Autores:

Biografia Ana:  Natural de Curitiba, é professora de sistemas embarcados (Inatel / ETE FMC) e atua profissionalmente com tecnologia há mais de 15 anos. Técnica de eletrônica (ETE FMC), gradou-se Eng. Elétrica (Inatel) e mestre em Eletrônica Aplicada (ITA). Complementarmente, coordena alunos em projetos e pesquisas.

 Biografia Wellington:  Wellington Cassio Faria é técnico em Eletrônica pelo CEP Brazópolis (2010). Cursa Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, realiza pesquisas na área de agrometeorologia e é professor voluntário de programação, algoritmos e robótica no projeto Inatel Cas@viva.

Biografia LC: Luiz Cláudio de Andrade Jr nasceu em Barra do Piraí – RJ, é técnico em Telemática pela ETPC – Volta Redonda. Estudante de Engenharia da Computação. Atua com desenvolvimento de software para sistemas embarcados e é professor voluntário de programação, algoritmos e robótica no Inatel Cas@viva.

 

Biografia Pedro: Pedro Lucio Leone Andrade Junior, natural de Alfenas-MG, graduando Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, é desenvolvedor de aplicativos mobile para Windows Phone.


 

Biografia Vitor: Vitor Ivan D'Angelo, natural de Varginha - MG. Cursa Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Atua no desenvolvimento de Sistemas Embarcados pelo programa Hands-On do Inatel.

Introdução

 


O Sul de Minas abriga as cidades com maior produção de morangos do estado, respondendo por 63% do mercado nacional [1]. A região possui um clima favorável em grande parte do ano. Porém a geada, comum no inverno, e as chuvas, comuns no outono, prejudicam o desenvolvimento da lavoura. O tempo úmido é propício para doenças e o frio intenso pode atrasar o ciclo produtivo. Esses fenômenos, em demasia, podem acarretar em prejuízo, como ocorreu em 2012 com a perda de quase 80% da produção regional. Portanto, monitorar variáveis climáticas é fundamental para a otimização e a segurança da produção.

O projeto

 

O projeto consiste em um sistema de monitoramento remoto de variáveis ambientais no cultivo de morangos como luminosidade, umidade e temperatura do solo e do ar. A inovação do sistema é a coleta e o armazenamento dessas respectivas variáveis em um banco de dados disponível em um computador remoto para o aperfeiçoamento do cultivo. O sistema é dotado de um aplicativo instalado em um computador que apresenta ao agricultor as leituras dos sensores e os resultados de análise do risco de pragas e doenças, além de indicar os melhores processos de irrigação. Outros resultados possíveis que podem ser apresentados são a identificação da espécie mais indicativa para cultivo na região em função da temperatura e da umidade média.

Funcionamento

 

O SPIn é composto por duas partes: UCA (Unidade de Coleta Automática) e SPInApp (Aplicação para PC). A UCA é instalada na área na qual se deseja fazer o monitoramento da temperatura e da umidade do solo, temperatura, umidade e luminosidade ambientes. As informações lidas são transmitidas, sem fio, para um computador, que deve ter o SPInApp instalado. É possível instalar várias UCAs em uma mesma área pois o sistema funciona como uma rede: cada UCA possui um código de identificação e o SPInApp reconhece cara unidade independentemente. Como parte principal da UCA foi escolhida a plataforma Arduino [2] e seus conhecidos shields (sensores e rádio sem fio – tecnologia ZigBee [3]).

O SPInApp, desenvolvido em Java, possui uma área para cadastro das UCAs e um banco de dados com o histórico das medições feitas em cada UCA. Gráficos do histórico das coletas e indicativos da probabilidade de ocorrência de doenças no morangueiro são gerados pelo SPInApp.

 

Bibliografia 

 

 [1] Assessoria de Comunicação da Emater-MG.Produtores de morango diversificam a produção em busca de renda maior. Em a href="http://www.agricultura.mg.gov.br/noticias/2693-produtores-de-morango-diversificam-a-producao-em-busca-de-renda-maior%3E">www.agricultura.mg.gov.br/noticias/2693-produtores-de-morango-diver...;. Acesso em 10 out. 2013.

[2] McRoberts, Michael. Arduino Básico. 1ed. São Paulo, 2011.

[3] Faludi. Robert Building Wireless Sensor Networks: With Zigbee, Xbee, Arduino, And Processing. 1ed. Sebastopol, CA. 2010.

[4] Rafael Moraes Moura. Irrigação responde por 69% do consumo de água do Brasil. Estadão, 2011. Em a href="http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,irrigacao-responde-por-69-do-consumo-de-agua-do-brasil,747189,0.htm%3E">www.estadao.com.br/noticias/impresso,irrigacao-responde-por-69-do-c...;. Acesso em 29 set. 2013.

Agradecimentos

            Agradecemos a Deus por abençoar a finalização desde projeto com sucesso, à profª. Ana Leticia G Gonçalves por sua orientação em pontos decisivos do projeto, ao Eng. Jeferson R. G. Rosa pelas consultorias prestadas e também à profª Fabrina B. Martins pelas informações fundamentais.

Prêmios:

1º Lugar no 4º Nível Fetin 2013

2º Lugar Prêmio Angels Club

Apresentação: Cidade Criativa, Cidade Feliz - Santa Rita do Sapucaí 23/11/2013

Informações: https://www.facebook.com/SantaRitaCriativa

Exibições: 2611

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Fredman Carlos de Moraes em 29 março 2015 às 23:59

Como fez para medir a evapotranspiração?

Comentário de MARCOS A C BRANCO em 12 setembro 2014 às 0:32

Sugiro que mantenham o espírito do projeto OPEN SOURCE o qual o ARDUINO se norteia e influencia toda comunidade e ambiente mundial para os HOBISTAS. Publiquem o projeto completo para nossa comunidade.

Comentário de Wellington Cássio em 15 novembro 2013 às 23:36

Ainda nao publiquei estamos na fase de estudos! Em breve postarei mais informações! 

Comentário de Sidney Alves Bastos em 29 outubro 2013 às 18:19

Que maravilha. Este é um tipo de projeto que gosto.

Preciso de mais informações. Onde posso encontrar?

Publicou o trabalho?

Comentário de Diogo Henrique Corrêa em 28 outubro 2013 às 15:03

Parabéns, muito interessante o projeto.

Sugiro, se possível, um BuildReport do Hardware e Software desenvolvidos, pois acredito que seria uma excelente contribuição para todos os garagistas. 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço