Pessoal bom dia !

Estou iniciando em Arduino e tenho como objetivo inicial a automatização do meu quarto, com integração a televisão, luz do quarto e a conexão do arduino com a internet. Tenho muito a caminhar ainda mas estou querendo saber por onde começar e o que devo comprar (qual o melhor modelo, relés etc.) para iniciar este projeto, estou muito focado e tenho grandes objetivos ! Fico no aguardo.

Obrigado !

Exibições: 803

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Gabriel, de início esse não é um projeto fácil mas é desafiador, e isso é muito bom já que são os desafios que ensinam. A automação requer uma lógica muito bem estruturada, chega a um ponto que que o arduino não consegue fazer tudo que você quer e então você têm que fazer duplas, como , ele não consegue ligar a televisão ao mesmo tempo que verifica se está calor para ligar o ar condicionado e espera um comando seu para apagar a luz. minha dica é para que de início separe as coisas por pares como televisão e luz, internet e bluetooth, e crie uma rotina de verificação para que ele não fique parado dentro de um if esperando um comando, e fique lá eternamente, relés aconselho você a comprar os de estado sólido, assim não vai ter partes mecânicas não vai ter a necessidade de uma fonte extra de alimentação economizando energia, (pesquise se necessário RELÉ DE ESTADO SÓLIDO) para internet um wiznet 5011 é um bom módulo e compatível para vários modelos, agora uma dica, o arduino muitas veses usando um codigo grande e o ethernet ele é instável, insira no código um WATCHDOG é uma verificação dentro do codigo que faz o arduino quando der pau ou travar ou algum problema que ele pare de responder , o watchdog vai resetar ele e tudo vai começãr do zero.

João , muito obrigado !

Vou pesquisar a respeito do RELÉ de Estado Sólido e vou separar tudo o que quero em relação a televisão/luz internet/bluetooth.

Obrigado.

Não entendi o objetivo prático do projeto.

Não tenho nada a ver com isso, mas gostaria de entender  para poder ajuda-lo.

Você quer ligar os dispositivos através da WEB ? 

Tudo depende de quanto pretende gastar. 

Se quiser o menor custo, compre o Arduino mais barato.

Eu gosto do Arduino Nano pois dá para monta-lo em um Protoboard. 

Veja o Garagino também.

Placa de relés, vai depender de quantos precisará. Se puder monte você mesmo uma placa.

Veja antes a especificação do relé, para saber se é compativel com a corrente do dispositivo a ser controlado.

http://www.labdegaragem.com.br/loja/schem/ReleShield.pdf

Modulo de Ethernet , tem alguns, mas procure o que funcione melhor. 

Já vi algumas reclamações sobre modulos ethernet. 

José, bom dia ! Faltou a parte de voz. O meu objetivo é controlar luz, televisão e ventilador através de comandos de voz e a conexão à internet será para

Argel, vou pesquisar a respeito destes modulos que me passou ! o ASSISTENTE BR 2 é o que? como ele funciona ?

Obrigaod.

Interessante cara ! Pretendo fazer isso para ligar/desligar televisão,luz do quarto e ventilador do meu quarto.

Mas para penso em fazer com o módulo Easy VR, vou pesquisar e dar uma boa estudada. Em respeito ao modelo do arduino,qual seria o melhor em custo beneficio?

Obrigado Argel !

Você poderia me passar algumas lojas? Você acha que para este projeto o UNO suporta? 

Comandos de voz, ligar e desligar  tv/ventilador/luz e a conexão ethernet.

Então preciso de um Arduino UNO + Shield Ethernet + Modulo Easy VR ?

O kit tem qual finalidade? 

Ok Argel ! Muito Obrigado. Vou pesquisar pelo equipamento necessário e quando começar o projeto posto sobre o andamento do mesmo.

Obrigado pela ajuda Argel.

Como você pediu, são sugestões, com todo respeito ao comentários e sugestões dos colegas, os aparelhos que foram citados são sugestões de aparelhos para você testar e aprender a trabalhar com eles, por exemplo, o Easy VR é muito bom mas aceita um número limitado de comandos e em inglês, e são comandos pré definidos, se você falar pra ligar a luz ou é ligar ou desligar e não ligar luz da cozinha ou desligar luz da sala em 10 minutos, um programa android bem feito conseguiria fazer isso, uma vez um professor de Ciência da Computação da minha cidade também garagista comprou um módulo que aceita uma matriz de comandos, por exemplo:

LIGAR   DESLIGAR   ABRIR    FECHAR

PORTA   JANELA    GARAGEM     LUZ

COZINHA  SALA  QUARTO   BANHEIRO

Então se você disser LIGAR LUZ QUARTO ele entende perfeitamente e executa, lógico, tudo  depende do código.

pra cada palavra é gerado um código exadecimal que deve ser comparado em uma sequencia de if.

um fator importante também, o nano é mais barato mesmo, mas se vc precisar de colocar um SD card, serão 6 pinos utilizados, o ethernet utilizará mais 5 se não me engano, já foram 11, um sensor de temperatura talvez se for usar, usa uma porta analógica, suas PWM já era, vc prcisará usar um rtc talvez para controle de tempo, ai já era, portas, então não procure por preço, mas pelo que você vai saber, se vc souber muito compre um que irá suportar o que você tem para por em prática ou um que suporte o que você quer aprender.

um servidor local PHP é bacana, dá pro android fazer o trabalho bruto (ouvir você e transformar para palavras) e o PHP refina e trata os dados e envia pro arduino que executa, assim você poderá até falar o canal e o volume da tv que tudo ficará perfeito,

exatamente após este video pensei no projeto. Estou querendo fazer exatamente o que ele fez.

Em um projeto assim os componentes são importantes mas claro, quem aprender a trabalhar com um easy vr dá um grande passo, e um uno é sim suficiente, aliás, quando não for suficiente ele vai ter a oportunidade de aprender usar o PCF8574 e outros que só irão complementar a aprendizagem, eu não sei usar o easy vr mas só li um artigo que dizia aceitar apenas comandos em portugues e ser muito sensivel (não tolera ruidos externos) mas de lá até aki devem ter as atualizações que mudaram o jogo, um uno dá pra fazer muita coisa, uso um duemilanove e já fiz milagre com ele, minha dica é FAÇA TODO O CIRCUITO E DEPOIS PASSE PARA UMA PLACA SÓ, FAÇA A PCB E MONTE O ATMEGA328 NA PCB, EVITE PROBLEMAS DE MAL CONTATO, JUMPERS, E CONCTORES, isso lhe dará um estudo muito bacana. falou

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço