Boa tarde, tenho uma fonte chaveada 12V/5A, mas queria usar apenas 5V e pelo menos 2A, pensei em usar o 7805, mas seu datasheet informa que sua saída proporciona apenas 1A no máximo. Alguem poderia me sugerir um C.I ou um circuito que atenda ao meu problema?

Obrigado antecipadamente.

Exibições: 3539

Responder esta

Respostas a este tópico

Encontrei um C.I chamado LM2576, ele é um regulador ajustável onde posso conseguir uma tensão de 5V com 3A tranquilamente pelo oque vi no datasheet.

Datasheet 2576

Voce poderia montar um variac CC

A maioria das fontes ATX conseguem fornecer 10 amperes (ou mais) na linha de 5 volts (P=U.I >> 50 watts) sem esquentar e são relativamente baratas.

Para essa corrente qualquer solução linear vai esquentar...

Imagine que para poder consumir 2A nos 5V serão necessários os mesmos 2A na fonte.

Ou seja a fonte fornece 12V 2A e vc usa 5V 2A. A diferença (12-5=7V) cai sobre o regulador, que esquenta, entao 7Vx2A=14W.

Se para vc isso não for um problema ta ótimo.

Mas caso seja recomendo simplesmente comprar outra fonte. Usar sucata é otimo, as vezes...

Ou usar um conversor DC-DC chaveado comprado. Procure no google, por ex: "placa conversor LM2596".

Montar um circuito vc mesmo com um LM2576 ou LM2596 (como vc mesmo já viu) pode não ser uma boa pq ele exige um indutor de ótima qualidade. Conseguir indutores é coisa meio complicada. Alem de que um simples mal contato no regulador pode fazer ele tropeçar e mandar 12V direto no seu circuito.

Obrigado, o Sr. me deu uma resposta bem completa, realmente montar o circuito com LM2576 é arriscado demais.

Olá, o 78H05 tem saída de 5V com 5A, bem prático de se usar. Tudo pronto em um encapsulamento TO3 metálico.

Olá Carlos, vc já usou esse 78H05?

Elvys,

já usei sim em algumas fontes de 5V que necessitavam de mais corrente de saída. O funcionamento e a ligação dele são similares ao 7805 comum (1A). A montagem exige um dissipador de calor de alumínio pois ele esquenta um pouco, mas nada demasiado. Eu não sei te informar se está fácil de acha-lo no mercado atualmente, depois da invasão das fontes chinesas baratinhas. :)

[ ]´s

Cara, eu procurei e realmente está difícil de achar, mas encontrei um revendedor aqui no Brasil. Vou testar, Obrigado mesmo pelo ajuda

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço