TUDO PRONTO!!!

Inauguração da Incubadora e do Espaço Lab de Garagem, nosso lab compartilhado, no

dia 06/11 das 15h00 às 20h00.

Não perca!


--------------------------------------------
Galera,

O Lab de Garagem está crescendo rápido e tem atraído "garagistas" extremamente criativos e empenhados em transformar ideias em realizações, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.
A maioria de nós, e eu me incluo no grupo, não teve ainda a oportunidade de expressar toda a sua vocação tecno-científica, já que o mercado de trabalho e as universidades parecem não dar o devido valor a essa capacidade, seja por questões econômicas, políticas ou culturais.

No entanto, nós precisamos pagar o nosso pão de cada dia, e por isso devemos focar em nosso trabalho atual para garantir o sustento da família. O que deixa nossas invenções, criações, ideias e projetos para o final de semana ou horas vagas. E claro, dentro do pouco orçamento que sobra.

Mesmo trabalhos free-lance, não permitem um pleno crescimento profissional e não dão a total liberdade de usufruir financeiramente de nossas próprias criações.

Nas últimas semanas, tenho imaginado formas de transformar esse talento "garagista" no ganha pão principal. Em algo que permita-nos viver de nossas ideias e desenvolvimento.

Uma possibilidade que me veio a mente e que estou tentando estruturar é a criação de uma incubadora de micro-empresas de tecnologia. Seria um local onde poderíamos trocar ideias, experiências e compartilhar recursos comuns, como laboratórios, equipamentos, instalações e estrutura de escritórios e serviços de gestão.

Ainda não passei para a etapa de projeto, ainda estou na ideia, porque antes gostaria de saber o que vocês pensam a respeito. Vocês teriam interesse em participar? Como acham que isso deveria ser feito? O que esperar de um local assim?

Abraços!

Exibições: 1083

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Guilherme, se desenvolve um hardware e vai utilizar Linux embarcado, voce nao paga nada a ninguem, eh so usar.

 

Marcelo,

Obrigado pela resposta.

Na verdade, quando escrevi sobre patentes, estava também pensando em algorismos e processos, máquinas e serviços...

Compartilho com você a idéia de "open source", dividindo código fonte e layouts elétricos, mas acho que certas coisas devem ser protegidas de alguma forma, seja por contrato comercial ou por alguma patente, pois uma situação é desenvolver uma determinada função ou alguma plataforma de software, mas sistemas e aplicações comerciais são situações totalmente diferentes, não é?

Enfim, digo isso por experiência própria no exterior, infelizmente lá os empresários tem horror em comprar ou fazer parcerias com alguém que tenha uma idéia mas não tenha a patente, pois o medo deles é serem depois processados por alguém que teve a mesma idéia em outro lugar.

Enfim, tenho muitas idéias, algumas não tão novas, que vão desde armas, aeromodelos, sistemas de refrigeração, etc, será que vocês tem interesse ?

Gostaria sim de bater um papo com vocês, quando poderia ser?

 

 

Marcelo Rodrigues disse:

Masahiro,

 

Entendo e concordo que as regras devem ser claras. No entanto, não há modelo a ser seguido, e por isso não há um conjunto pré-definido de regras. O Lab de Garagem está tentando algo novo, que foge ao esquema das incubadoras mais conhecidas, mesmo as que abordam o "seed stage". Na verdade, aqui estamos tentando fugir um pouco dessa moda de "start ups". Pelo menos o que já está rolando aqui no lab é algo menos formal, mais independente, mais espontâneo, e altamente, mas ALTAMENTE mesmo, baseado na colaboração de diversos garagistas, tendo eles ou não, ganhos financeiros diretos.

Por isso, acabamos por usar de uma cultura mais "open source", o que inutiliza o depósito de patentes. Aliás esse é um tema muito recorrente em nossas discussões. Se vale mesmo a pena patentear, ou é melhor trabalhar com "open source", porque ao contrário do que muitos pensam, ser "open source" não significa ser "free". E existe sim, toda uma estratégia de mercado baseada no "open source" e que pode ser muito interessante para o empreendedor.

Não sei se vamos mudar essa visão no futuro, mas por enquanto estamos indo nessa direção. Aliás, você está em Sampa, não? Pô, passa aqui pra gente bater um papo! :-)

 

Abraço!

Masahiro,

 

Apareça no lab a qualquer hora para conversarmos. Tirando as armas, todo o resto podemos desenvolver no lab. A galera vai curtir participar e dar uma força.

 

Abraço!

Ola pessoal,

Tem saido varias plataformas en OpenHardware ou Hardware feito em CC-by-SA (Creative Commons by Share Alike) que estao funcionando e estao sendo comercializados. Como exemplos muito conhecidos temos: Arduino, OpenLogicSniffer, PirateBus, Ben NanoNote (Qi-hardware), ... e outros que estao florecendo nestas comunidades. Ate esta sendo desenvolvida uma licencia exclusiva para o hardware aberto (http://freedomdefined.org/OSHW).

Fico muito feliz que o Lab tenha tomado este rumbo, e gratificante :)

 

Abraços.

Rafael,

 

Bacana ter uma licença específica para OSHW! Espero que ela se difunda (especialmente entre os advogados).

 

Abraço!

Open Source

 

Prezado MASAHIRO & MARCELO RODRIGUES,

 

A Equipe BR do AGUAPÉ está creditando no POTENCIAL dos DOIS Cidadãos Brasileiros, mas recomenda abrir mais os OLHOS (No Bom SENTIDO) para perceber um ASPECTO em que a Maioria PECA recomendamos aos DOIS aprender a creditar, também, nos TRABALHOS SIMPLES, pois as SOLUÇÕES, Muito Mais SUSTENTÁVEIS, podem ser encontradas por esse CAMINHO.

 

Muito se DISCUTE sobre a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA relacionados aos Veículos, Equipamentos Domésticos & Industriais, ETC., mas as SOLUÇÕES que tem surgido enquadramos como NÃO SUSTENTÁVEIS, pois todas continuam a POLUIR & NÃO GERAM de Forma Adequada os Demais Aspectos IMPORTANTES, como Preços ao alcance da Maioria, Novos Empregos DIGNOS, Ensino de Boa Qualidade, Hábitos Saudáveis, ETC. e PRINCIPALMENTE a UNIÃO & ÉTICA na Sociedade Brasileira.

 

A Equipe BR do AGUAPÉ, desde que surgiu os primeiros Programas Open Source, passou a acreditar na sua Base Filosófica. Na atualidade, também, estamos enfrentando a mesma DIFICULDADE que está passando, mas estamos certos que DESAFIAR essa e outras DIFICULDADES, com Muita PERSISTÊNCIA vai te proporcionar, no Futuro, um Dia a Dia com Mais ALEGRIAS e CONCIÊNCIA de DEVERES CUMPRIDOS.

 

 

NOTA 01: Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

 

NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

 

NOTA 03: a Equipe BR do A G U A P É já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE - Equipe BR do A G U A P É, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo A G U A P É.

 

 

LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

 

 

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

 

MISSAO TANIZAKI

Servidor Público Federal

Bacharel em Química

missao.tanizaki@gmail.com (Usual)

missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)

OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É

TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

 

Eu acho que e idéia e muito boa, sobre viver das coisas que criamos e uma coisa muito difícil sei por experiência, acho que para sobreviver das nossas engenhocas (com todo respeito), o laboratório de garagem teria de ter duas coisas básicas uma muita paciência outra ajudar e muito o criador e entender a visão dele que uma das coisas mais difícil creio eu. Vamos me analisar, eu trabalho de analista desenvolvedor de sistemas e hardware (mais não tenho formação alguma, e difícil alguém acreditar nas suas idéias, só acreditam quando você prova ) eu já desenvolvi vários produtos  software para controle industrial para programação de equipamentos etc. desenvolvi sensores para nível de congelamento sensor capacitivo de baixo custo , desenvolvi CLP módulos para meus CLP e fim muita coisa tenho em casa ate bem profissional tem produto ate com caixinha adesivo e tudo, O problema maior não e criar  e ter pessoas que encontre uso para o mesmo e tenha paciência para divulgar e vender dando força para as criações feitas indiferentes da qual seja, olha acho a iniciativa muito boa espero que  o laboratório  garagem ajude muitos projetos de garagistas. Sobre o uso do laboratório acha que isso e esplêndido principalmente para quem não têm os equipamentos e tem uma idéia boa na cabeça ou mesmo quer se desenvolver. O laboratório de garagem e seus integrantes estão de parabéns.

Antonio,

 

Muito obrigado! A proposta é essa mesmo, viabilizar negócios a partir das ideias dos garagistas para que, tanto o laboratório quanto os garagistas, possam viver de suas criações. Por isso, nossa proposta é o uso gratuito do lab e livre compartilhamento de conhecimento.

 

Abraço!!

Eu acho espetacular! Voce esta no caminho certo. O proximo passo talvez seria transformar ideias em planos de negocios pra depois apresenta-los a uma empresa de venture capital. Um link interessante e www.businessmodelgeneration.com  Abs.

Obrigado farei isso!

Site com algumas engenhocas minhas rs.

http://sites.google.com/site/hmig3escada/Home

Maurício Augusto Sampaio Pinto disse:

Eu acho espetacular! Voce esta no caminho certo. O proximo passo talvez seria transformar ideias em planos de negocios pra depois apresenta-los a uma empresa de venture capital. Um link interessante e www.businessmodelgeneration.com  Abs.

Maurício,

 

Estamos exatamente nesse passo, de elaboração de BPs das empresas incubadas. Estamos fazendo muita pesquisa e estudo de mercado para achar o melhor caminho para cada projeto.

 

Antonio,

 

Tem muita coisa boa aí, hein? Vamos em frente!

 

Abraços!!

A Ideia da Incubadora é excelente! Aliás, o Lab de Garagem como um todo é genial. Parabéns por tudo que vc tem feito, Marcelo.

 

Qualquer dia desses quando eu for em SP passo ai e faço uma visita. Vou mesmo!

 

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço