Boa noite, estou com um projeto onde preciso usar um sensor óptico por barreira com arduino e já pesquisei um pouco e ainda não achei o melhor sensor pra esse projeto. Só acho o reflexivo, que não serve. Dá pra simular usando um laser relativamente forte alinhado com um ldr na outra ponta, mas queria algo mais robusto pois será usado em condições reais.

Quem puder me dar uma dica de qual sensor comprar, fico agradecido!

Exibições: 3112

Responder esta

Respostas a este tópico

Vou olhar amigo, abraços

O sensor tipo barreira é dotado de vários feixes emissores de infravermelho de um lado, chamado de barreira TX e a outra dotada de receptores infravermelho chamada de barreira RX.

A sensibilidade deste conjunto esta ligado diretamente ao número de feixes, as mais simples tem 36 feixes, a mais usada é de 72 feixes, são capazes de detectar a inserção de um dedo perpendicular ao feixe.

São muito usadas nas portas dos elevadores.

aham, mas gostaria de saber um modelo confiável pra eu trabalhar em condições reais, sob o sol mas com certa proteção à ele.

Qual as condições será usado ?

Ao ar livre, sob sol e chuva?

Qual a distância entre os sensores?

Veja os sensores da Intebras

http://www.intelbras.com.br/empresarial/alarmes/sensores

Boa tarde José, será sob sol. Se tiver chuva, dá pra resolver colocando uma proteção por cima. No meu projeto pensei em colocar um transmissor dentro de um cano de um lado e o receptor dentro de um outro cano do outro lado pra luz do sol não interferir, por mais que o sol esteja na sua posição do começo do dia e final do dia. A distância entre o transmissor e receptor será de no máximo 2 metros.

Esses são sensores de barreira para portão eletrico

Sensor de Barreira Infravermelho Ativo IRA-20 Tipo Cerca Virtual (30 metros) JFL

Não entendo o motivo de ter vários emissores e receptores. Não bastaria apenas um conjunto e refletir por espelhos?

A idéia dos canos pode ser melhorada. Que tal umas barras perfiladas de alumínio?

Grande abraço,

  'Eiju

mas será apenas um transmissor e receptor, só preciso acionar um atuador quando essa barreira for rompida.

grande abraço

Ok, então creio que se fizer com o perfilado (que é a mesma idéia do cano) ficaria mais fácil instalar o espelho (também protegendo-o) e ficaria bonito. O raio fará um zigue-zague até chegar no LDR.

Para proteger o conjunto, bastará um silicone em volta do LED transmissor e do LED receptor e uma caixa adequada para acomodar o circuito.

Boa sorte!

  'Eiju

Espelho , acho meio complicado. 

A potencia do led precisaria ser o dobro se não usar um transmissor e receptor. 

A distância de ida e vinda do raio é o dobro se usar espelho.

Mais sujeito à interferências.

Se for usar um laser o feixe deverá ficar alinhado com o sensor o tempo todo, qualquer tremor é capaz de desalinhar, o melhor seria alguns leds com direções diferentes (alguns milimetros de diferença de direcionamento) com uma lente para almentar a potencia e o foco e um único ldr, assim independente do alinhamento , mesmo se o sensor ou emissor se afastar centimetros para os lados não será necessario um reajuste.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço