Localização em uma peça dentro de um tabuleiro de jogo

Boa noite pessoal,

Seguinte, acho que como muita gente por aqui, to desenvolvendo um trabalho para conclusão de curso. Basicamente a minha proposta é baseada em Brinquedos de Programar. Geralmente estes brinquedos são utilizados sobre um 'tabuleiro'. A ideia é conseguir rastrear em qual parte do tabuleiro o brinquedo está, para assim conseguir criar interações com o ambiente em que ele está sendo usado. A suposição inicial era utilizar 4 torres, uma em cada extremo do tabuleiro, e então triangular a posição da peça dentro do tabuleiro, mas pelo que vi até agora, com RFID e Bluetooth, as opiniões não foram muito favoráveis.

Alguém tem uma sugestão de tecnologia viável para localização em uma área tão pequena?

Obrigado!

Att,

Marcelus Oldoni

Exibições: 2032

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelo, bom dia
Já pensou em utilizar o princípio do teclado capacitivo? Pelo que vi, o tabuleiro é dividido em quadrantes, onde cada quadrante poderia ser um "botão do teclado" onde a peça/brinquedo ativa esse quadrante. Fazer um sistema de toque capacitivo com Arduino é fácil.
Dá uma olhada neste vídeo, talvez te dê algumas ideias:
https://m.youtube.com/watch?v=Faxle4YazRE

Acho que esta tecnologia é realmente viável, mas precisaria de um arduino dedicado pra fazer essa leitura, e da forma que eu estou procurando desenvolver, vai precisar apenas do arduino do brinquedo. Assim sai mais simples e barato.

De qualquer maneira, obrigado pela ajuda!

Dá uma olhada no Primo, este brinquedo foi criado para ser programável e ensinar programação para as crianças.
Ele foi para o Kickstarter e conseguiu financiamento e já é comercializado:

http://primo.io/index

Esse Primo está no meu trabalho, eles chamam o brinquedo de Cubetto. Nesse momento estou pesquisando como funciona para aquela mesa que recebe as instruções reconhecer cada uma das peças diferentes.

Parece que usa variação de tensão, através de resistores nas peças. Cada tensão lida pelo arduino é referência para uma instrução.

Desta maneira, no meu projeto, colocar uma resistência diferente para cada célula, e deixar isso mapeado no Arduino do brinquedo. Então bastaria o brinquedo passar em cima da célula para fechar o circuito e ler a tensão daquela resistência. Unico viés desta solução é que necessita do contato físico para acontecer a leitura da tensão.

Bem interessante esse briquedo PRIMO Cubetto !

Olá pessoal,

Já que tem bastante gente dando sugestões aqui, resolvi dar o meu piteco também, rsss.

Que tal ter uma bola no centro de cada célula do tabuleiro onde cada célula possa ser identificada por uma associação de cores?

Pode ser uma combinação simples ou fazer uma matriz X, Y usando intensidades de R, G ou B.

Em cada peça, você poderá ter 1 ou mais sensores de cor e, de acordo com a intensidade de cada cor (poderá fazer combinações do R, G, B), cada peça enviará sua coordenada por meio de algum tipo radio frequência que desejar escolher.

Creio que ficará bem barato e tenho certeza de que funcionará facilmente.

Espero ter ajudado,

  'Eiju

Bom dia Celso,

Esta é uma das ideias que eu não tinha levantado anteriormente. Porém eu já consigo enxergar 2 empecilhos:

  1. Contato visual
    O brinquedo não segue um trilho fixo, então se a pessoa colocar ele sobre o tabuleiro um pouco torto, ele vai acabar percorrendo um caminho um pouco fora do lugar, e isso pode dificultar a leitura do que está bem no centro da célula
  2. Desenho do Cenário
    Cada tabuleiro tem um cenário desenhado, por exemplo: https://apriencia.files.wordpress.com/2012/11/bee-bot-tapete-granja...
    E neste caso, teria que inserir um desenho no meio de cada célula.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

Olá Marcelus,

Posso defender minha idéia mais um pouquinho?

  1. Contato Visual: A bola teria que ter o diâmetro de pelo menos 50% da largura da célula, assim, o sensor no meio da peça será capaz de ler sempre que a peça estiver dentro da célula.
  2. Entendi aqui que não se deseja "poluir" ou "descaracterizar" o desenho do cenário com as bolas. Neste caso, em vez de cores, seria necessário algo invisível. Sugeri as cores por ser uma solução barata. Caso possa investir um pouco mais, em vez de cores, cada célula deverá ter um tag RFID. O único Arduíno deverá se comunicar com cada peça através de comunicação serial com rádio frequência tipo XBee ou alguma solução similar mais barata. Cada peça deverá ter um leitor RFID. Ela deverá ler a tag mais próxima. Não sei qual o tamanho de cada célula mas creio que a peça poderá também servir de blindagem para permitir a leitura apenas da tag que estiver abaixo dela. Se tiver paciência e tempo, poderá desenvolver uma alternativa mais barata ao RFID, por exemplo: Colocar nas peças, circuito com filtro passa-banda no lugar do leitor RFID fazendo cada peça emitir uma frequencia distinta. Você irá ativar a leitura de cada célula individualmente. Aquela que retornar maior intensidade do sinal indicará o lugar da peça no tabuleiro.

Acabei de imaginar uma melhoria no item 2: Ao ativar cada célula individualmente, fazer com que ela alimente o circuito dentro da peça (mais ou menos como funciona as tags RFID ou aqueles carregadores por indução de celular) eliminando assim, a necessidade da transmissão pro Arduíno.

Dá pra desenvolver a ideia de várias formas, é só usar a criatividade, mas o principal está ai.

Boa sorte,

  'Eiju

Boa tarde Celso,

A tecnologia em que eu estou investindo para solucionar este caso é realmente o RFID. Acredito que o custo benefício é o melhor até o momento. Inclusive é uma das soluções que permite uma fácil escalabilidade.

Quanto ao desenvolvimento das alternativas mais baratas que você falou, acho que não terei o tempo hábil pra isso, mas pode ser realmente uma alternativa.

Obrigado!

Boa Tarde

Uma ideia que considero simples, seria instalar no brinquedo um circuito com um led infravermelho enviando dados e no tabuleiro colocar uma matriz de fototransistores receptores infravermelho que vão indicar onde está o brinquedo e a precisão pode aumentar caso instale no brinquedo uma matriz de, por exemplo de 9 leds infravermelhos que quando coincidir com a quantidade correspondente no tabuleiro pode informar o posicionamento... 

Creio que esta solução somente funcionaria para 1 peça no tabuleiro.

Celso, não desde que cada peça envie um código IR diferente para o tabuleiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço