RESOLVIDO: Como fazer 2 sensores diferentes trabalharem no mesmo Arduino?

Boa tarde,

Estou trabalhado com sensores de temperatura e de fluxo de vazão de água, e gostaria que os dois sensores trabalhassem juntos em um Arduino.

Eles estão ligados a portas digitais, o sensor de fluxo na porta 2 e o sensor de temperatura na porta 10, estão usando as duas entradas terra que o Arduino suporta, e o 5v está sendo dividido para os dois sensores.

Fiz o sensor de fluxo funcionar e abri na COM7, depois fiz o mesmo com o sensor de temperatura e abri na COM 7 também, pois eles não abrem em outras portas serial.

Mas gostaria que os dois funcionassem simultaneamente e em portas serial diferente, alguém sabe me dizer o que precisa ser feito?

Já tentei fazer com que o Arduino lesse primeiro um e depois o outro mas não funcionou, preciso da ajuda de vocês.

Desde já agradeço.

Exibições: 6484

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Marcelo,

É justamente assim, se lê um depois o outro, pode rolar de ter que precisar colocar um delay entre eles, mas é por ai.

Mas pra te ajudar melhor, posta seu codigo pra ser analisado pela galera.

Olá Weider,

Tentei fazer assim de novo, mas quando vou abrir a segunda serial a primeira fecha, e consigo manter somente uma aberta. OK vou postar meu código como um comentário. Valeu

Deixa eu ver se entendi, você quer exibir as informações dos sensores em janelas distintas no PC, tipo abrir dois monitores serial do arduino?

Isso Gabriel, abrir uma porta serial para um sensor e outra porta serial para o outro sensor.

Sabe se tem como?

Tem sim, porem você tem que usar outra porta USB, porque desse jeito são praticamente dois equipamentos distintos ligados ao PC, por portas COM diferente, isso porque só é possível uma conexão serial por vez para a mesma porta. Mais pq vc quer exibir em janelas diferentes?

Ah entendi, mas porque na verdade são sensores diferentes, e se eu colocar só em uma porta, como eu faço se a programação é diferente??

não tem problema serem sensores diferentes não cara, você pode por exemplo realizar primeiro a leitura do sensor de vazão, enviar pela serial, e logo apos, ler o de temperatura e enviar pela serial, se quiser posta seu código aqui que fica mais fácil de entender e mais fácil ajudar 

Se postar no www.pastebin.com  e colar o link aqui, fica fácil te ajudar e interagir no seu código, só com perguntas e respostas fica difícil.

Você quer fazer algo do tipo? https://www.youtube.com/watch?v=mmjF0rdJaBw mas ler no MS?

Abs.

Gabriel, quando tentei fazer isso ele me da somente o valor de um dos sensores na porta serial, devo estar fazendo algo errado, mas ainda não sei o que é.

Carlos e Gabriel, segue o link com os códigos: http://pastebin.com/XxHFQyRY 

cara, você pode juntar os dois programas em um só. como você está subindo ele para o arduino?

Não sabia que podia, vou ver isso então, tem alguma dica de como juntar os dois? O intervalo de leitura pode aumentar sem problemas.

Boa tarde Marcelo

     o serial monitor do arduino é somente para você executar teste se você for precisar separar as informações em janelas distintas creio que você vai ter de fazer seu aplicativo serial para isso, tipo você teria de cria um procolo de envio pela seria e quando chega a mensagem do primeiro sensor o seu programa escreve na tela A e se chega informação do segundo sensor o seu programa coloca na tela B. 

    Outra forma seria se você estivesse utilizando o Mega ele possui duas seriais se eu não estiver enganado, ai você consegue abri separadamente, só para você entender a seria é diferente da ethernet que consegue se comunicar com varios clientes simultaneamente, a serial consegue se comunicar com um cliente por vez, para falar com o outro cliente tem de encerrar a conexão e abrir uma nova com ou outro cliente.

     Não sei se consegui passar a ideia mas é dessa forma, 1 para 1, não tem broadcast em serial.

     Você conhece .Net? se conhecer posso te mandar um exemplo de leitor serial para você utilizar no lugar o monitor do arduino.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço