Bom galera... tenho um rele ligado num interruptor three way de modo que se eu ligar pelo rele posso desligar pelo interruptor e vice-versa. Pensando desse modo como faço para que o Arduíno receba que a lampada está acesa? se eu verificar pelo output verificarei se o rele esta atuado... n se a lampada esta acesa... alguém tem alguma sugestão???

Exibições: 4838

Responder esta

Respostas a este tópico

Nunca teste, mas creio que funcione. não custa tentar pq o sensor de efeito hall é muito mais barato que o de corrente

Obrigado por falar desse sensor... pode ser q ele seja a solucao... vou pesquisar melhor sobre ele. Vlw

Mas como vou ligar se já vem com 5v?

Não sei bem se intendi sua duvida, mais coloque na saida do rele que alimenta a lampada, em paraleo a ela , um resistor e um led, e no Anodo do led voce coloca em uma entrada digital do arduino, sabendo assim se a lampada ta acesa ou nao, pois o led acendera junto com a lampada,basta deixar o led escondido , ou ate mesmo se preferir em vez de usar o led faça um divisor de tensao apenas.

Eduardo se seu interesse é apenas saber se está ligada ou não, ou seja, saber se tem corrente circulando no condutor de alimentação, não lhe interessando saber a intensidade desta corrente, não precisa usar o sensor de efeito hall indicado pelo pessoal. É uma solução, mas há soluções mais baratas.

Você pode usar um sensor Reed Switch. É uma chave magnética muito simples encapsulada em uma ampola de vidro. Como ela funciona? Qualquer corrente produz campo magnético, com um determinado nível de intensidade deste campo, a chave fecha seus contatos. Assim, você pode introduzir uma fonte de tensão em uma ponta da chave (5V para o arduino) e a outra ponta ligar a uma porta do arduino, passando é claro por um resistor para limitar a corrente a uma intensidade adequada. Uma vez precisei de um driver embutido no eixo de um motor de indução trifásico acionado por um inversor que media constantemente sua velocidade, um driver desse é caro, então fiz um arranjo de reed switch e imãs dispostos simetricamente no espaço para ler sua velocidade em rpm. Veja esse link do Newton Braga para maiores detalhes:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3860-mec089

- Vantagem do reed switch: Ele é um contato mecânico, é muito robusto. Outro ponto muito positivo na minha opinião é o preço, aqui na minha cidade compro por R$ 2,00 reais. =]

- Comportamento do Reed Switch na presença de corrente contínua (DC): A corrente DC produz um campo magnético continuo. Assim o sensor fecha enquanto houver o campo.

- Comportamento do Reed Switch na presença de corrente alternada (AC): A corrente AC produz um campo magnético também alternado, variando 60 vezes por segundo (60Hz). Assim o sensor abre e fecha 120 vezes por segundo, correspondente a cada semi-ciclo da onda senoidal.

Assim, é recomendável dar um tratamento diferente a cada tipo de corrente que deseja trabalhar. Pq seria muito ruim causar um tratamento de interrupção 120 vezes/seg, uma vez por segundo basta!

Para finalizar, outro ponto importante: Ele é acionado por uma determinada intensidade de campo. Não existe uma definição teorica para essa intensidade, é empírico mesmo. Assim, você tem que usar uma técnica que usam nos transformadores: espiras. Ou seja, para uma lâmpada de 60W, com 220V, circula uma corrente de 270mA. Assim seria necessário algumas voltas do fio em torno da ampola do sensor para produzir uma intensidade de campo suficiente para fechá-lo. Creio que umas 4 a 6 voltas bastam.

Boa sorte, abraço.

sugiro o uso de opto acopladores bidirecionais tipo o H11AA1 + um resistor de 33KRx3W, como na figura abaixo:

eu só colocaria um capacitor de 10uF na saída deste circuito pra que o sinal não fique pulsante...

espero ter ajudado!!!

com isso vc isola o circuito de alta tensão do circuito do arduino!!!

Legal Angelo

Utilizo esse método na minha automação a quase 2 anos e está funcionado perfeitamente, fácil de fazer com optoacoplador e atende bem...

Consigo saber se tem alimentação na lampada então para o app e arduino a lampada esta acesa (agora se a lampada estiver queimada isso vai trazer um falso positivo, mas como a lâmpada queimar é bem difícil preferi usar esse método que foi mais fácil e rápido, como já havia dito estou utilizando a quase 2 anos e ainda não queimou nenhuma lâmpada).

Abs.

Bom dia Leandro.

Achei, essa, uma forma elegante, mais tem uma mais simples, usar um rele com a bobina de tensão igual da rede em paralelo com a lampada e os contatos seriam o status se a lampada ta alimentada ou não.

Abs.

Desculpe a pergunta tardia(somente vi o assunto seu hoje).

Você comanda a lâmpada remotamente como? Wifi, bluetooth, etc.

Estou fazendo (rudimentarmente) acender uma lâmpada de casa a partir de meu escritório (remoto).

Usei

1. arduino + ethernet shield + relê para acionar botão, em outro arduino, com transmissor de RF.

2. attiny + receptor de RF + relê junto à lâmpada a acender.

Até agora funcionou.

Daí surgiu a dúvida:como saber se lâmpada está acesa? Deixei apagada mas e se  alguém a acendeu?

Porisso entrei no assunto.

Você acha muita loucura? Vale a pena ou é diletantismo?

Isso existe comercialmente mas não procurei saber como funciona.

Você saberia responder como é o comercial?

Obrigado e um grande abraço

Você deseja saber se a lampada esta realmente acessa ou esta acionada pelo interruptor?

Se esta acionada pelo interruptor

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço