Olá pessoal 

Estou precisando de ajuda em um projeto aqui e nele preciso acionar um rele de maneira sem fio enviando um sinal que não seja RF utilizando controle ir, a não ser que eu possar fazer isso utilizando wifi.

Preciso acionar esse rele ou até mesmo um dimmer enviando um sinal wifi como por exemplo acessando um endereço na internet ou ip, quero utilizar um arduino como central para enviar os comandos para os reles.

Sou iniciante em arduino e agradeço qualquer ajuda obrigado.

Exibições: 1810

Responder esta

Respostas a este tópico

PERA, PERA, vc quer acionar o rele "SEM USAR RF, MAS USANDO WIFI" !?!?!?! não dá, wifi É rf...

Mais da pra acionar alguma coisa que envia o sinal para o rele ou não?

Wellington, boa noite.

Pelo que entendii você quer acionar o rele (e este alguma carga) via Hi-fi, ou seja o Arduino 1 recebe sinal do PC, ele por sua vez, através de uma rede Ethranet (me corrijam) ou um módulo ???? vai se comunicar com o Segundo módulo que estará ligado ao segundo Arduino e que na saída terá o relé para acionar a carga.

Resumindo:

PC ---> Arduino ----> Módulo Transmissor --------------------->Módulo Recptor ---->Arduino---->Relé ---->Carga. 

É isto ? Ou seja tudo isto para somente isto ? Qual seria a aplicação que não poderia ser RF ? Qual realmente a sua idéia, talvez os Garagistas tenham alguma solução mais econômica tipo o que o Eduardo enviou

Valeu.  

Bom José essa forma que vc explicou ai da certo e tem opção de usar um modulo wi-fi pra isso pois eu já vi na teoria um arduino se comunicando com outros arduinos por sua vez acionando cargas de modo sem fio com modulo wifi que é mais barato.

Estou acionando reles pelo métodos get através de um aplicativo que criei pelo app inventor esta funcionando blz quero é poder usar esse mesmo aplicativo para acionar reles de maneira sem fio e ainda não sei se esse aplicativo pode fazer isso já que usa um endereço ip para acionar os reles e celular não envia IR ou RF. 

Minha intenção é fazer isso de maneira eficiente e já sei que modulos xbee tbm funciona e não usa wifi mais para uma automação por exemplo fica muito caro pois iria utilizar muitos módulos desses.

Só uma pergunta usando arduino nano como recptores juntamente com isso usar modulos wifi da certo?

obg 

Wellington, entendi a sua necessidade.

Camarada eu comprei a um tempo atrás um módulo Bluetooth 2,4 GHz, e fiz a comunicação do meu celular (sistema Android) com o Arduino, e o mesmo controlando os relés. Fica show sem problemas. 

Agora eu ainda não utilizei nenhum modulo que utilizasse Internet, vamos esperar por mais respostas.

Quanto a escolha do Arduino, pense sempre em capacidade de armazenamento e tratamento dos dados, e a quantidade de pinos necessário, além da velocidade, tensão de aplicação, etc.

Valeu

A maneira mais barata é usando o Ethernet shild conectado a um roteador wireless. Aí vc acessa o arduino via wifi pelo celular e se souber configurar acessa tbm via Internet

E ai Jonas blz já fiz isso e esta funcionando blz o que eu quero agora e comunicar do arduino para os reles sem o fio entendeu?

A comunicação do celular para o router esta funcionando e já aciono os reles via wifi mais com o rele conectado no arduino, minha intenção agora é isolar o rele do arduino sem cabeamento de maneira sem fio. 

obg

companheiro, todos inclusive eu estava pensando que vc quer dar conectividade wifi pro conjunto arduino + relê

Mas pelo jeito vc quer separar o relê do arduino e ainda quer que o arduino comande o relê. É isso mesmo????

Exatamente 

Pra haver comunicação sem fio entre  um componente e outro, numa das pontas o sinal precisa ser enviado via transmissor e na outra ponta o sinal precisa ser recebido via receptor. Porém, antes de enviar o sinal, precisa haver um "cérebro" que coordene esse envio. E depois que o sinal chegar no receptor, também precisa haver um "cérebro" pra interpretar esse sinal que chegou.

Agora veja o que vc quer fazer: o arduino está numa ponta. Ele é o "cérebro". Precisa ainda de um transmissor de sinais.

Na outra ponta, vc tem só um relê. Ele é o "braço". Ainda não existe receptor e nem "cérebro". Portanto vc precisa que esse relê na outra ponta esteja conectado a um arduino + receptor.

Veja como deverá ser feito:

roteador + arduino1 + ethernet shield + transmissor ==> ar ==> receptor + arduino2 + relê

e claro q se o acionamento da outra ponta for so pra um rele vc nao precisa necessariamente

usar um arduino uno vc pode usar um atiny ou um arduino mini q ja funciona  

E como transmissor e receptor o que vc me sugere pensando em redução de custos, aqueles módulos wifi baratinhos que vende por ai será que funfa legal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço