Oi, estou precisando reduzir 110 V para alimentar um sistema. O sistema é bastante simples, um microcontrolador e um led, então não vai puxar quase nada de corrente, são alguns poucos mA.

Pensei em um LM7805, mas no datasheet informa que o máximo de Vin deve ser 35 volts.

Qual é a melhor solução para isso?

Diodo Zener, divisor de tensão...?

Obrigado.

Exibições: 1609

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,
Procure ler o application note AN954 da Microchip. É um guia para projetos de fontes de alimentação sem transformador. Apenas tome os devidos cuidados para que o usuário não toque no circuito pois este tipo de fonte não tem isolamento da rede de energia.

Estou dando uma lida sobre ele.

Tenho que ver se é possível modificar esse AN954, pois uma lida por cima já mostra um problema: "Current Out = 9 mA", só um Led já consome 20 mA de corrente.

Obrigado pela ajuda.

Pois então, se estudar mais profundamente o texto irá encontrar o valor 45,8mA.

Eu já montei fontes deste tipo e conseguir drenar 60 a 80mA delas....

Abraço.

Olhei mais detalhadamente e vi, muito obrigado :D

Também encontrei bom texto sobre isso:

http://newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/566-fontes-se...

Realmente pensava que o melhor método era um divisor de tensão, mas ele explicou que não seria uma boa solução.

Valeu!

Newton C Braga, o grande mestre dos magos!

Na verdade o circuito da fonte continua a ser um divisor de tensão, só que não mais usando puramente resistores, mas aproveitando a reatância de um capacitor conseguimos o mesmo efeito com uma menor dissipação de potência e componentes menores.

Mas ainda continua a ser um divisor de tensão....

Seguem mais alguns links interessantes:

Transformerless Power Supply Design

TransformerLess Power Supply 12V 100mA

Transformerless Power Supply 30V 1A

Transformerless AC to DC power Supply

Abraço

Muito obrigado.

Infelizmente só tenho capacitor cerâmico e eletrolítico, estou fazendo uns pedidos de uns de poliéster e assim que chegar eu já monto uma para testar.

Valeu. Abraço.

Obrigado ao João Matheus por abrir o tópico e ao wiechert pelas respostas.

Tenho pensado muito nesse assunto, a criação de placas de circuito completas que possam ser ligadas diretamente na rede elétrica,  mas encontro alguns problemas:

1º- Os circuitos que pensei ligar diretamente na rede elétrica acabam tendo algum relé, e reles consomem um bocado de corrrente, dai não sei se essas montagens resolveria.

2º- O circuito é mais perigoso do que um comum pois não tem isolamento da rede elétrica, logo, se um componente essencial entrar em curto,  putz!

3º- apesar de ser meio armengo,  tenho usado carregadores de celular, que normalmente liberam em torno de 5v com sucesso,  mas acaba ficando duas placas, dai quando tenho que colocar o circuito dentro de uma caixa elétrica na parede tipo 4x2 tenho que fazer malabarismos.

  Resumindo,  vou dar uma lida com mais carinho no topico do nilton braga,  e sei lá, se um teste funcionar legal, talves adote a coisa,  mas por enquanto os carregadores de celular é quem tão resolvendo.

Então Weider, vamos por partes.

"1º- Os circuitos que pensei ligar diretamente na rede elétrica acabam tendo algum relé, e reles consomem um bocado de corrrente, dai não sei se essas montagens resolveria."

Resposta: Você pode usar um relé de baixo consumo, ou melhor ainda, já que vai controlar uma carga AC opte por um relé de estado sólido (triac), eliminando o problema do consumo, fica até mais barato que um relé, não tem problema de contatos queimados ou colados e ainda pode ser dimerizável.

"2º- O circuito é mais perigoso do que um comum pois não tem isolamento da rede elétrica, logo, se um componente essencial entrar em curto,  putz!"

Resposta: Conhece um componente chamado fusível? link 

Ele protege o circuito e as instalações elétricas contra o problema de curto circuito, avarias e sobrecargas.

O Application Note da Microchip AN954 link comenta sobre as considerações de segurança nestes circuitos, com a inclusão de fusível e varistor.

Independente do circuito, seja ele qual for, a instalação elétrica (residencial, comercial ou industrial) deve estar usando ao menos um disjuntor no circuito alimentador link . 

Melhor ainda se for conjugado com um DR, Disjuntor Diferencial Residual, protegendo pessoas, animais, equipamentos e instalações contra falhas à terra. link

"3º- apesar de ser meio armengo,  tenho usado carregadores de celular, que normalmente liberam em torno de 5v com sucesso,  mas acaba ficando duas placas, dai quando tenho que colocar o circuito dentro de uma caixa elétrica na parede tipo 4x2 tenho que fazer malabarismos."

Resposta: É uma saída, que você mesmo já mostrou as desvantagens.

Sem falar que as fontes de celular mais baratas também salvo raras exceções não tem proteção contra curtos, então se optar pelo uso destas não se esqueça de sempre instalar pelo menos um fusível na entrada.

 

"Resumindo,  vou dar uma lida com mais carinho no topico do nilton braga,  e sei lá, se um teste funcionar legal, talves adote a coisa,  mas por enquanto os carregadores de celular é quem tão resolvendo."

Resposta:

Optar por uma fonte sem transformador é viável, principalmente nos casos onde o espaço de montagem, consumo e custo  são os determinantes.

Mas leve em conta que estas fontes não tem isolação da rede, então sempre tome providências a garantir que as partes metálicas do circuito nunca entrem em contato com pessoas, animais, ou partes da instalação predial.

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço