Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97564

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro professor,

O colega garagista Sidney, durante  tempo que usou a lib modbus do jpzometa, falou que encontrava problemas, quando colocava mais de dois ou tres slaves na rede. O que me pareceu que o protocolo original do jpzometa não tem um controle de acesso ao meio, o que parece ser sensato, pois quem deve se preucupar com isso é um protocolo de camada dois, mas o modbus roda direto no rs485 , que ao meu ver não tem controle de acesso ao meio, para gerir as colisões (ou coisa parecida), logo tonando dificil (ou impossivel) a transmissão de dados de varios slaves.

O senhor concorda com a afirmação? ou existe sim o controle de acesso ao meio.

Se caso nao existir, qual poderia se uma provavel solução para o problema?

alguem conhece mudbus? é o modbus para rede.. funciona normal com w5100 mas nao é compativel com ENC28J60 ... porem achei um esquema que funciona usando a biblioteca UIP, so que no exemplo em questao so le 1 holding register... alguem consegue adicionar mais para read/write?

o amigo jucelei, enfatizou que o modbus trabalha como mestre/scravo, logo um slave somente fala quando o mestre o solicita erradicando o problema de colisão. 

Mas mesmo assim ainda temos o problema de não conseguir ter mais do que tres slaves na rede.

mas vc ta se referindo ao que eu disse adriano? pq qdo me referi a rede e modbus foi sobre o modbus ethernet.. 

Oi karlo, na verdade eu me refiro ao modbus RTU na discurssão, o que vc está querendo é o modbus TCP/IP que acredito que deve funcionar para o seu proposito. 

Eu estou focado em outro problema , que é a questao dos slaves na rede do colega sidney nao esta funcionando com mais de tres slaves.

entendi.. eu ja usei muito um sketch que achei aqui mesmo no forum com 32 slaves e funcionou perfeito, mas nao usei scada e sim labview.

no meu caso vc consegue uma solução?

O Modbus é um protocolo Mestre-escravo sem controle de acesso, correto, no entanto é perfeitamente possível termos vários escravos pois o supervisório faz polling, isto é, acessa cada escravo sequencialmente, um de cada vez.

Se alguma lib do Arduino, inclusive esta ultima minha, estiver dando problema com o uso de vários escravos temos que investigar, na lib mesmo, pois o problema deve estar nela.

Eu também percebi isso na lib antiga quando se usava mais de três escravos, pode-se tentar mexer no tempo de atualização, velocidade da porta e timeout na config do Scada pra ver se ajuda.


Vamos ver se a lib nova ajudou nisso pois a parte de tratamento da requisição/resposta (incluindo temporização) está totalmente diferente.

Olá,

Eu tenho um vídeo no youtube onde mostro 3 escravos rodando, mas já fiz experimentos com até 5 escravos arduino na rede com o scadabr como mestre, sem problemas. Link para o vídeo:link 3 escravos

Quem controla a rede é o mestre e os escravos apenas obedecem ao mestre, por isso que a rede se chama mestre-escravos, e não mestre-mestre.

Para um escravo modbus tanto faz ele estar sozinho na rede ou junto com n outros escravos, ele só irá responder o mestre quando receber a solicitação com o seu próprio endereço. Portanto, a library do escravo não tem importância sobre isso, se funciona com 2 irá funcionar com 3, 4, 5, 10, com  30 ou mais escravos.

Os cuidado a tomar nos sketchs individuais de cada slave é que cada slave tenha um endereço único na rede, e fazer as adequações referentes aos registers usados em cada um.

Oque acontece, e eu já comentei isso com o Adriano e o Sidney no chat é que conforme você começa a adicionar mais escravos na rede você tem que começar a gerenciar o tempo do período de repetição na caixa de propriedades do modbus serial no scadabr. Os tempos de time out e números de tentativas também precisam ser ajustados. Isto é o polling que o André comentou. Vejam a figura na página 16 do manual da placa do KIT RS485 aqui do lab.

Se estes tempos não estiverem de acordo pode começar a ocorrer que o mestre faça a solicitação para outro escravo antes de receber a resposta do escravo referente a sua solicitação anterior, oque gera conflitos e erros de comunicação.

Para verificar estes tempos é preciso entender como o protocolo funciona e começar a escovar bits, verificando quanto tempo um bit ocupa para o baudrate usado, então calcular o tempo de duração dos frames modbus para este baudrate e somar os tempos dos frames de solicitação e resposta para cada escravo, não esquecendo de levar em conta que o frame irá variar em função do número e tipos de data points (registers) que o mestre solicitar de cada escravo. E ainda acrescentando o tempo para ss possíveis tentativas em caso de time out. Vejam o anexo II do manual da placa do KIT RS485 aqui do lab. Isto seriam os ajustes principais na parte de software.

No tocante ao hardware, é importante observar o baud rate, este em função das características do comprimento do cabo usado para a ligação do barramento (e da qualidade do cabo) , a ligação correta dos resistores de terminação, dos resistores de polarização do barramento e também da correta ligação da malhade blindagem dos cabos ao Terra da instalação elétrica. Vejam o apêndice I do manual da placa do KIT RS485 aqui do lab.

Deu pra perceber que não é só ir acrescentando escravos na rede não é?

Recomendo uma boa leitura no manual, a resposta para a maioria das dúvidas aqui deste fórum estão respondidas lá.

 link manual

Abraço.

Karlo, eu não sei que lib vc usou para ENC28J60, mas o Ranato aloi estava trabalhando numa lib para esta placa de ethernet, seria interessante vc ver lá e tentar fazer uns testes, com modbus ip, caso vc nao tiver modbus ip o colega sidney poderia te arranjar.

aqui o link do blogger dele

http://renatoaloi.blogspot.com.br/ ;

Lembro qua a nova lib está suportando tanto ModbusIP quanto ModbusSerial, vou tentar fazer testes com vários escravos nas duas.

Em relação ao uso do ENC28J60 tenho uma placa aqui, vou tentar utilizá-la.

ja pesquisei nas do renato mas nada.. mandei email para ele e estou aguardando.. 

Cada post do wiechert uma aula, o professor André Sarmento e o Wiechert juntos é juntar o Rambo com o Braddock no mundo da automação.SENSACIONAL.


já estou baixando o manual.

grande abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço