[Dúvida] Por que a Corrente Alternada é mais eficiente que a Contínua?

Ao estudar eletricidade é muito comum ler que a Corrente alternada é utilizada para transmitir energia por ela ser mais fácil de mudar sua tensão e por ser mais eficiente na transmissão. O primeiro motivo é simples de entender, mas a questão da eficiência eu não encontro em lugar nenhum.

Por que a alternada é mais eficiente? Se ambas possuíssem a mesma tensão e mesma corrente, utilizando o mesmo sistema de transporte, a corrente contínua teria mais perdas? Se sim, por que?

Se alguém puder me ajudar, fico agradecido.

Obrigado,

Thiago R.

Exibições: 22583

Responder esta

Respostas a este tópico

Achei muito interessante as colocações sobre CC dos amigos Wiechert e Luis Farias.


Também gostei da colocação do amigo Rui Viana sobre o fato da manutenção dos geradores, não havia lido sobre isso ainda.

E obrigado a todas as respostas e aos materiais oferecidos por todos, estou lendo todos.

Att,
Thiago Reinehr

As tensoes sejam DC ou AC em sim nao mais ou menos eficientes , apenas possuem aplicacoes distintas. Alem do mais ambas podem se convertidas na outra. Um ponto positivo da tensao AC e que e muito importante e que num sistema trifasico, ela pode ser usada para gerar o campo magnetico girante e ser aplicado em motores trifasicos amplamente utilizados na industria - o mundo nao seria o mesmo sem essas maquinas.

Transmitir em CC é mais eficiente, mas os geradores são em CA. Como os equipamentos para transformar de CA->CC e depois CC-CA são muito caros, só compensam se a distancia e potência forem grandes, ou o caso de Itaipu.

Itaipu tem uma linha em CC que chega em Ibiuna/SP. O principal motivo, neste caso, são os geradores paraguaios que operam em 50 Hz.

Das usinas Santo Antonio e Jirau localizadas em Rondonia tem um linha em CC de 3.500 kms aproximadamente que chega em Araraquara SP, neste caso a escolha do CC foi devido a distancia e potência, são quase 8 GW que podem ser produzidos lá.

Abraços,

Thiago, pelo que vi na disciplina de sistemas elétricos de potência, tudo vai depender da potência que se pretende transmitir, tramissao em CC tem suas vantagens e desvantagens, assim com CA, por exemplo, em CC o sistema retificador conversor é um caro, logo para que compense os blocos de potência deve ser substancialmente grandes e à longas distâncias, por exemplo de itaipu  >>> São paulo, onde existe uma linha CC, em pequenas distâncias é melhor CA, outra vantagem em relação a CC e o nível de isolação, exemplo, transmitir 500kv em CA no dimensionamento da isolação deve-se prever a tensão de pico, então 500kv*sqrt(2) = 700kv já em CC a isolação e para 500kv porque não há pico, e quanto mais alta isolação, mais caros são os equipamentos, mais um valor à agregar... Outro detalhe que se deve observar é o seguinte, quanto maior a tensão, mais potência se consegue transmitir, elevando a tensão, diminui-se a corrente e as perdas em Joule, e consegue compensar a reatância indutiva do cabo. Logo para se prever qual o nível de tensão, 138kV ou 230kV, etc, ou CA ou CC, são muitas variáveis, sendo elas as principais, DISTÂNCIA e a POTÊNCIA que se deseja transmitir 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço