Pessoal, muita PAZ!

Estou aqui na terrinha matutano uma forma do passar o verão sem ter que ficar tomando conta das estufas de alface. O caso é o seguinte: aqui somos "plantadores" de alface, rúcula e agrião, na modalidade hidropônica, para quem não conhece aí vai uma foto:

O problema é que as plantas crescem alimentadas por uma solução que corre pelo cano de PVC em uma frequência de 15min ligado e 15min desligado. Só que o fluxo de solução não pode ser interrompido fora da frequência programada senão todo cano fica seco por muito tempo, matando as plantas de sede.

A ideia é a seguinte:

Fazer um sistema que toque uma sirene e acenda uma luz, quando um dos canos estiver sem água, quando o fluxo de água estiver interrompido.

Pensei em algo com o sensor de umidade mas o sistema teria que ligar quando houvesse água no cano de distribuição, que é comum a todos os canos de plantio, ou algo assim.

Alguém tem alguma ideia.

Exibições: 9912

Responder esta

Respostas a este tópico

imhuho, vou atrás desses microswitch de hastes longas, mas descreva um pouco sua ideia, por favor.

Abraços!

Eu descrevi no dia 14/11 às 10:17, que está na página 3:

http://labdegaragem.com/xn/detail/6223006:Comment:400384?xg_source=...

Ali na descrição, eu sugeri prender uma chapinha para absorver o impacto da queda de liquido.

Portanto o microswith não pode ter rodinha se for fazer conforme a sugestão citada 

Mas se vc usar um esquema de bolinha de isopor contida num recipiente que receberá o liquido que sai do perfil, essa bolinha poderá estar presa a uma cordinha que na outra extremidade estará amarrada ao microswitch. Ai sim nesse caso o braço do microswitch deverá ter um furo ou uma rodinha pra poder amarrar a cordinha

Bem, galera, Não somos muito de dar soluções prontas, mas mostrar caminhos,  mas tá aqui a solução pronta e funcional:

Agora é só criar um sketch que leia as portas analogicas, e que ative portas digitais ligadas a solenoides que controlem a emissão de água e nutrientes,  o resto é logica.

Se você deseja que de 15 em 15 minutos o sistema se ligue,  não precisa nem de RTC,  vai no clock interno mesmo baseado em mills().

Já se ouver problemas do tipo a porta de inserção ser acionada e mesmo assim nenhum dos sensores acusar, então emite-se uma sirene que avisa que tem problema acontecendo que pode ser somente que faltou o preparo no reservatorio principal.

chique demais esse desenho Weider. Não conhecia esse seu dom artístico.

Aqui lendo teu post, me surgiu uma idéia: E se esse tubo que alimenta o cano/perfil com solução nutritiva fosse à prova de entupimento???? Será que o caminho não é por aí? Imagine um cano de PVC de 3/4" ou 1": será que canos com essa bitola entopem? Veja que esse cano do qual eu falo não é o cano onde se alojam as hortaliças, mas sim o cano encarregado de transferir a solução nutritiva do reservatório para o perfil. Não é esse cano que entope? Não se poderia usar uma tela sobre o reservatório, tela esta responsável por coar  as sujidades que porventura tentem adentrar no reservatório?

A ideia é otima imhugo,

   Normalmente quando se utiliza um sistema de distribuição, o cano principal tem que ser realmente maior que os canos fins, a razão é que se você coloca todo mundo igual,  os pontos proximos ao local da inserção irão emitir mais fluxo que os pontos finais.

  Pra evitar isso, colocamos tipo, um cano principal de 1 ou mais polegadas, e os tubos de saida de 1/2 ou menos.

  A questão da bitola dos tubos depende da quantidade de fluido injetada no sistema de cada vez,  caso se injete muito fluxo, dá pra trabalhar com 1" e 1/2 polegadas nos distribuidores,  já se o fluxo é pouco, só pra complementar, o ideal é que o tubo principal seja grosso, tipo 1" ou mais, porem, os tubos de distribuição terão que ter limitadores, de forma que quando injetado o fluido, ele primeiramente encha todo o tudo principal, e dai vá derramando por igual em todos os pontos.

   Esse sistema ai, tem a vantagem que se bem observado, ele não é agarrado no duto das plantas,  são feitos furos, por onde os canos de injeção de fluxo nutritivo entram, porem, duas pessoas,  uma segurando no inicio e outra no final, podem levantar todo o sistema pra verificações, já que ele é rigido, e não mangueiras que se retiradas afetariam as plantas.

Ah!  adorei seu comentário "chique demais" ha ha ha,   trata-se do programa Google Sketchup, ele possibilita desenhos em 3D com enorme facilidade.

   Eu faço desde projetos de casas, a demonstrações de montagens de equipamentos eletronicos com ele.

   Ele é bem simples de usar e aprender.

   Eu diria que o Sketchup é o arduino dos programas 3D.

Qualquer coisa tamo ai.

gostei demais desse google sketchup. Vou tentar aprender. Valeu!

Pelo que entendi do problema reportado pelo Antonio, o tubo fino que entrega o liquido para as plantas entopem devido a impurezas e algas. 

Cada tubão tem cem plantas, isto é na solução do Weider terão 100 tubos finos, isto é 100 vezes mais chances de entupir....

Como seria o desentupimento? com ar comprimido ? Como identificar se o tubo foi desntupido ou não? Como retirar esses 100 tubinhos para limpeza...

O liquido flui devido à inclinação dos tubos. Como conseguir distribuir o pequeno fluxo de liquido em 100 tubos de distribuição? Sem deixar de irrigar alguma planta. Pelo que eu entendi o fluxo de liquido é pequeno, o tubo de distribuição  não ficaria  cheio.

Vamo lá jose gustavo,

Não precisa se tiver 100 plantas ter 100 tubetes um pra cada planta,  a ideia aqui não é ar tratamento personalizado a cada planta,   a ideia é justamente fazer com que caso um dos tubetes venha a entupir haverá outros lá pra continuar alimentando o sistema entendeu ?

  A ideia de inserir multi pontos de inserção segue a mesma logica dos carros,  no inicio os carros eram MONO PONTO de injeção, só que mesmo com os filtros de combustiveis, alguma sujeira passava e ai dava o maior pau,  ai eles colocaram o que existe hoje que sáo os MULTI POINTS,  que entraga os combustiveis em varios lugares,  dai mesmo que um dos pontos entupa, os outros continuam funcionando e assim todo o sistema.

O liquido flui devido à inclinação dos tubos. Como conseguir distribuir o pequeno fluxo de liquido em 100 tubos de distribuição: Eu já citei a solução, o tubo grande principal (horizontal) deve ser grosso, algo como 1 polegada, os varios tubos que vão para o sistema devem ser finos, eu diria que até mesmo um tubo de 1/2 ainda é grosso, tinha que ser realmente algo menor,  dai daria até pra colocar um pedaco de plastico com um furo pra diminuir o tamanho desses tubetes.

   A ideia funciona como um chuveiro,  a água chega por um tubo grosso, se distribui no corpo interno do chuveiro pois a vazão dos furos é pequena, dai todos os furos de um chuveiro deixam passar a mesma quantidade de água, entendeu ?

   Resumindo, se for usado tubos de 1/2 como os tubetes, na conexáo entre o tubo de 1/2 e o de 1" deve haver algo como uma bucha pra fazer uma redução do furo,  isso ira permitir que assim como no chuveiro todos os tubetes liberem o liquido por igual,  enquanto o tubo grande principal permanece cheio.

    Nesse sistema não sera necessario limpar praticamente nunca, visto que se tiver UM SÓ tubete desimpedido, ele ira fazer todo o sistema funcionar.

Gostei muito do desenho, mas está um pouco diferente da realidade. Veja:

Cano azul - chegada de nutrientes

Mangueirinhas pretas - distribui para os canos/perfis (brancos)

Cano azul - coletor da solução nutritiva dos 9 canos/perfis

A solução nutritiva escorre, isto é, por força do desnível entre o ponto de entrada e coleta, a solução nutritiva percorre todo o cano molhando as raizes das plantas.

Os canos/perfis não se enchem!

Viram a mangueirinha que distribui a solução nutritiva?

Weider Duarte, boa tarde.

Vejo problemas nesse sistema.

Teria que montá-lo em cada cano/perfil, certo? Isso colocaria uma grande quantidade de solução nutritiva exposta ao sol, daí o aquecimento das raizes e possivel cozimento das plantas seria um risco.

Outra coisa é o espaço. Pela distância entre os canos/perfis, com mais esse cano de distribuição, as plantas não teriam espaço para alcançar 700gr de peso, o tamanho comercial.

Na contramão da discussão... Fiquei curioso.

Vi alguns videos sobre hidroponia, principalmente esse:

https://www.youtube.com/watch?v=aUBdMP7xDiY

Onde entendi que não existe esse momento onde a planta fica sem agua, ou vi mal ???

Será que é outro método ?

Já tive horta convencional em casa e desisti em função de problemas como: Gato dormindo sobre os morangos, cachorro cavando tentando achar o osso depois da adição de farinha de osso, formigas cortadeiras, alface soltando leite pq passou do ponto pra colher, etc, etc, estava virando mais dor de cabeça que distração e gerador de consumiveis já que no almoço estamos sempre fora.

Mas com a hidroponia poderia usar um outro espaço aqui, livre de bichos, e quem sabe poderia refazer, estou muito interessado, pro ano que vem...

Recomendo esse livros tb: (muito barato, pelo menos)

http://www.amazon.com.br/s/ref=sr_st_price-asc-rank?fst=as%3Aoff&am...

Olá Eduardo!

Já até plantações de melões hidroponicos. 

Existem módulos para hidroponia doméstica, de 6 a 8 plantas, alimentadas por bombas de aquário e kits de nutrientes prontos para atender diversas culturas.

Mas ainda existe muito preconceito e desconhecimento.

Se precisar de ajuda estamos por aqui, fazemos parte do grupo Dinossauros da Hidroponia!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço