Boa tarde galera, 

ontem chegou da china um arduino nano v3 que comprei pelo Deal Extreme. Ontem quando fui testar ele com o exemplo Blink deu o seguinte erro: avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding 

Pesquisei na internet e achei no mesmo link em que comprei ele, o cara falando que não veio com o bootloader. E passou o seguinte link para gravar o bootloader: http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

Fiz como esta falando no tutorial liguei todos os pinos corretamente. E novamente mais um erro apareceu: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x15

 

Procurei na internet, e alguns dizem para colocar 3 x 330 ohm entre 5V e Reset, e outros dizem para colocar um capacitor de 10mF entre o reset e gnd. Fiz das duas formar e o erro era o mesmo.

 

Alguem tem uma ideia de como gravar o bootloader no arduino nano v3.0? Pelo os exemplos que citei nenhum funcionou, o arduino nano tem os pinos de ICSP como o do duemilanove. Se alguem tiver uma ideia que funcione e que não gere custos altos, poste aqui. 

Muito Obrigado!

Camilo de Lellis Barreto Jr.

Blog: http://roboticlabview.blogspot.com

Exibições: 19949

Responder esta

Respostas a este tópico

É possível usar toda esta parafernália para gravar Bootloader no Garagino? Alguem já tentou? Pode testar e colocar o resultado (ou a "Epopéia")? Obrigados.

Garagino é praticamente um standalone. Gravar bootloader nele é só usar o procedimento padrão especificado no tutorial Arduino como ISP.

Pessoa, com o Pro Mini alguem teve este problema? Tenho 3 aqui, todos da DX e nunca ouve este problema.

Olá Jonatas.

Fiz esta pergunta porque tenho a intenção de fazer um shield para gravar o Garagino diretamente em um soquete ZIF, e surgiu a dúvida: Os sinais e cristais não vão "criar problema"???? Pois a idéia é fazer tudo sem ter que "entortar" pinos tirando e pondo nos soquetes da placa do Garagino/Arduino. Entendeu?

Veja:

Não, não...  Na verdade, como podes ver nesse tutorial do site oficial, o circuito é necessário. Não tem como gravar sem o oscilador, seja ele um cristal externo ou o clock interno:

http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP

Camilo, tuas legendas estão trocadas, o microcontrolador a ser gravado é o superior. E o capacitor vai no gravador (inferior).

Queria saber posso gravar o bootloader em um nano utilizando o arduino leonardo, estou seguindo o tutorial nas mais esta dando este erro:

Error Wuile burming gootloader.

avrdude: stk500_gestsync(): not in sync: resp=0x00

Segue o tutorial me ajudou bastante também estava com esse problema 

https://www.youtube.com/watch?v=DCAsiO29PmE

O vídeo do link não carregou pra mim... Mas resolvi o poblema aqui instalando esse driver no computador:  (http://www.circuitattic.com/home/5-site-news/2-nanodriverfix.html)

Depois reparei que no rodapé do IDE, onde aparece o modelo de arduino reconhecido, aparecia a placa UNO. Então no menu (tools/board) selecionei a placa nano que estava conectada e funcionou legal sem capacitor. A proposito quando segui o tutorial que sugere o capacitor no reset o computador chegou a dar erro e mostrar tela azul.. bizarro.. 

Testei gravar do proprio arduino nano v3.0 para outro nano e não deu certo, alguém conseguiu ou não dá certo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço