olá amigos estou iniciando agora com arduino ja tenho uma certa experiencia em plc. preciso montar um programa que me informe o nivel da caixa dagua por ex usando 5 sensores cada um indicando uma quantidade de agua  e que seja mostrado na tela ou atraves de leds.se alguem puder me ajudar eu agradeço obrigado

Exibições: 5564

Responder esta

Respostas a este tópico

Que bom que vai estar, também estarei como visitantes.

www.cinedigital-brasil.com.br

No meu ideal, um sensor com precisão para a medição da caixa dagua seria util para monitoramento do consumo.

Por exemplo, detecção de vazamentos, consumo diário, etc...

Será que as pessoas pagariam uma solução de valor elevado para ter um monitoramento preciso de consumo em suas residências? Será que elas querem/precisam dessa precisão? Um medidor exige uma eletrônica que vai custar mais do que um Sensor ON/OFF que acende um led.

Estamos estudando um kit pronto de baixo custo para, nesse momento de crise da água, as pessoas saberem se a água está acabando. Atualmente, o fato é que não sabemos quanto tem de água na caixa.

Algo para acender led em painel indicando 3 níveis da caixa d'água (cheia, no meio ou mínimo).

Acreditamos que as pessoas irão economizar no consumo se, por exemplo, estiver em falta o abastecimento de água e estiverem cientes se a caixa está no meio, próxima de um nível mínimo.

Minha opinião é que não haveria demanda suficiente que justifique a fabricação de algo desta natureza, também em minha opinião, a crise de abastecimento esta prestes a terminar por obra da natureza, as chuvas atrasam ou adiantam sua chegada, e isso o ser humano ainda esta longe de saber o porque do comportamento da natureza, apenas teoriza, dentro de pouco tempo, em vez de seca teremos alagamentos que lamentar, e as pessoas irão esquecer da falta de água, já assisti este filme outras vezes, se eu me dedicasse a fabricar sensores de nível, não fabricaria um destes com indicação eletrônica para demanda de uso popular. Sempre deixando claro que essa é minha opinião, e pode estar errada claro.

Olá Natasha,

   Acho que minha pergunta anterior responde a sua colocação pra o José Gustavo,   sua pergunta foi porque perguntar sobre os sensores capacitivos.

   A resposta é que eles são tão simples de serem fabricados quanto os sensores de efeito hall,  visto que esses últimos precisam de algum aparato elétrico/eletrônico para atuarem, visto que ao contrario das boias hidráulicas de caixas d'agua, a função de um sensor é alertar e não agir.

   O sensores capacitivos são compostos basicamente de duas chapas metálicas isoladas uma da outra, e colocadas em um encapsulamento pra não ter contato com o fluido a ser medido, podendo assim atender situações que os de nível não atendem como materiais viscosos.

   Obviamente um circuito eletrõnico com oscilador e algumas coisinhas mais faz-se necessário, porem, esse tipo de sensor indica perfeitamente o que você deseja, ou seja, o nível centimetro a centrimetro de um recipiente.

   Já respondendo ao José gustavo,  eu estou no momento terminando de bolar justamente um sistema pra me informar contra vazamentos,  visto que alteraram a pressão da água na minha rua, e a tubulação de minha casa estourou em 3 lugares, me dando um prejuizo que já beira mais de Mil reais.

   O meu sistema terá um sensor fluxo de água hall padrão,  e a questão de vazamento ficará na base da lógica,  visto que a inteção é ter uma ideia média de consumo, quando houver grandes oscilações, um alerta será emitido,  da mesma forma pretendo colocar rotinas onde em horarios como madrugada, onde deve haver pouca ou nenhuma atividade, caso haja grande fluxo,  o sistema emitira um alerta.

   Tô terminando um projeto com um sistema de radios de longo alcançe para apresentar o projeto a uma empresa de segurança, assim que terminar parto pra esse.

estao falando ai sobre ultrasom e supervisorio!

estou fazendo meu tcc usando ultrasom pra medir nivel e um supervisorio da indusoft porem a parte do comando do ultrasom "pulsein" interrompe a comunicaçao serial e o tx para de piscar na comunicaçao alguem ja passou por isso ou sabe como subistituir esse comando por outro!? 

Agradeço quem puder ajudar sobre o problema!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço