Boa tarde, me chamo Leonardo lemos, sou professor de eletrônica, estou coletando infomações, montei um programa de alarme de incêndio quero enviar um pulso pro arduino quando fo acionado meu sensor e quero jogar uma mensagem na tela do computador supor... Zona 01 HABILITADA

EX: Uma pessoa X está operando o computado normal, e o sensor da zona 01 acionou, gostaria que o Arduino enviasse pra tela do pc uma mensagem assim. ALARME ZONA 01 ATIVO e enviar um bipe.

Exibições: 1948

Responder esta

Respostas a este tópico

Talvez não lido bem minha resposta ou não entenderam, mas a coisa é mais simples do que parece, criar um software? Acho que não é isso o que ele pretende, sim alguma solução pronta.

Existem centenas, e grátis, de software para ler a serial, por isso sugeri, testei, e demonstrei a forma de fazer com um deles. Instala, marca a porta que quer monitorar e pronto.

Link para baixar o Software COM: https://sites.google.com/site/terminalbpp/   

Link Video: https://www.youtube.com/watch?v=ylRG4I36rmA&feature=youtu.be

Cara! Que capricho!

Até a músiquinha ficou show de bola!

  'Eiju

Obrigado Celso,

Qualidade CRC. rsrsrsrs

Um abraço!

Mas pra exibir os dados vindos da porta serial, a própria IDE do arduino faz isso através do serial monitor. Não é necessário um programa desses, Carlos.

O Leonardo está afirmando que não quer usar a IDE do arduino por temer que qualquer um consiga ler o sketch, mas esse temor não procede. Tanto isso que falo é verdade que qualquer um consegue comprovar: basta fazer upload do sketch pra plaquinha arduino e logo em seguida feche a janela da IDE. Assim que fechar, abra novamente a IDE. A tela onde se digita a programação do sketch estará em branco (ou praticamente em branco), mas o serial monitor receberá os dados da plaquinha normalmente (pois o sketch responsável está dentro da plaquinha).

Pelo que eu entendi (assim como vários colegas aqui também entenderam isso), o Leonardo precisa criar um programinha sim. Esse programinha seria inicializado automaticamente pelo windows durante sua inicialização (há várias maneiras de se fazer isso, pode ser através de  .bat, pode ser através da pasta INICIALIZAR, pode ser através de entrada no registro, etc)

Uma vez inicializado, ele fica oculto ou minimizado, sempre escutando a porta COM XXX onde o arduino estará conectado. A programação deverá feita de forma que assim que o arduino emitir alguma informação na serial (tipo um código), o programa consiga ler esse código e executar a tarefa desejada (por exemplo abrir uma janela, tocar um arquivo de músiva/som, soar um beep, sei la)

E realmente é como o Weider disse: precisa aprender a programar usando alguma linguagem para conseguir fazer o que deseja. Eu particularmente faria em visual basic (vb.net), por já estar familiriazado, mas existem inúmeras outras linguagens

Imhugo,

O que eu entendi é que ele deseja ler a serial sem ter que ficar com a IDE aberta, seja com o código ou não, pensei que o proposito era que não soubessem que existe um Arduino ali, mas leio as vezes de forma rápida, e poderia estar enganado,  muito boa sua indicação sobre a IDE, é verdade, se você monitorar com ela não vai aparecer nada se abrir o SM como você explicou, também tenho certeza que com VB quem sabe fazer e não é difícil, eu também faço em menos de uma hora uma interface para esse proposito, convenhamos que seria uma coisa simples.

Mas entendo também que nem todos pretendem criar ou fazer suas próprias soluções, algumas pessoas querem soluções prontas, não é meu caso nem o seu tenho certeza, sempre gostei de saber o que é, como se faz e como funciona, mas devemos saber que nem todos tem o devem ter a mesma intenção que a nossa e não por isso devemos negar uma resposta, para isso é que existem soluções prontas.

Por outra parte veja que ótima discussão, e esse é sempre meu proposito aqui, estimular a discussão para que cada vez aprofundemos nosso conhecimento nesta avenida de ida e volta onde cada um aprende do outro, e debater em harmonia e respeito como fazemos aqui tem sido para mim uma descoberta das melhores, porque em poucos fóruns notei a qualidade e a boa vontade de tantas pessoas em participar e dividir conhecimento.

Grande abraço!

Carlos, realmente ninguém é obrigado a saber programação, mas relendo o tópico inicial e outras mensagens do Leonardo, eu pelo menos percebi que o computador terá o arduino plugado e então o usuário do pc verá a plaquinha.

Entendi também que o Leonardo não deseja que o usuário tenha acesso ao sketch. Essa questão é facilmente contornável, pois uma vez que o Leonardo fizer upload do sketch, esse sketch não precisa nem ao menos ficar gravado no pc, e também pode-se abrir a IDE, deixar sem nenhum sketch visível  e ainda receber dados na serial visualizando pelo serial monitor

Julgo também que não tem como por em prática o desejo de abrir uma janelinha no windows para alertar o usuário ou mesmo tocar um beep só com o serial monitor da IDE ou o programa que vc sugeriu. Tais programas (assim como o putty) funcionam como um terminal de comunicação com a plaquinha arduino, nada mais. Em caso de alarme, o usuário precisará estar com a tela aberta (do serial monitor ou a tela do programa que vc sugeriu). Caso contrário o usuário não irá ser alertado.

É por isso que há necessidade de um aplicativo rodando em segundo plano para que seja implementada essa funcionalidade (monitorar a serial e executar alguma ação no pc a partir dos dados recebidos). E pra ter esse aplicativo, ou ele mesmo faz, ou pede pra alguém fazer, ou tenta encontrar algum pronto. Nisso eu não tenho como ajudar: eu não conheço nenhum aplicativo pronto que faz essa tarefa

 imhugo,

Sim , você tem razão quanto ao fato de que precisa implementar uma serie de questões para poder implantar um alarme contra incêndio, não tenha duvida que meu raciocínio é o mesmo que o seu, também como você já deve ter reparado, sou do tipo ajuda-te que te ajudarei, porque copiar e colar não é o caminho, mas quero que fique bem claro uma coisa, e eu tratei de deixar claro isso desde o inicio, até mesmo pela forma que implementei o texto de aviso de alerta com certa dose de humor, já que minha intenção, foi apenas responder a pergunta especifica, é possível ler a serial sem usar o monitor serial da IDE do Arduino? como achei que devem existir muitas pessoas que possam se interessar pelo mesmo assunto, tratei de demonstrar que sim, é possível, essa foi minha intenção primaria, não elaborar um sistema de alerta de incêndio, se descrevi bem que essa era minha intenção não sei, leia minha postagem inicial, caso não tenha deixado bem claro isso desde o inicio, o faço agora, antes tarde que nunca.

Um abraço! 

amigo não é arduino que enviara o sinal pro seu programa seu programa terá que ficar lendo a informação do seu sensor quando ele ler high seu programa envia um alert

Fiz este video para deixar mais claro minha intenção na resposta da pergunta do Leoanardo.

https://www.youtube.com/watch?v=Df10ad_xteA&feature=youtu.be

O meu proprio desafio era: Posso simular com um botão um sensor que por sua vez exiba na serial com um software que não seja a IDE do Arduino uma mensagem de fogo.

Claro que tenho plena conciencia de que um sistema de alarme contra incendio não é isso, mas como digo, queria fazer de forma simples, apenas usando a placa que ele possui, e softwares grátis, o que ele se dispunha a fazer para fins exclusivamente didadtico apenas.

Saudações.

Leonardo se vc quiser fazer em php tenho esse codigo

$saida=$_GET["saida"];
require("conecta.php");
$com="COM3";
exec('MODE COM3:9600,n,8,1');
$fp=fopen($com,'w+');
if(!$fp){
echo("Erro ao abrir a porta ".$com);
exit;
}else{
fwrite($fp,$saida);
sleep(1);
$estado=fgets($fp);
$dados=explode(",",$estado);
$n_dados=count($dados);
for($i=0; $i<$n_dados; $i++){
$sinal=explode(":",$dados[$i]);
if($sinal[1]=="ON"){
$cor="#63FF7C";
}else{
$cor="#EC7672";
}
if($saida!="A"){
?>
<script>
location.href="?saida=A";
</script>
<?
}
echo "<a name='".$sinal[0]."' style='background: ".$cor."; float:left; border: 2px solid; border-radius: 10px; width:125px; height:50px; margin:5px; padding:5px; text-decoration:none; color:#2C2C2C; text-align:center; font-size:25px;
' href='?saida=".$sinal[0]."'>".$sinal[0]."</a>";
}
fclose($fp);
}


dentro da sketch vc usa

void setup(){
pinMode(3,INPUT);
Serial.begin(9600);
}
void loop(){
if(digitalRead(3)){
Serial.print("3:ON");
Serial.println();
}else{
Serial.print("3:OFF");
Serial.println();
}
delay(1000);
}

entre as cores vc pode colocar um audio em html5 dando um bip fiz este sistema para controlar lampadas mas se usar a imaginação da pra fazer muito mais com isso ele pega tudo estiver na serial tipo assim o pino 3 recebeu high ele acende verde se não ele fica vermelho use um seria.print para varias assim 3:ON,4:ON assim por diante você pode por refresh automatico na pagina e um alert entre $cor="#EC7672"; junto com o audio

Rapaz, sobe informática ainda estou engatinhando, você por me explicar mais detalhado sobre PHP o que é? para que serve?

Grato

leo

E ai Leo Lemos,

   Você já ouviu em:  Arduino + Excel com PLX-DAQ

  

   Se não,  dê uma olhada nesse video e vê se é o que tu deseja: 

                https://www.youtube.com/watch?v=bVOwB2NQ9ok

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço