Galera,

Concluímos a produção das primeiras unidades da máquina Fresadora CNC. :))

No momento a comercialização será feita apenas em nossa loja física, com a máquina totalmente montada, porque queremos dar uma melhor assistência aos primeiros compradores que receberão todo o treinamento e suporte da equipe do LdG, sem custo adicional, não importando o nível de conhecimento de cada um. Em breve o equipamento estará disponível para compra em nossa loja online também, para todo Brasil.

Para maiores detalhes, acessem http://www.labdegaragem.org/loja/fresadora-cnc.html

Esperamos que o equipamento agrade, afinal estamos há bastante tempo estudando, testando e tentando oferecer o melhor possível por um custo acessível.

Abraços!

 

Versão 2.2 (em comercialização):

Placa controladora:

Versão 2.1 da máquina (protótipo):

 

Teste realizado (14 ago 2012) - PCB breakout para mosfets SMDs:

 

Teste realizado (06 jul 2012) - PCBs com componentes SMD:

 

Teste de precisão. Breakout board para ATmega32u4:

Fresagem em madeira:

Isopor usando fio aquecido:

Exibições: 54128

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal,

 

Enquanto os rolamentos lineares não chegam, instalamos finalmente o extruder, e depois de passar o dia inteiro mexendo no firmware para conseguir imprimir alguma coisa, vejam o que saiu. Tudo bem, não é nada demais, tá bem tosco, mas já foi feito com o extruder. :)

 

 

 

Não reparem nas gambiarras, a gente só começou a testar. Vixi! Mas e tem muuuuuuito o que testar ainda!

 

Aproveitando, esse foi o último trabalho com a máquina fresando, estava indo tudo bem até que as buchas começaram a abrir o bico no final, matando a peça. Por isso estamos substituindo por rolamentos lineares.

 

 

É isso aí! Valeu!

 

Abraços!!

Show de bola....

nao li todos os posts, surgiu um interesse imenso aqui :D.

 

Vai imprimir tipo aquela Cupcake / thing-o-matic da makerbot?

Vai usar fio de ABS tb?

Aqui no Brasil, fio de ABS é caro pacas, mas aqueles "graozinhos" de ABS sao beeeem baratos, derrepente, em vez de trabalhar com fios, trabalhar com graos...

 

 

e por fim, tem algum estimativa de preço pra venda do kit completo?

Wagner,

 

Sim! Vai imprimir como a Cupcake. Aliás, já está rolando, posto novas fotos em breve.

Sim ABS, mas já temos outros tipos de plástico em vista também.

Para baratear podemos tentar importar pelo LdG uma quantidade maior. Os grãos ainda não servem para essa técnica, mas muito pode ser pensado nesse aspecto. Estamos reproduzindo o básico para inovar a partir daí.

Não temos estimativa de custo ainda, mas estamos lutando muito para que seja o mais barato possível, e que permita que muitos garagistas possam se beneficiar dessa plataforma CNC multi uso em seus projetos.

 

Abraços!!

poisé... importar uma cupcake de 700 dolares é "osso", certeza de cair na "malha fina" e ter mais uns 800 reais de imposto em cima...

a thing-o-matic (que tem maior resoluçao) entao, vish, a ultima vez que vi estava uns 1300 dolares, inviavel pra "pequenos garagistas" usarem como hobby... por esses custos só serve como compra compartilhada ou pra uso profissional...

 

o custo sendo interessante e a qualidade das peças "impressas" com ela for semelhante da cupcake, eu tenho certeza que vai ter muita gente interessada no kit de montagem (ou na maquina montada)...

 

Eu sou um dos interessados :D.

Valeu Wagner!

Além do custo, outro diferencial que a nossa máquina vai ter é que ela é ao mesmo tempo uma impressora 3D e uma fresadora. A MakerBot não pode ser usada para fresagem, não tem rigidez para isso, muito menos resistência. A nossa tem. Já postei vídeos dela fresando. E agora ainda estamos substituindo as buchas por guias lineares, o que vai dar ainda mais rigidez, o que vai ser bom para fazer detalhes, como na fabricação de PCBs, coisa que a MakerBot não faz! :)

 

Começamos o desenvolvimento da parte de impressão 3D, vejam os primeiros testes:

Nessa peça o fluxo de plástico estava muito alto, então sobraram rebarbas. O projeto dessa peça foi feito no SketchUp e o GCode gerado no ReplicatorG. As medidas bateram.

 

A peça impressa acima é o tubo que começa quadrado e termina redondo. Fizemos essa peça para montar um microscópio usando Webcam (viagem do Bruno). Veja vídeo abaixo.

O fluxo do plástico já melhorou bem, melhoramos a fonte e o controle térmico, o que fez as camadas aderirem bem umas às outras. As medidas bateram, tudo ok. Só o ReplicatorG que fez alguma maluquice no GCode e colocou material na parte de dentro do tubo, mas estamos trabalhando agora para descobrir o problema.

 

A viagem da webcam foi transformar a webcam em microscópio, invertendo a lente. Então, acoplamos a câmera/microscópio na máquina. Colocamos um GCode para fazer uma varredura. Colocamos uma lâmina de vidro com uma folha, e olha o resultado! Ainda está tosco, mas vai ficar bom. O BioLab de Garagem está bem perto de ter seu microscópio (e com controle de posicionamento eletrônico). Mais um uso para nossa máquina multifuncional.

 

 

 

 

Se tem uma palavra que falta pra vocês, é LIMITE,

Está ficando muito boa!

 

como a intenção é ter um equipamento comercial,

acho que deveria ser vendida em módulos, um modulo básico, com as partes padrão,

um kit para fresa, um para impressora, um microscópio e quantos mais vocês inventarem...

ai cada um monta o seu como achar conveniente...

=D

Parabéns a todos da equipe!

João,

 

Obrigado! A ideia é vender como uma "Plataforma CNC", sem o extruder, dremel, fio quente, microscópio, etc... Hehehe... Essas coisas vão como acessório dependendo do interesse de cada um. O que acho bacana é isso, ser uma plataforma para a galera imaginar as maiores maluquices com ela.

 

Abraço!!

Opa Marcelo,

Por falar nessa maluquice do programa, já vi uma maquina comercial funcionando, e algumas peças precisam de um "recheio falso" na hora da "impressão", pra manter a estrutura de sustentação do plastico, porque enquanto esta mole, ele pode deformar... imaginemos um cone, enquanto o plastico esta mole, ele pode implodir com o proprio peso se nao tiver alguma sustentação dentro...


Então, o que observei, é que os caras imprimem dentro das peças(ou fora, dependendo o formato) uma malha de sustentação, que depois eles arrancam na fresadora ou manualmente, com estilete.

 

Olhando as suas peças aí, já esta dando pra sacar que vai ficar bom, a altura do "injetor"(nao sei o nome que vocês deram), se ficar muito baixa, esmaga o plastico, se fica muito alta, da um efeito meio ranhurado na peça... ajustes finos, ta dando pra sentir que vocês já estão na fase final de desenvolvimento :D

 

A idéia acima, do João, é muito boa, porque, caso vocês começem a comercializar os kits, e depois façam alguma melhoria, a pessoa pode comprar apenas os módulos melhorados pra fazer a alteração na máquina e mante-la atualizada.

 

Vai ser bacana ter uma maquina assim acessível no Brasil :D.

 

Marcelo Rodrigues disse:

 As medidas bateram, tudo ok. Só o ReplicatorG que fez alguma maluquice no GCode e colocou material na parte de dentro do tubo, mas estamos trabalhando agora para descobrir o problema.

Valeu Wagner!

 

É isso mesmo, para algumas peças é necessário gerar alguma sustentação. Nessa peça, nós criamos umas "mãos francesas" internas, mas o software acabou colocando mais do que o projeto. Hoje vamos fazer outras peças, depois eu posto por aqui.

Então, a máquina está sendo desenvolvida para isso mesmo, a galera criar em cima, aperfeiçoar, descobrir outros usos, etc. Espero que consigamos um valor final razoável, que permita que muita gente possa adquirir. Fico imaginando as doideiras que não vão surgir. Hehehehe...

 

Abraço!!

Galera,

 

Faz tempo que não postamos novidades da máquina. O problema é que estávamos fazendo um firmware do zero. O que estávamos usando era da RepRap, e estava dando uns paus no controle de temperatura.

O firmware ainda não está pronto, mas deu para fazer os testes abaixo. O Fernando Gil precisa de um break-out board para um sensor de cor BGA 3X3 (o que é muito f... de fazer). O sensor todo tem 2,2mm de largura!

Ainda não chegamos lá, mas com esses testes já deu para ver que SMD será possível de alcançar com a mecânica e firmware que temos hoje na máquina. :-)

Ah! Todo o GCode está sendo lido diretamente de um cartão SD.

 

Seguem imagens:

 

 

Galera,

 

Segue abaixo a imagem da placa com componentes SMD que o Victor Mello fez:

 

Esse é o resultado da placa fresada na máquina em 4 camadas. A broca é de 0.3mm.

 

A placa não foi roteada pensando-se nas limitações da máquina. Então, os 2 erros que ocorreram poderiam ser resolvidos configurando o Eagle para respeitar o espaçamento entre trilhas.

 

É isso aí! Mais novidades em breve.

 

Abraços!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço