Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97567

Responder esta

Respostas a este tópico

É possivel sim.

No caso Sidney eu já consegui estabelecer a comunicação do Arduino com o ScadaBR por meio da biblioteca Modbus do JPZoneta, porém quando conecto o módulo ZigBee ao Arduino, a comunicação Modbus para aparentemente apresentando algum conflito, há alguma modificação no código para ser feita?

Rafa,

vc poderia dar uma desenhada na sua topologia? eu fiquei meio confuso.

Vc tem o scadabr, que é o mestre. Ele se conecta ao arduino via RS232 ou RS485?

Depois nesse arduino vc tem um xbee que se conecta a outra unidade?

Fiquei confuso.

Sidney o que eu entendi por alto(ainda estou estudando) é que o xbee vira um tipo de porta serial sem fio, entao se vc tiver dois xbees ligados a um arduino um longe do outro estes vao se falar com se estivessem ligados por um cabo serial simples como fazemos para comunicar o scadabr com arduino, entao o xbee fica transparente no processo, bastando vc programar o sketch no arduino por exemplo para acender um led dentro do codigo jpzomenta e se a porta COM estiver configurada no outro arduino conectador ao xbee, o scadabr vai ler normalmente como se estivesse ligado direto nele. 

Pelo menos foi isso que entendi no momento ainda estou estudando para ver mais detalhes.

É isso mesmo Sidney haverá um módulo ZigBee conectado a um Arduino e o Arduino conectado diretamente ao ScadaBR pela porta serial, o Arduino se comunicaria com um outro Arduino tambem com um módulo zigbee acoplado, mas a comunicação seria somente pelo módulo zigbee através da serial.

Procure saber sobre o projeto Radiuino que é similar ao zigbee e tem a vantagem de ser da plataforma arduino e tem drive de integração com scadabr já feita. 

Post o seu codigo no pastebin e publique aquipara a gente dar uma olhada

Esse é o código que estou tentando usar, só coloquei apenas um registrador modbus

Anexos

Eu teria que pausar pelo código a comunicação modbus para estabelecer uma comunicação serial com o módulo e após reiniciar a Modbus?

Esse é o link do código

Oi Rafa, tive um grupo de alunos, ano passado, que utilizou o Zigbee ao inves de RS-485 para comunicação ScadaBR/Arduino. É tranquilo, como já disseram pois o ZigBee pode funcionar como uma serial transparente, você usa como se estivessem conectados via serial, basta configurar os módulos ZigBee adequadamente.

Você já testou via USB direto (PC com ScadaBR <->USB<->Arduino) e depois trocou para o ZigBee ((PC com ScadaBR <->Zigbee<->Zigbee<->Arduino) , obviamente acertando os dados da Serial no ScadaBR?

Outra coisa, tem uma biblioteca mais nova do que a do JPMzometa, em:
https://github.com/andresarmento/modbus-arduino

Inclusive com DOC em português.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço