Olá, boa tarde a todos....

Por favor tenho 4 motores DC 12v 10A e comprei um SHIELD L293D, porém como sou leigo no assunto só vi depois que ele só aceita até 600mA por canal...

Alguém sabe como faço para acionar esses 4 motores pelo Arduino.... Quero controlar: sentido de rotação e velocidade, agradeço a atenção.

Se houver algum Shield ou algum módulo pronto com Biblioteca que trabalhe com o Arduino é melhor para mim que sou leigo, porém se houver outra opção também aceito.

 4 MOTORES de  12v 10A

Obrigado.

Valeu...

Exibições: 2608

Responder esta

Respostas a este tópico

cara tem uma ponte H monster alguma coisa, parece que tem aqui no lab pra vender e tem um tuto mostrando como usar a ponte H

Boa noite amigo!

Já que você é leigo, nada melhor que começar a se instruir sobre o assunto. No link abaixo tem um projeto interessante de uma ponte H 12V 40A com componentes baratos e muito bem explicada que atenderá com sobras sua necessidade.

http://www.robotizando.com.br/artigo_ponte_h_pg1.php

40A Creio que n.

Tip31/32 acho que vai ate 5A ou 6A maximo.

pra uma ponte maior teria que usar uns MOSFET, abraços.

A parte com os TIPs 31 e 32 é só explicativa. Se concluir a leitura do artigo verá que nofim a ponte é com MOSFET

Boa noite Rafael.

Amigão, esses motores trabalharão em sincronia?Ou seja, eles trabalharão ao mesmo tempo?Ou cada motor será responsável por um determinado movimento e não funcionarão ao mesmo tempo?

Outra coisa importante...existe outro CI...o L298...que já vem integrado 2 Pontes H's nele..e costuma ser mais barato que o L293...na verdade até hoje não entendi porque o L293 é mais caro que o L298..que é MUITO melhor além de dissipar uma potência BEM maior..além do que, possui a parte lógica(controle) absolutamente separada da parte de potência(alimentação para os motores).

Em suma, dependendo da aplicação...apenas um CI L298 já da conta da sua aplicação com 4 motores DC.

Abaixo segue um link de um verdadeiro mestre no assunto de Arduino...boa sorte e fique a vontade pra perguntar..na medida que eu puder e souber de um assunto com propriedade te ajudo.Abração e sucesso no seu projeto!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=v4cSYRs9n60

Agradeço muito sua ajuda e a ajuda de todos,,,, 

Estou procurando algo ainda, mais gostei muito da dica do L298, porém ele não é para motor de passo ou serve para qualquer tipo de motor? Sim vou usar os 4 motores ao mesmo tempo, porém sempre por um curto período no máximo 1 minuto e depois deve ficar parado por muitas horas para ser usado de novo....

Vou ver o vídeo que vc passou o link... Obrigado. Valeu

A Ponte H controla um motor de passo ou 2 motores DC...dá uma olhada no link que te passei..e também procure outro vídeo do mesmo autor que explica mais sobre Ponte H.

Abração e boa sorte.

Se o motor é de 10A , sugiro que use Mosfets ou Pontes de 15 ou 20 A.

O motor é de passo ?

https://www.google.com.br/search?q=full+bridge+20a&espv=2&b...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço