Bom dia Pessoal, 

Gostaria de saber se teria como fazer a seguinte aplicação com o arduino:

- Fazer a dosagem de areia, pedra brita e cimento. Estes estariam em três silos diferentes. primeiro liberaria 100kg de cimento, depois 200kg de areia e por ultimo 300kg de pedra brita. Isto um Exemplo! Este material sairia de cada silo e cairia em uma esteira. Concluído a dosagem, ligaria um motor para misturar os componentes e ligaria uma outra bomba para dosar a água. Alguém teria alguma idéia? Estava pensando em usar células de carga devido ao peso.

Exibições: 1892

Responder esta

Respostas a este tópico

A animação poderia ser melhor, mas...

http://www.emeco.com.br/demonstracoes/funcionamento.asp?id=50

Opa, muito interessante essa ideia. Mas uma coisa que não entendi é como vou fazer a dosagem de tres componentes totalmente diferentes ( areia, pedra, cimento)?

Talvez me expressei mau. Assim, cada componente estará em um silo diferente. Então como vou saber se o silo 1 por exemplo liberou 100kg de cimento? o silo 2 200 kg de areia? Esta parte que não compreendi usando este sensor. Ou terei ele instalado no silo que irá fazer a mistura. Ele será instalado na lateral. Teria que ter 3 destes instalados? Mas se o componente não se espalhar uniformemente no silo? 

Juliano, considere, para a areia, um reservatório, um tanque de medida, e uma saída para o misturador. O transporte para o tanque é feito por correia, que despeja a areia bem no centro. Quanto menor o diâmetro do tanque no seu topo, onde cai a areia e em cuja lateral ficará o sensor, maior a precisão. Sabe aqueles baldes medidores-padrão de gasolina que o CNP exige que os postos de combustível tenham?

O mesmo para a pedra e para o cimento. Esses tanques terão, é evidente, tamanhos diferentes. Depois de cheios, será liberada a saída para o silo misturador e será aí a necessidade do ajuste fino para a mistura: a vazão dos materiais precisará ser tal que, na confluência das esteiras no topo do silo misturador, a mistura chegue quase homogênea. Imagino o misturador como uma grande betoneira. A regulagem do fluxo de água se dará depois de misturados os sólidos. Imagino pressão constante do fornecimento e válvulas aberto/fechado (como nas máquinas de lavar roupa), controlando-se o fluxo por unidades de tempo (aí começa a entrar o Arduino).

É como imagino a coisa, sempre por batelada, mas algo próximo de um fluxo constante ao longo do dia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço