Duvida- existe bootloader para PIC16F628 para gravar com FTDI RS232?

Bom dia, estou pensando em evoluir um pouco meus conhecimentos e trabalhar um pouco com PIC, adaptando meus projetos para PIC16F628, contudo gostaria de saber se como faz gravar o PIC como gravo o atmel atmega com o FTDI RS232?

eu já li em algumas discussões que isso é possível, mas não vi nenhuma com a implementação, se alguém puder dar umas dicas eu agradeço.

Att

Exibições: 1823

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,
Procure se informar sobre o projeto PINGUINO.O sistema é muito parecido com o ARDUINO mas usando o PIC da família 18F.
http://www.pinguino.cc
Abraço.

o pic16f628 nao consegue escrever na propria flash ,por isso nao funciona com bootloader. mas existem outros modelos de facil acesso. como o pic16f876a, ou pic16f877a etc. mas se vc quer algo parecido com o arduino existe o pinguino como o wiechert citou , nao muito difundido como o arduino, mais bem funcional e funciona direto na usb sem necessidade de conversor usb/serial.

Muito interessante, estou querendo escalonar meu projeto para as minhas necessidades e queria fazer uma placa final, mas com uma solução de gravação similar ao garagino para poder realizar ajustes do código a cada situação, resolvi utilizar PIC no projeto por causa dos custos de implementação que são bem inferiores. Valeu pela dica Weichert.

Jonas, não sabia que era possível gravar direto do usb sem conversor, isso é bem interessante, simplifica muito o projeto. Vou estudar estas placas do pinguino e ver se adapto ao meu projeto.

fico grato pela ajuda
Weichert, dei uma boa pesquisada e achei interessante, só que o custo da família 18F é bem superior a linha 16F ou 16C, até mesmo do chip atmega328.

Para as demais linhas de PIC de menor custo, só com gravador mesmo?
Bom, qualquer PIC pode ser gravado usando o gravador ICSP. Eu sempre deixo a placa de circuito impresso preparada para receber a programação via ICSP, alias é a únic maneira de gravar os chips em SMD. Quanto a custos é possível comprar ATMEGA 328 por menos de US $1,45.
Wiechert, entendi o que vc quis dizer, basicamente é o que desejo fazer, mas nunca utilizei o padrão ICSP, já havia percebido que o arduino também possui, mas nunca me aprofundei no assunto, visto que até o momento me era desnecessário.

Vi que tem muitos materiais sobre o mesmo, vou ter bastante coisa para ler.

obrigado pela dica

tiago, se o negocio é preço os atmegas acabam sendo o melhor custo beneficio, alem de ter um hardware mais parrudo quando comparado com um pic de mesmo valor. e sim os pic16f podem ser gravados igualmente o arduino via serial, existem zilhoes de bootloaders na net para a familia 16f, o tinybootloader+ com versão para avr e pic é o menor que eu conheço visto que ele é escrito em linguagem assembly.

O pic18f4550 com gravação direta pela usb possui hardware especifo para isso a desvantagem é que esse bootloader usb consome 2kwords de memoria flash. enquanto o tinybootloader+ com gravação serial ocupa apenas 100 words.

Jonas, gostei da sua observação, após ela encontrei uma postagem que trata justamente do PIC16f628a com gravador serial usb rs232

segue o link da postagem:

http://microcontrolandos.blogspot.com.br/2013/05/tutorial-comunicac...

O link trata apenas de uma comunicação serial, o pic628 não tem habilidade de escrever na própria flash, ou seja, só vai via gravador mesmo

entendi, fiquei pensando nisso depois que postei, faz todo sentido, queria estudar uma alternativa aproveitando os conversores seriais que possuo, pelo visto não há milagres, não há como aproveita-los como gravadores para PIC, gostei desse modelo pic16f628, pois o meu projeto é bem simples e não precisa de muitas especificações, de toda firma mesmo que implemente ICSP terei de adquirir o gravador para me aventurar nesta área (por sorte não está caro). 

Muito obrigado pela paciência e pelas colocações, vi que tenho muito o que estudar, mas aos poucos se chega ao longe.

para os pics que não podem utilizar bootloader vc precisa de um gravador e para os que podem rodar bootloader vc precisa tambem de um gravador para gravar o bootloader. ou seja vai ter que adquirir um . pesquisa sobre o JDM se vc usa desktop com porta rs232, caso seja notebook tenta o PICKIT2 (é este que possuo fiz de forma artesanal e roda que é uma beleza! e grava uma grande variedade de pics só nao dá suporte para os pics recem lançados)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço