Bom pessoal estou precisando desenvolver um leitor de voltagem com o arduino, da seguinte forma!

=> Tenho um banco de baterias variável que pode ter 4 ou 5 baterias e estas por sua vez possuem 12v por 100 Ah. Estão ligadas em série, então soma-se a voltagem e mantém-se a amperagem. Ficando algo em torno de 48 v X 100Ah ou 60v X 100Ah.

=> Tenho um arduino UNO vou acoplar ao mesmo uma ethernet shield para comunicação com a internet e preciso de um sensor (que aguente a voltagem/amperagem acima descrita) = Aceito Sugestões.

=> Vai funcionar da seguinte forma o arduino vai ficar monitorando sempre a voltagem quando ela for menor do que X, então vai enviar e-mail ou SMS para avisa que as baterias estão com a voltagem baixa.

Até agora todos os sensores que eu achei foram pra medir a corrente (Ah) dúvida : Sabendo somente a corrente tem como saber a tensão através de calculos matemáticos ? 

Aceito sugestões ou opiniões..

Att VinicuS

Exibições: 3297

Responder esta

Respostas a este tópico

amigo, eh soh vc utilizar um divisor de tensão com resistores... dah uma pesquisada...

E ai, VB e Flavio.

Imagino que provavelmente você já achou, aqui mesmo no forum do LDG tem um post bem documentado sobre como montar um voltimetro com o arduino, usando dividor de tensão como sugerido pelo Flavio, deixei o link abaixo junto de mais dois que encontrei na mesma ocasião.

Só tome cuidado na hora de escolher os resistores que usará no divisor de tensão, Como suas baterias podem fornecer muita corrente, então se usar resistores comuns como esses que se vendem na loja do LDG seriam uma péssima escolha pois eles suportam se não me engano 1/4 de watt.

Respondendo a outra pergunta ("Sabendo somente a corrente tem como saber a tensão através de calculos matemáticos ? ") . Para baterias, a resposta é NÂO.  Cada tipo de bateria possui uma curva caracteristica de carga e descarga . Além disso essas curvas variam , seja por aspectos construtivos que tem mais a ver com a aplicação (por fora parecem iguais, mas baterias de carro/moto são diferentes de baterias de nobreak), temperatura, quantidade de ciclos de recarga, etc, mas o principal é mesmo é o material de que são feitas as celulas.

Vou deixar outro link com um manual de robos de combate, que tem um capitulo muito bom sobre baterias, explicando essas curvas, para diferentes tipos de baterias. Precisa saber disso para interpretar os dados do microcontrolador.

Mostra o seu projeto depois que conseguir montar. Boa sorte.

http://labdegaragem.com/forum/topics/voltimetro-com-arduino?id=6223...

http://rexpirando.blogspot.com.br/2011/01/volt-amperimetro-com-ardu...

http://www.riobotz.com.br/en/tutorial.html

Muito obrigado pelas dicas amigo Sidney, Bom na verdade entendo praticamente nada em questão de eletrônica, achei que no mercado ja houvesse uma "solução pronta" e que só precisasse programar.. Mas como não tem ta aí uma ótima oportunidade de aprender um novo ramo srsrs.. Pode deixar sim quando eu conseguir deixar o projeto redondinho venho até vocês e mostro.. 

Obrigado a todos pela contribuição!

VB

Se vc quer saber a tensão total é só usar um divisor de tensão, como o Flavio disse. Mas se quiser saber a tensão de cada bateria a coisa já fica mais complicada.

De qq jeito recomendo fazer uma isolação do circuito. Acredito que vc não queria que seu PC fique com o GND ligado ao negativa desse banco de baterias. Salvo já ser o mesmo.

Caso tenha mais conhecimento de eletronica recomendo ver o circuito integrado LM331. Ele é um conversor tensão frequencia. Assim vc pode por ex gerar um frequencia de 10.000Hz (10KHz) se a tensão for de 10,0V. Isso passa facil por um optoacoplador e do outro lado em vez de vc medir tensão mede frequencia. 

Com plaquinhas ligadas em cada bateria seria possivel gerar frequencias para medir cada uma delas separadamente. Mas é um circuito bem complicado.

Nossa, bem legal essa possibilidade de converter tensão em frequência, nunca tinha pensado nisso. As baterias variam relativamente pouco seus valores , então fica fácil montar um divisor de tensão, agora para medir uma grandeza desconhecida ficaria complicado usando o divisor de tensão.

Bem, eu vou precisar monitorar um banco de baterias também , inclusive célula a célula . Não sei se é a melhor estratégia mas pretendo usar um multiplexador, para ficar chaveando entre as células. Assim uma única placa da conta de tudo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço