Pessoal do desenvolvendo um sensor de nível com base na Eletrolise,

esta tendo uma reação na agua que esta deixando turva, estou usando garfos de aço inox para evitar qualquer problema de corrosão.

já usei pregos,  agulhas de aço cirúrgico, mais o resultado é sempre o mesmo

também usando sensor ultrassônico mais tenho problemas de umidade, também tentei com um sensor magnético usado em boia de nivel

alguém tem alguma dica para usar esse tipo de sensor de nível, , sem ser produto pronto ?

att  e obrigado!

Exibições: 7287

Responder esta

Respostas a este tópico

Fábio , no meu ponto de vista, o sensor que passa corrente pela água não pode ser um instrumento confiável de medida de nível. 

Acredito que no caso do Weider funcione bem. Mas se esta querendo um produto de qualidade que possa atender todo o pais com grandes variações de qualidade de água , não recomendo essa linha de pesquisa...

Um exemplo, a água potável de uma cidade próxima de BH, Lagoa Santa situa-se em uma região de calcário.

Naquela região, existem várias fabricas de cimento. 

A minha tia já morou lá, e água da torneira tem sabor alterado de tanto calcário. Na entrada de água da residência tinha um filtro bem grande. A quantidade de calcário na água é tão expressiva, que muitos moradores de lá, tem cálculo renal. 

Qual seria o comportamento do seu sensor em Lagoa Santa ? com certeza teria acúmulo de resíduos.

então neste caso da lagoa acredito que a realmente pela quantidade de agua pode falhar ate pela quantidade de carga a ser colocada, mais olhando em meus testes aqui de 2 meses sem desligar a maquete a precisão da medição é de quase 100%, mais acredito que a eletrólise em uma proporção de 1000 L para 5v da essa expressão de contaminação nociva o suficiente ?

essa é a questão a ser testada, qualquer material que colocar no sensor terá danos na agua, mais o quanto isso é nocivo para contaminação que é o importante.

abraços

Cara, pelo que vi voce entendeu que tem inúmeras opções, porem, pretende focar no sensor com elementos condutivos na agua.
Bem como tenho um desses funcionando no momento, vamos as suas duvidas:
Agua turva ou agua limpa?: Não faz diferença a menos que seja turvada por um elemento que diminua a condutividade da água, e tem que ser bastante.
Teste em um copo, ou uso real numa caixa de 1000l: O que se mede é a condutividade em uma porta analogica, logo é devera haver diferencas ate de um copo pra outro, mas é só voce colocar no projeto qual o valor que devera ser considerado ativo. Por exemplo, em meu caso sem a agua tocando no contato ele chega a ler ate 1000 porem quando a avua toca ele vai na hora pra mais de 700, dai como margem de seguranca eu digo que o valor é 550, e ai por mais contaminante que tenha no contato, ele sempre funciona perfeito.
Corrigindo sem agua ele lê 100, com agua 700

Beleza Weider, muito obrigado pela força e de todos por compartilhar essa experiência !

um forte abraço a todos por doar um pouco do seu tempo para agregar e enriquecer a esse tópico !

saudações !

OK , Fabio.

Você optou em usar a tensão de 5V na água.

Mas que fonte de alimentação vai  usar?

Ela tem que ter isolamento da tensão da rede, pois senão poderá eletrocutar algum usuário.

Existem vários níveis de isolamento - vocês sabem disso ?

Weider, que tipo de fonte usa ?

Vocês conhecem as normas de segurança para esse tipo de equipamento (submerso em água) ?

Sei que elas existem, mas eu as desconheço.

O meu objetivo é ajudar. 

claro, tenho certeza e todas os seus comentários tem sido de grande utilidade Jose Gustavo, a ideia é essa utilizar todos os recursos para melhorar os estudos das pesquisas, sobre as normas de segurança não conheço, não acredito que a corrente seria uma coisa perigosa, não sei se seria um problema, mais é importante saber para conclusão do projeto. 

Olá José Gustavo e Fabio,

 

    Pensei que tinham fechado o topico ha ha ha.

 

Ao José Gustavo,

 

    Bem, vamos lá a resposta,  pessoalmente como utilizo pra uma caixa de água plastica, na qual utilizo água de poço(como se vê a questão de contaminantes não é o prepoderante) pra irrigação,  eu utilizo os 5V do arduino,  visto que ele possui proteções e isolamentos, senão não teria arduino por ai até em jardim de infancia, já que a amperagem é extremamente baixa, se bem me lembro uns 20mA.

   Cara, pra o meu uso o troço funciona impressionamente bem,  visto que quando utilizava boias comerciais, daquelas elétricas utilizadas em predios para ligar as bombas, eu vivia tendo problemas, agora acabou, não que dizer que não possa vir a ter problemas no futuro, mas até agora, com alguns meses em teste é só alegria.

 

Ao Facio Cimino,

 

     Fabio como já deu pra ver, tenho conhecimento de causa na coisa, não falo só por teoria,  logo,  se você deseja utilizar o metodo pra uso pessoal, eu mais que recomendo, porem, se for pra vender, pra uso comercial desde já eu mais que reprovo,  e vou explicar as razões:

1ª- O que você capta não é os 5V totais emitidos pela Vcc, visto que á água tem resistencia, logo, não dá pra fazer o SET, por uma porta digital, visto que essa tem um valor minimo pra identificar o 0 e o 1,  dai o esquema é feito pelas portas analogicas, aonde você mede os valores com e sem água e dando uma margem informa que um X valor é o valor equivalente a ALTO, ou 1,   logo, se isso é usado pra fins pessoais, não há problemas,  mas pra usos comerciais a coisa pega, pois a depender do tamanho do reservatorio, o valor lido pode ser diferente,  e dai precisaria SETAR VALORES caso a caso, o que é inviável.

2ª- Colocar 5V 20mA na água é algo relativamente inofensivo, porem,  se ouver um problema, tipo um curto, muita tensão pode passar para a água e assim vir a causar acidentes,  logo, volto a dizer, em casa, pra seu proprio uso, você tendo todos os cuidados os riscos são muito pequenos,  mas pra uso comercial você não tem certeza como irão manipular e ai ...

 

Se vocÊ deseja fazer algo pra uso comercial,  ou você parte pra os sensores capacitivos, que são isolados e mesmo passando energia, eles não tem contato com os liquidos,  isso se você tiver necessidade de leitura com graduação,   ou se você precisa apenas de leituras do tipo,  Vazio, meio e cheio,  parta pra os sensores com elementos Hall. 

   Eu tentei fazer um desenho, mas não consegui upar, então vou descrever um tipo legal.

   Trata-se de um tubo de pvc ou mangueira,  dentro dela você coloca sensores de efeito hall a uma determinada distancia um dos outros, ( tá aqui um tutorial ensinando a usa-los eles são bem baratos: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-sen... )

   Dai isole o cano com os fios e os sensores dentro dele,  deixe apenas a ponta pra fora em forma de curva para prender na beirada.

   Em seguida pegue algo leve, e coloque imã,   já que vai industrializar eu sugeriria fazer um circulo com imã de porta de geladeira, depois vir com plastico e fazer uma espécie de anel.

   Coloque esse anel por fora do cano que dentro tem os sensores hall.

   Pronto,  sendo o anel Leve, ele funcionará como uma boia,  quando essa boia passar por um dos sensores hall ele acionará a função desejada.

 

   Esse sistema sim, é bem profissional, não existe contato entre energia e a água e toda parte ativa fica lacrada dentro do tubo.

  

Tive uma ideia, nunca vi, mas é viavel.

Um tubo plastico transparente conectado a caixa de forma a mostrar o nivel de agua.

Que tal colocar sensores oticos externamente, quando a agua fica entre o sensor, o nivel logico pode ser lido

Dá não artur costa,  você pode usar até tubo de vidro que com o tempo ele contamina e fica opaco.

Concordo com o Weider, o tubo poderá ficar sujo e os sensores óticos não funcionarão adequadamente. 

Oi pessoal, boa noite.

Não sei se este tópico já está fechado, mas vou dar palpite.

1. A preocupação do contato elétrico com a água em uma caixa  d'água parace-me irrelevante,

pois temos 110v e 220v em cima de nossas cabeças nos chuveiros elétricos das casas.

Realmente a voltagem de 5V está muito abaixo do nível máximo de segurança, que é de +- 30V.

O uso de um boa fonte de alimentação impedirá a voltagem primária chegar aos circuitos de teste em caso de defeito.

E a caixa normalmente fica fora de acesso de pessoas

2. Montei um medidor de líquidos para serem usados em tanques de combustível utilizando um sensor de ultrasom.

Ele tem IP 67.

http://www.maxbotix.com/  modelo MB7380.  Este ficou bom e é a prova até de entrada de gases.

3. Encontrei também na internet uma solução interessante: Uma fita que mede o nível :  http://www.milonetech.com/,

esta eu não testei pois só atende a 1m de comprimento e o tanque que eu testava tinha 2,80m.

Outra solução que pode ser testada, (ainda não testei), é um espelho ,montado em um pedaço de isopor, guiado por uma haste  vertical (para não  sair nadando) e refletindo a luz em um LDR. A luz diminui de intensidade conforme a distancia varia.

Acho que já dei muito palpite.

Abraços a todos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço