Fiz um Arduino Dual Core porém tem uma peça esquentando!

Fiz um Arduino com 2 ATMega porque no projeto que estou utilizando ele eu preciso de 2 processamentos independentes, ou seja, duas tarefas que compartilham informações e trabalham de forma que uma não atrase a outra.

Está tudo funcionando perfeitamente bem posso até considerar o projeto como pronto, porém tem um componente que após 1 hora ligado está esquentando e estou utilizando uma fonte de 9V.

Abaixo está o esquema do meu Arduino Dual Core:

O nome deste componente é regulador de tensão 7805 5V. Gostaria de saber o que posso melhorar neste esquema para que não esquente nenhum componente. Acredito que se ficar esquentando pode danificar alguma coisa.

Exibições: 2547

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

quantos amperes o circuito está consumindo? pq dependendo é normal desse componente esquentar.

Estou pensando em colocar então um dissipador para o regulador de tensão. Minha preocupação era se tinha algo de errado com meu esquema. Vou fazer alguns testes com a logica também como por exemplo colocar um delay em nos loop acho que isso pode desestressar um pouco o equipamento.

Não sei responder quantos amperes está consumindo. Não manjo quase nada de eletrônica eu vejo os esquemas na net e vou juntando as pecinhas como quem brinca de lego. Minha especialidade é na programação em C e não na eletrônica. Será que olhando no esquema que eu desenhei você consegue calcular isso e ver se está ultrapassando os limites necessários?  

entendi, então, até dá, mais tem alguma coisa a mais ligada no circuito, ou é só isso do esquema mesmo?

Ah , no primeiro ATMega tem um Leitor HID que permite trabalhar com tensão de 5v a 9v e estou alimentando pelo próprio Arduino então deve estar recebendo os 5v. Já no segundo ATMega estou usando um GSM Shield , ou seja , a transmissão dos dados para a internet não atrasa a leitura do Leitor. Ambos ATMega se conversão por sistema de Software Serial.

O Leitor está ligado: 5V, GND, Data0 e Data1 (comunicação Wiegand)

O GSM Shield está ligado: 5V, GND, TX, RX e Power no pino 9.

então, mais tudo é alimentado pelo 7805 certo? você tem um multímetro a disposição? se tiver fica fácil medir a corrente gasta pelo circuito, se não, e só procurar a especificação dos módulos que você está usando e ver quanto cada um consome, some com o consumo do arduino e você terá o total do circuito. mais uma sugestão que eu daria é, se esse Leitor HID permite ligação 9V, liga ele direto na sua fonte sem passar pelo 7805 e veja se o mesmo ainda esquenta

Medi com o Multímetro, e descobri que está alto a corrente. Quanto liga ele está em 1A. depois de 6 segundos liga o GSM Shield que faz subir para 1.7A e em alguns momentos cai para 1.3A mas volta para 1.7A.

Fiz um teste removendo o GSM Shield e o Segundo ATMega veja abaixo os resultados:

Teste1: Sem GSM Shield e Sem 2 segundo ATMega = 0.4A

Teste2: Sem GSM Shield e Com 2 segundo ATMega = 0,9A

Teste3: Com GSM Shield e Com 2 segundo ATMega = 1,7A

Será que melhoraria que eu alimentar independente os 2 ATMega e ter uma estrutura de regulagem de tensão para os 2 ATMega ? ou então eu poderia arrancar tudo e colocar na entrada uma fonte de 5V. é seguro? qual a melhor opção?

Hunn, por isso que esquenta, o CI fornece no maximo 1A, e você está puxando 1,7A.

Essa medida de 1.7, é com o leitor ligado ao circuito pela saida do 7805?

Olá,

Uma possível solução é usar um LM350, que é um regulador para até 3A com tensão de saída ajustável entre 1,2 V a 33 V.

O datasheet abaixo mostra o circuito de aplicação e como calcular os resistores de forma a ajustar a tensão de saída para o valor desejável.

LM350 datasheet

Abraço.

A função do regulador de tensão é essa, dispensar a tensão excedente em forma de calor, em relação a corrente terá problema se a corrente consumida pela carga por superior a fornecida pelo 7805 que é de 1.5A o que eu acho que não é o caso.

Coloque um dissipador de calor com pasta térmica que o aquecimento diminui. 

Olá,

O 7805 é projetado para fornecer no máximo 1A e não 1,5A como você escreveu acima.

Se quiser conferir a informação consulte o datasheet do componente no site do fabricante, segue o link abaixo:

7805 datasheet

Abraço.

Ok como resolver o meu caso ? faço 2 estruturas com regulador de tensão 7805? dividindo em 2 o sinal da fonte de 9v? ai ligo os dos ATMega apenas pelo terra? ou colocar um dissipador resolve o problema ?

Será que eu devo mudar meu esquema para o seguinte ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço