Pessoal, bom dia.

Estou com um projeto aonde tenho uma placa com 8 canais de relés e uma raspberry. A minha ideia é criar uma espécie de controlador de tomadas, aonde através de uma tela de LED eu vou ligar e desligar cada tomada, que irá usar um canal.

A minha dúvida é: Cada relé dessa placa suporta até 10A, mas como fazer para alimentar isso tudo? Eu tenho que usar uma fonte externa ligada diretamente na placa de relés? Se sim, qual fonte eu poderia usar?

Obrigado!

Exibições: 1240

Responder esta

Respostas a este tópico

Cada relê suporta 10A, essa é a corrente que seu aparelho pode  consumir, não é a corrente que o rele vai consumir qdo acionado, acho bom, você pesquisar mais, pois se está tendo uma dúvida desse tipo, você não entendeu como o relê funciona, e dependendo do que você fizer, pode queimar as saídas GPIO da sua placa.

Marcelo,

Eu entendo isso sim. Acho que você não entendeu bem a minha dúvida.

Eu quis dizer que, se eu fizer uma tomada e o relé suporta até 10A, qual fonte devo usar se na tomada existirem aparelhos ligados a ponto de consumir esses 10A.

Um aparelho ligado lá pode consumir somente 750mA, assim como pode exigir 8A, então preciso de um esquema de alimentação para isso.

Desculpe, mas novamente você não está entendendo o funcionamento de um relê.

Ele é uma chave mecânica, acionada por uma bobina. Essa bobina pode ser 5V ou 12V, e consome normalmente uns 65mA.
Os contatos NA/NC (normalmente ABERTO, normalmente FECHADO0 são esses que suportam 10A, significa que você pode alimentar um aparelho que consuma 10A

Sim, ele funciona como um disjuntor.

Agora, a alimentação do aparelho que ele irá alimentar virá de onde? Do pino 5V da placa Raspberry? Ou a alimentação desse pino é somente para as bobinas e eu devo ligar a alimentação no próprio relé para ele simplesmente fazer o corte, novamente como funciona um disjuntor/interruptor?

Exemplo: Vou ligar a corrente externa no relé 1, 2, 3, 4 e assim por diante e a saída da corrente para cada aparelho em seu respectivo canal. O que vai determinar se o aparelho irá ligar é o estado da bobina, que irá liberar essa corrente que eu liguei na entrada dele, correto?

Ou seja: A minha dúvida inicial era se a placa Raspberry iria alimentar o aparelho ligado no relé ou se eu deveria usar o mesmo com essa alimentação externa, mas pelo que você me disse, a alimentação da placa serve somente para controlar as bobinas, é isso?

Qual a finalidade de me passar isso? Eu cometi alguma falha na explicação?

Marcelo,

Não fica bravo com ele. Acho que quis mandar pra mim e errou o nome, rsrs.

Marcelo, me desculpe eu troquei o nome era para o Roger Luiz.

Me desculpe .. não tem nada de errado em sua explicação.

Att

Mauricio Ortega

Sussa, eu repassei todas as explicações que dei umas três vezes, achando que eu tinha errado em algo.

Obrigado

Roger,

Aconselho você pesquisar os conceitos básicos de eletrônica.

Este vídeo pode lhe ajudar, pois este garoto explica muito bem, siga os videos dele...

https://www.youtube.com/watch?v=jyssHo42eaI  

abs

Mauricio Ortega

A alimentação de cada aparelho é externa, o rele e como se fosse um interruptor.. essa imagem acho que esclarece qq duvida....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço