Ligando e desligando uma tomada por tempo programado(UNO).

Olá galera, será que teria alguém que pudesse me ajudar com um projeto? É um seguinte, sei que para isso bastaria somente comprar um temporalizador, mais a questão é que eu tenho um UNO e um NANO sem utilidade aqui ok? Queria que alguém me ajudasse a programar o uno para ligar e desligar a luz do meu aquário, todos os dias ligo as 7:00 e desligar as 19:00  as vezes saio e demoro a retornar em casa, caso alguém consiga realizar esse projeto e acrescentar um display só pra dá um enfeite eu tenho um 16x2. Agradeço!

Caso alguém se habilite a mim ajudar, me informe o que eu preciso e principalmente: O código.

Exibições: 1148

Responder esta

Respostas a este tópico

Aqui na cidade já tem um fotocélula que está saindo muito fui comprar e já tinha acabado, mais fizeram pedidos.. ele aciona após escurecer, em pesquisas que fiz encontrei até projetos simples com led para SIMULAR a luz da lua no aquário. mais para o meu não sei se ficará legal, vou montar, testar e postarei.

o que vc quer fazer exatamente, amigo?

Quer que ligue e desligue em tempos pré-programados? vá de arduino+RTC+relê. É barato, é simples, e não tem erro: mandou ligar num determinada hora, ele liga. Mandou desligar numa determinada hora, ele desliga. Funciona como se fosse um timer, do jeitinho que vc escreveu no tópico de abertura

Quer acender a lâmpada do aquário conforme a claridade do dia e desligar quando anoitecer, pra simular luz natural? Vá de LDR. Só cuide para que o clarão da lua cheia ou o acender de lâmpadas do ambiente onde está o LDR não cause acendimentos indesejáveis. Dias nublados e com baixa luminosidade também irão interferir, então precisa trabalhar bem com os parâmetros de leitura do LDR. Vc terá que ir aperfeiçoando com o tempo até chegar numa parametrização adequada.

Já se quiser trabalhar com foto-célula, tipo esses que ligam poste de iluminação pública ou totem luminosos de comércio, eu não sei como faz pra inverter o funcionamento, pois pelo que eu entendi vc quer que a lâmpada ligue durante o dia e apague a noite, mas esses relês com foto-célula farão o contrário do que vc quer. Mas tenha em mente que se vc já tem um arduino, fica mais barato vc adquirir o relê shield + rtc ou relê shield + ldr do que vc comprar tal relê com foto-célular. Esses equipamentos custam aqui na minha cidade por volta de 30 a 50 reais. Fora que vc vai perder o oportunidade de não fazer via arduino.

Eu particularmente me sinto bem mais graticado quando consigo montar um projetinho com arduino. Dá a impressão que vc é quem está no controle das coisas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço