha positivo + ? e a outra no terra? é isso?

Um abraço

Exibições: 2190

Responder esta

Respostas a este tópico

Eduardo,

No diagrama não é definido o tipo do capacitor de 100nF, é um capacitor despolarizado, podendo ser de polyester ou cerâmica. Normalmente nesta aplicação  eu recomendaria o uso do  tipo cerâmico.

Os capacitores de 1uF são do tipo eletrolítico e esses tem polaridade.

A tensão sai do terminal positivo da fonte de 12V, passa por toda a linha vermelha que eu desenhei no último diagrama, e passa por todos os componentes ligados a essa linha e retorna pelo terra ao negativo da fonte

Olá,

este capacitor não tem polaridade, não é eletrolítico, ele apenas desacopla a fonte, como explicado pelo Wiechert, a alimentação do CI é: positivo da fonte no pino 14 Vcc e negativo da fonte pino 7 Vss do CI.

Veja um link de um alarme baseado neste CI.

http://electronica-electronics.com/Alarmas/Alarma-sencilla.html

Espero lhe seja util.

Abs.

Muito obrigado, sei que cansou de responder-me, mas ja ajudou bastante.

Um abraço

A tensão sai do terminal positivo da fonte de 12V, passa por toda a linha vermelha que eu desenhei no último diagrama, e passa por todos os componentes ligados a essa linha e retorna pelo terra ao negativo da fonte

SIM, então passa por ele,  mas e aquele sinal de terra nele? Eu ligaria assim, veja se entendi. como seria um capacitor sem polaridade, um terminal, ligaria a tensão, e essa mesma tensão filtrada, sairia pelo outro terminal desse capacitor?  Correto?

Eduardo,

Os capacitores como do seu desenho, são usados entre a conexão VCC e comum, (GND) em circuitos, onde as oscilações variam entre VCC e comum e precisamos impedir que estas oscilações se manifestam na linha VCC. Resta lembrar que um capacitor adianta em 90º a defasagem entre a corrente a tensão.

Se este capacitor não existisse o circuito funcionaria da mesma forma, mas poderia haver ruídos provocados pela oscilações vindas da fonte que poderiam afetar o funcionamento do CI provocando falsos disparos por exemplo, já que todo CI precisa de uma tensão estável sem oscilações para funcionar adequadamente.

Coloque que no Google, a palavra chave capacitores Newton C Braga, aproveite para colocar o site dele como favorito, é uma fonte inesgotável de conhecimento para quem quer e precisa se ilustrar em eletrônica.

Abs.

VOCE DISSE: Os capacitores como do seu desenho, são usados entre a conexão VCC e comum, (GND) 

ENTÃO O CAPACITOR SERIA, Um terminal na tensão positiva e outro no terra? 

Mas a duvida, e como eu ligo os terminais do capacitor? os dois terminais nas linha de tensão? 

Sim, os dois terminais na linha de tensão, um extremo no GND e outro No VCC, não importando neste caso a polaridade, este tipo de capacitor não tem.

Abs.

Eduardo,

Vi que você é um cara esforçado, pois a um bom tempo está por aqui tentando entender sobre eletrônica, e eu já respondi alguns dos seus tópicos diversas vezes. E vejo que suas dúvidas muitas vezes são referentes a identificação de componentes, entender como os componentes são ligados no diagrama e a correspondente ligação na placa, análise do circuito, entre outras dúvidas.

Acho que talvez esteja faltando pra você fazer um curso de eletrônica básica, pois ai conseguiria obter um grande desenvolvimento em pouco tempo.

O ideal seria se pudesse se inscrever em um SENAI ou uma escola técnica, mas nem sempre elas estão por perto, ou temos disponibilidade. Nestes casos, ainda temos os cursos a distância, existem o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro, e ainda temos alguns cursos online gratuitos como o do Newton C. Braga.

Eu já estudei em todas as opções acima, e se aceitar um conselho, procure um que esteja em seu alcance, estude e verá que começará a entender as coisas que antes eram um total mistério.

Comece por este do Mestre Braga que é online e gratuito, se gostar depois procure se matricular em um curso a regular próximo a você ou então em um curso a distância.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/cursos-on-line/93-cursos/c...

Abraço.

Sim, estou a anos andando em circulos, apreendi o basico, mas tem circuitos mais faceis de entender, esse achei dificil. Gosto do Fritzem, não tem erro. kkk 

 Gosto de eletronica e programação, mas é realmente para poucos, andei pulando de galho em galho, sem focar em nada profundamente. Passei pelo eletronica basica, depois estudei programação, tentei desenvolver um projeto no Solid Works, e consegui.  Enfim, esta complicado a coisa.

Sim, é exatamente oque eu estou falando, chega uma hora que é preciso parar de ficar pulando de galhoe em galho e focar em um objetivo, e fazer um curso é geralmente a melhor opção.

é  verdade

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço