Localização em uma peça dentro de um tabuleiro de jogo

Boa noite pessoal,

Seguinte, acho que como muita gente por aqui, to desenvolvendo um trabalho para conclusão de curso. Basicamente a minha proposta é baseada em Brinquedos de Programar. Geralmente estes brinquedos são utilizados sobre um 'tabuleiro'. A ideia é conseguir rastrear em qual parte do tabuleiro o brinquedo está, para assim conseguir criar interações com o ambiente em que ele está sendo usado. A suposição inicial era utilizar 4 torres, uma em cada extremo do tabuleiro, e então triangular a posição da peça dentro do tabuleiro, mas pelo que vi até agora, com RFID e Bluetooth, as opiniões não foram muito favoráveis.

Alguém tem uma sugestão de tecnologia viável para localização em uma área tão pequena?

Obrigado!

Att,

Marcelus Oldoni

Exibições: 2032

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcelus, me lembrei somente hoje. 

Você já ouviu falar sobre o instrumento musical REACTABLE? É fantástico !

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/reactable-instrumento-musica...

O principio de detecção das peças sobre o instrumento é realizado com reconhecimento de imagem feito por uma webcam. Veja os desenhos de cada peça. De acordo com o uso de uma peça e da posição que ela fica, o instrumento sonoro, a amplitude e o ritmo são alterados. 

Quem sabe você monta um tabuleiro sobre uma mesa com uma webcam por baixo???

José, eu não conhecia esse instrumento. E olha que eu já pesquisei bastante sobre instrumentos, mas o mais perto de um instrumento eletrônico que eu cheguei foi no Theremin.

Enfim, a sugestão da captura de imagem pra descobrir o posicionamento foi levantada no meu trabalho, mas ela não é uma opção muito barata, e um dos meus objetivos é o baixo custo, então acabamos dando preferência para o RFID.

Obrigado pela ajuda!

Você já pesquisou o preço de N sensores de RFID que vai precisar?

Talvez fique mais caro...

http://www.labdegaragem.org/loja/34-sensores/39-rfid/modulo-rfid-13...

Bom, eu já dei uma olhada em outros sites, e tem leitores bem mais baratos.

Um sistema de camera semelhante a este instrumento, ficaria inviável, pois o brinquedo é usado em cima de um "tapete" com ilustrações em cada célula, então não seria possível efetuar a leitura por baixo do tabuleiro. Outra alternativa seria uma camera em um pedestal filmando o tabuleiro para localizar o brinquedo, porém desta maneira, teriamos que tratar a presença de outros objetos no tabuleiro, e também de quando uma criança obstruisse a visão do brinquedo no tabuleiro.

Também seria necessário um Arduino a parte, para efetuar a leitra e processamento da imagem, e então depois passar essa informação para o brinquedo. Já com o RFID, o leitor fica no próprio Arduino do brinquedo, e lê a tag que está embaixo dele, depois consulta no mapeamento feito anteriormente, e descobre em que local está, e se deve agir de forma diferente.

Curiosidade - quantas células terá o brinquedo ?

Acho que vai ter que usar RFID mesmo...

A quantidade de células é referente ao tabuleiro. E acredito que para o meu projeto, vamos usar um tabuleiro de 4x4 ou 5x5. Ainda não foi decidido.

Pois é... já pesquisei bastante, e por enquanto o RFID é a melhor opção.

Pessoal, obrigado pela ajuda de todos até o momento!

Tenho mais uma duvida que talvez alguém aqui possa me ajudar.

No inicio do meu projeto, a ideia, já descartada, era de utilizarmos sensores ultrassônicos para localizar o brinquedo dentro do tabuleiro. A partir dessa ideia, chegamos no termo LPS, Local Positioning System, Sistema de Posicionamento Local. Porém, agora com RFID acredito que este termo não se encaixe mais, e até agora não consegui encontrar um termo ou uma técnica para definir este posicionamento do brinquedo dentro do tabuleiro.

O termo mais genérico, Positioning System, existe no Wikipedia americano, mas lá não tem referência nenhuma, e citar o Wikipedia num TCC é bem complicado.

Enfim, espero que alguém tenha alguma ideia pra me ajudar. Preciso deste termo pra ser o título do meu trabalho, e poder definir na fundamentação teórica, etc

Obrigado!

Att.

Marcelus Oldoni

Vc precisa usar microcontrolador ou pode ser PC ?

É apenas "uma peça" ? 

Veja esses videos:

https://www.youtube.com/watch?v=5s5EvhHy7eQ

https://www.youtube.com/watch?v=I9v7GGVi2aY

https://www.youtube.com/watch?v=l3VJWfRtc-o

Se precisa ou prefere um microcontrolador acredito que o ultrasom seja sim uma otima opçao.

O brinquedo de programar possui um Arduino próprio para receber as instruções da criança e as executar. Não há uso de PC em nenhum momento.

O brinquedo é sim apenas uma peça.

Muito interessante os vídeos, mas já abandonei a ideia dos sensores ultrassônicos e estou focando bem no RFID. O sensor ultrassônico ficou muito sucessível a interferência dos braços das crianças que estão brincando, ou de objetos que podem ser adicionados ao cenário do brinquedo.

Obrigado pela ajuda!

Pode utilizar um tabuleiro vazado, e embaixo de cada peça voce coloca uma cor fluorescente diferenciando uma da outra, e um sensor RGB fazendo uma varredura no tabuleiro assim vc pode reconhcer cada peça pela cor.

O tabuleiro do jogo geralmente tem um cenário desenhado... aí fica fora de mão fazer vazado.

Segue um exemplo de tabuleiro que eu digo: 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço