Caros amigos, me tirem uma dúvida. Eu sei que  o consumo de energia elétrica é calculado por sua potência (W) sendo que a potência é o produto de (V) tensão * (I)corrente logo um circuito alimentado com uma tensão V = 12  percorrendo este circuito a 5A gera 60W de potência. Imaginemos que o componente no qual a corrente percorre absorve no máximo 60W uma lampada por exemplo não sei, é só um exemplo, caso eu limite a corrente ou baixe a tensão a potencia será menor, sendo assim eu poderia dizer que e o controle de tensão/corrente gerencia a potência. Então consumo elétrico é controlado pela tensão e corrente ? Já que ambos são responsável por gerar potência?

 

Exibições: 602

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

consumo não é controlado apenas pela tensão e corrente.

potência sim que é contrada apenas pela tensão e corrente.

o consumo é controlado pela potência e tempo de funcionamento

ok, então se limitamos a tensão no circuito limitamos a potência e durante o tempo de funcionamento teremos um consumo reduzido correto ? não é quase como dizer que podemos controlar o consumo reduzindo a tensão do circuito??

São grandezas diretamente proporcionais.

Abraço!

Sim.

Embora indiretamente, como o imhugo disse.

Imagine tomar banho com o chuveiro na posição verão ou inverno. Supondo que vc tome o mesmo numero de banhos e de mesma duração, se está no modo de potencia menor o consumo vai ser menor.

Quando vc muda a chave do chuveiro está trocando a resistencia de sua resistencia (?!?!?!?!?), que afeta a corrente. Mas se fosse um chuveiro eletrônico com dimmer, que afeta a tensão o resultado seria o mesmo: Variação da potencia.

A questão é que a afirmação: 

"o consumo de energia elétrica é calculado por sua potência (W)"

está meio esquisita, ficaria melhor:

"o consumo de energia elétrica é proporcional a potência do circuito", já que na verdade, como tb já dito, depende da potencia e do tempo de utilização.

Consumo é o produto da potência pelo tempo.

C=P*t medido em Watt*unidade de tempo (normalmente, hora).

Um aparelho de 100W que fica ligado 8 horas por dia durante um mês consome:

C=100*8*30=24000W*h=24kW*h (veja na sua conta de luz o prećo do kW*hora)

Um aparelho de 100W que fica ligado 8 horas por dia durante TODOS os mêses consome 24kW*h/mês.

Potência é o produto da corrente pela tensão:

P=U*I

Resistência é a razão entre tensão e corrente:

R=U/I

Sendo que a tensão é uma constante fornecida pela fonte de alimentaćão, enquanto resistência e corrente dependem das características físicas do aparelho.

amigo, basta conhecer a fórmula para ser possível manipular qualquer uma das variáveis

consumo = potência * tempo de funcionamento

é o mesmo que:

consumo = tensão * corrente * tempo de funcionamento

Portanto, se quiser baixar o consumo, vc tem várias possibilidades:

1) reduzir a tensão

2) reduzir a corrente

3) reduzir o tempo de funcionamento

4) reduzir a tensão e corrente

5) reduzir a tensão e tempo de funcionamento

6) reduzir a corrente e tempo de funcionamento

7) reduzir a tensão, corrente e tempo de funcionamento

Imhogo pelo jeito vc gosta dos truques matemáticos.

Gosto desse:

P = U*I ⇔ U = P / I

R = U / I ⇔ U = R * I

P / I = R * I

P = R * I²

Olá Ademilson,

   Cara, eu não sou tão fera quanto meus amigos acima em eletronica analogica,  mas existe uma coisa que talvez, eu acho que entendi mais que eles,   o que vocÊ deseja.

    Pelas suas palavras você deseja economizar energia limitando a corrente ou a tensão de equipamentos não é isso ?

 

   A resposta é:   dá sim pra fazer isso,  mas vocÊ vai diminuir tambem o funcionamento do equipamento,  tipo,  se vocÊ diminui a corrente ou tensão que passa por um chuveiro elétrico,  ele provavelmente ira esquentar menos.

 

   Uma outra coisa é que as vezes você ter uma fonte de 5A que alimenta algo, não significa necessariamente que aquele equipamento esta consumindo toda essa carga,   geralmente se dimensiona fontes com sobra para que o equipamento possa funcionar bem quando exigido.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os membros que me ajudaram nesta discussão. É mais ou menos isto mesmo @Weider. Mas meu objetivo era comprovar se eu estava certo perante uma outra discussão. Um amigo meu insistiu em dizer que o consumo de uma lampada de 60w é 60w e eu disse que esta é capacidade máxima de potencia que este corpo pode absorver. Mas o consumo depende da tensão  e corrente ele disse não consumo é dado pela potência eu disse sim, mas são grandezas diretamente proporcionais.  Enfim meu ponto de vista era de que se eu limitasse a tensão e a corrente que alimenta a lampada baixando esta tensão, a lampada continuaria acessa embora que com a luz fraca o consumo dela no decorrer do tempo seria inferior pois o circuito não estaria gerando 60w no Total. Agora com as respostas dos amigos todo este conceito ficou ainda mais claro para mim. Já que como o amigo @imhugo respondeu consumo = tensão * corrente * tempo de funcionamento. Perfeito comprovou minha teoria e agora eu tenho as palavras, termos e formulas para comprovar o que eu estava dizendo. Eu pensei em vários exemplos, só não sei se se aplica totalmente. Por exemplo quando você diminui a intensidade do brilho de um display LCD a bateria do seu celular dura mais, pois o consumo de energia é menor. Agora se isto se aplica neste caso já é outra coisa.

Mas muito obrigado pela resposta de todos. 

 Olá Ademilson, pessoal... ^^

 

 Essa conceito do LCD eu realmente "pratico" de forma à controlar o consumo do meu celular.  Costumo deixar o brilho sempre com a intensidade baixa, e papéis de parede sempre com cores escuras. Isso rende algumas horas à mais de uso. Mas o ideal é sempre deixá-lo no modo "sleep", com o inversor do LCD desligado. Pois mesmo que tenha uma tela totalmente "preta", ela irá consumir mais do que uma tela desligada (inversor desligado).

 Fora o celular, existe um projeto que não sei se é da Google ou não, onde a idéia é um ambiente de pesquisa com o fundo preto, para que a intensidade do brilho de monitores seja menor, e assim se economiza mais em energia. Inclusive ele tem uma estimativa de Watts economizados pelo uso da ferramenta.

Segue o link:

[Link] http://www.blackle.com

Espero ter ajudado. ^^

T++.

Se aplica perfeitamente.

Quanto aos exemplos, tem um experimento simples: pegue uma lampada comum, de 220V e 100W. Significa que a máxima tensão que ela suporta é 220V, gerando 100W de energia.

Suponha que seja uma lâmpada de 100W (como você disse, esta é capacidade máxima de potencia que este corpo pode absorver).

P=U*I

100=220*I

I=100/220=0.45A (Esta é a corrente de trabalho do circuito, certo?)

Ok! Ligue a lâmpada numa tomada de 127 V. Claro que a lâmpada brilha menos, porquê:

P=127*0.45 = 57.7 W

Então o consumo-hora da lâmpada caiu de 100W*hora para 57.7W*hora. Tua teoria está correta.

Agora faća o contrário, pegue uma lâmpada de 127V e ligue numa tensão de 220V: ela queima, não porquê a tensão é exagerada, mas porquê a sobre-tensão gera uma potência (energia) acima do limite suportado material.

Perfeito Alexandre seu exemplo, "matou a pau" rsrs. Muito obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço