Eliminando capacitores em circuitos redutores de tensão

Surprised Boa noite. Tenho um projeto que preciso reduzir uma tensão de 9v para tres tensões diferentes em paralelo (6, 5 e 3V).Estou usando para tal os transistores 7806, 7805 e o LM1117D respectivamente. peguei uns esquemas de circuitos redutores de tensão na internet e todos eles tinham capacitores para retirar ruídos tanto na entrada do circuito quanto na saída. Só que esta acontecendo uma queda de tensão na bateria muito brusca e na saída do circuito, ao invés de sair os 5v continuos, vai caindo a tensão abruptamente até chegar em 1,5V mais ou menos.Isto acontece com todos os circuito redutores.Fiz um teste de retirar os capacitores de um dos circuitos e liguei sozinho e melhorou 100%. Alem de conservar a tensão de saída no circuito e não ter nenhuma oscilação, não descarregou mais a bateria.Alguém poderia me instruir se devo retirar todos os capacitores de todos os circuitos? Isto poderá ocasionar ruido para os dispositivos que quero alimentar? existe alguma outra forma de evitar as perdas de tensão sem retirar os capacitores?Fico no aguardo, obrigado.

Exibições: 836

Responder esta

Respostas a este tópico

Sergio,

Os capacitores associados a reguladores de tensão na saídas funcionam como  filtros para evitar ruídos elétricos indesejados, geralmente se colocar um de 100pf outro de 100nf e um de 100mf, os três na saída, ira obter uma grande imunidade contra ruídos e evitar disparos erráticos, se postar o circuito aqui, desenho a mão livre ou como seja ficara mais fácil de analisar.

Um abraço!

Preciso necessariamente colocar estes três capacitores na saída? E quanto a queda de tenção na saida dos circuitos e na bateria?

Como ligou os CIs?

Em paralelo? Todos os terminais de entrada dos reguladores no positivo da bateria?

Ou em série? O terminal de entrada do 7806 no positivo da bateria de 9V, o terminal de entrada do 7805 na saída do 7806 e o terminal de entrada do LM117D(3V3)?

Sergio,

Eu aconselho que sim, que coloque os capacitores, os motivos tal como o Wiechert abaixo explicou são óbvios, não é normal que aconteça isso se esta tudo ligado corretamente tal como se deduz do seu desenho, concordo com o Wiechert que pode ser algum ou até mais de um capacitor em curto que poderia estar causando o problema, visto que você menciona que ao retirar os mesmos tudo funciona adequadamente, veja também (Erros humanos são os mais comuns) se esta colocando a polaridade correta, as vezes o símbolo confunde ------ e ++++ , mas se deixar sem capacitores pode vir a ter problemas depois, imagine que o fabricante conta que estes sejam colocados para o bom funcionamento dos reguladores.

Um abraço!

Olá,

Da forma como você expôs o problema ("esta acontecendo uma queda de tensão na bateria muito brusca e na saída do circuito"), me parece plausível que a causa do problema seja algum capacitor com defeito... talvez um algum deles esteja com fuga ou com curto entre os terminais. 

Não é recomendável o uso destes reguladores sem os capacitores, eles são muito importantes para a qualidade da energia fornecida e para a estabilidade do circuito. Estude o datasheet.

Abraço.

 Wiechert  boa noite.

Os redutores de tenção foram ligados em paralelo, egue anexo os esquemas dos cirucuitos redutores de tensão e o esque de ligação no geral

Anexos

Com um teste de continuidade consigo verificar se tenho algum capacitor em curto.Continuidade é adequado para efetuar este tipo de teste em capacitores?

Para teste estático, o ideal é que seu multímetro tenha capacimetro, em todo caso, se não tem, como o seu problema é saber se estão em curto, coloque seu multimetro para ler diodos, símbolo do diodo que geralmente esta associado ao buzzer, se não tiver, coloque na de leitura de ohms baixa, e aplique cada ponteira do multímetro em cada terminal do capacitor, em nenhuma hipótese, o multímetro deve acusar (ler) zero constantemente, pode até começar com zero e seguir subindo rapidamente e vice versa, (carregar e descarregar o capacitor) mas não ficar em zero constante, se for assim ( Zero continuo), pode ter certeza que esta em curto, não é a maneira exata de testar, mas na pratica, da para saber se esta em curto ou não. Um sintoma típico a olho nu de curto por inversão de polaridade na ligação, é o estufamento do capacitor.

Os capacitores eletroliticos ligados com polaridade invertida se comportam como curto, será que vc não ligou algum invertido ?

Observe bem qual é o positivo e qual o negativo.

Os capacitores são desejáveis e não provocam nada parecido com o que vc está relatando, a menos que estejam queimados ou invertidos. Normalmente só eletroliticos queimam, e só se forem submetidos a inversões ou sobretensões.

Verifiquei os capacitores e fiz os testes necessários e todos estão ok.Fui em um outro fórum e um cara me sugeriu que somente em circuitos com fontes chaveadas ou ligadas a um transformador é que geram ruidos nos circuitos.Se for circuitos ligados a baterias, não ha necessidade de ligar capacitores como filtros...É isso mesmo? gostaria de confirmar esta informação.Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço