REVOLUÇÃO - Acessando a internet com arduino por apenas R$ 6,50

Ae galera,

    O lance ainda tá em fase BETA,   mas já sem site e video no youtube.

    Como todos sabem shields e modulos pra acessar rede ethernet ou wifi pelo arduino são bastante caros, em boa parte das vezes acima de duzentos pilas.

    Bem, venho estudando os modulos transceivers NRF24L01 (eles tanto são emissor como receptor) e essa semana me deparei com algo incrivel.

    Lançaram uma biblioteca (ainda beta)  pra ele, que possibilita que esses baratissimos radios(no mercado livre eu comprei varios por R$ 6,50 cada)  possa acessar a ethernet, ou seja, acessar redes de dados e possívelmente a internet.

    Isso é uma revolução, pois se confirmado, abre paralelos pra automação de baixo custo como nunca se viu antes.

    Deem uma olhada nesses link:

    Esse é o site oficial da biblioteca :  

               https://github.com/TMRh20/RF24Ethernet

    Aqui você pode ver no youtube um exemplo filmado:

               https://www.youtube.com/watch?v=rBAIqAaRu0g      ( o titulo é RF24Ethernet - TCP/IP for nrf24l01+ radios over RF24Network )

     Pra quem não conhece os nrf24l01 tá aqui uma imagem deles:

VERSÃO BASICA ( atinge 100m )

VERSÃO NRF24L01+PA+LNA COM ANTENA EXTERNA DESTACAVEL ( atinge 1.000m) 

VERSÃO NRF24L01+PA+LNA COM ANTENA CERAMICA (  atinge 1.200m )

    Mas não fica por ai:

    A comunidade internacional tá abraçando esses modulos, e estão criando bibliotecas com as mais variadas funções, dando um poder incrivel a eles, como por exemplo:

RF24NETWORK -  Possibilita a criação de redes de sensores.

RF24AUDIO - Possibilita a emissão e recepção de audio atraves desses modulos, ou seja, dá pra criar um walkie talkie, ou até quem sabe mesclar voz com dados.

RADIOHEAD - Possibilita a criação de redes mesh, assim como fazem os xbee.

e agora RFETHERNET - Possibilita acessar redes de computadores.

Galera, tô pensando em abrir um grupo de estudo pra poder trocarmos ideia sobre esses modulos, o que acham ?

Exibições: 2522

Responder esta

Respostas a este tópico

GALERA,   GRUPO CRIADO

   http://labdegaragem.com/group/nrf24l01

  Porem, tá dizendo lá que " Este grupo está aguardando aprovação."   logo, não sei ainda se dá pra se cadastrar,  tentem ai,  que vou começar a produzir material e colocar lá do que já consegui fazer.

Ta como aguardando aprovação. Mas aparece uma mensagem para enviar um relato eu enviei pedindo o que precisa para ativar o grupo.

Galera,

Parabéns pela iniciativa. Grupo aprovado!

Abraços!!!

Cara, fiquei bastante interessado! principalmente, porque faz um projeto que estou envolvido ser ˜˜˜mínimo˜˜ Podemos ir trocando figurinhas!?

allandavid.projetos@yahoo.com.br

Excelente ideia, ainda não coloquei a mão nesses módulos mas tenho interesse nessa área de RF com arduino.

Marcelo vamos fazer o Garagino RF com o NRF24L01 integrado!

Boa ideia Paulo,

   O grupo já esta aberto, acabei de disponbilizar duas postagens, um com um tutorial com um shield pra você mesmo fazer pra usar esses modulos com o uno sem problemas de montagem, e no outro disponibilizo o link para um tutorial justamente ensinando a fazer placas de circuito impresso de forma facil.

   Vamos se cadastrar e estudar galera.

Bom dia, acompanho seu trabalho, muito bom. Tenho uma dúvida. Tenho um projeto de acender um rele com 2 nrf24l01, tudo funciona perfeitamente, mas quando troco um dos nrf24l01 por um nrf24l01+pa ele alem de não funcionar ele trava até o projeto antigo que sao 2 nrf24l01 (normais). Não sei pq. Trava de uma tal maneira que mesmo eu montando o projeto como mencionado no começo com 2 nrf24l01 ele nao funciona mais. Depois de alguns dias eu tento de novo com os nrf 24l01 e da certo. Aí se coloco um dos dois com antena pifa tudo de novo. Pode me ajudar?

Olá Juliano,

    Cara, que bom que você gosta das colaborações que podemos dar ao pessoal, esse feedback é bem legal, inclusive pra o ego kkk.

   Bem, vamos lá, existem algumas causas possíveis pra seu problema, as que me vem a mente são:

PRIMEIRA - Os NRF24L01+PA+LNA são como dois modulos em um, ele tem uma parte chamada de lançador, que consome bastante energia.

     Em geral 90% de todos os problemas com os pa+lna são por insuficiencia elétrica.

     Primeiramente, jamais alimente os radios com os 3.3v vindos do arduino, a corrente é suficiente apenas pra alguns exemplos do NRF24L01+,  porem, pra o PA+LNA que é mais parrudo,  vai dar problemas, logo, use alimentação externa.

    Porem, não existem de forma facil fontes de 3.3v e eles são intolerantes a 5V,  logo, uma dica é pegar uma fonte de 5v boa,  algo como uns 5A e meter um regulador de tensão bom que a depender do projeto pode ser um LM317 e se não resolver um LM350.

   Mesmo assim, não esqueça NUNCA do capacitor entre o VCC e o GND soldador diretamente no modulo.

A SEGUNDA POSSIBILIDADE -  Os nrf24l01 ficaram famosos,  e tudo que fica famoso vira alvo da pirataria, logo, a minha dica é sempre ter mais modulos do que você vai usar, e comprado de fornecedores diferentes, já aconteceu comigo, de modulos absolutamente iguais, mas comprados de fornecedores diferente tiveram desempenhos diferentes.

   Bem, tenta ai e compartilha o resultado.

Amigo, obrigado por responder não são todas as pessoas que dão esse feedback. Vejo em outros site seu nome e fiquei honrado em ser ajudado por você. è toda verdade. Muito obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço