VARAL ELETRÔNICO - MOTOR DE PASSO E SENSOR DE UMIDADE

Olá Pessoal!

Estou desenvolvendo um projeto de eletrônica mas estou com algumas dificuldades na hora de efetuar a programação no Arduino R3. Meu trabalho final de curso de eletrônica (varal eletrônico) tem como funcionamento o seguinte: se o sensor que estou utilizando (DHT11) detectar a ALTA presença de umidade (90% valor máximo do sensor) ele ativa o meu motor de passo (28BYJ-48) que tem como funcionalidade proteger as roupas da chuva que está por vir, mas caso o meu sensor detectar BAIXA presença de umidade (20% valor mínimo do sensor) meu motor de passo permaneça desligado. Se possível alguém souber como eu efetuo essa programação pois sou novo no assunto e comprei o meu Arduino recentemente.

Grato!

Exibições: 2462

Responder esta

Respostas a este tópico

qual ação executar se a umidade estiver maior que 20 e menor que 90?

Olá!

Em temperatura ambiente (26/27°C) a umidade que o meu sensor DHT11 mostra é de 34%. Se a minha umidade passar de 34% o motor teria que funcionar (Rotação CW), ao contrário disso (menor que 34%) o motor funciona porém ao contrário (Rotação CCW). Entendeu o funcionamento ?

ali no tópico inicial, vc citou 2 possíveis cenários: cenário 1, onde umidade está acima de 90% e cenário 2 onde a umidade está abaixo de 20%.

Sua pergunta foi como programar o arduino pra executar ações baseadas nesses dois cenários.

Mas se vc perceber bem, há um espaço vazio na sua lógica, pois o arduino não saberá o que fazer se a umidade estiver entre 20 e 90%. Esse é um terceiro cenário. Foi por isso que te perguntei o que vc deseja executar quando a umidade estiver entre 20 e 90%

Depois vc introduziu um outro valor (34%). Está baseando estender ou recolher o varal baseado em 34% de umidade.


E então? O que vc realmente quer fazer? Quer que recolha o varal a partir de qual valor de umidade do ar?

34% de umidade não poderá ser usado como parâmetro pra indicar tempo chuvoso ou não.

E 20% de umidade é um valor muito baixo pra executar o estendimento do varal. 

Aí eu te pergunto: pra que medir a umidade do ar, que é um indicativo indireto de chuva, susceptível a falso positivo ou falso negativo?

O certo mesmo é usar um sensor de chuva no arduino como esse aqui: http://www.labdegaragem.org/loja/sensor-de-chuva.html

Eu sou leigo no assunto e acabei descobrindo (graças ao seu comentário) que o sensor mais óbvio a ser usado no meu projeto é o sensor de chuva mesmo YL-83. 

Interessante o conceito da ideia,

Acredito que daria para intercalar um sensor de chuva com o sensor temperatura e umidade.

pois se o tempo estiver seco e a temperatura alta, o ideal é que a roupa seque a sombra, visto que o sol acelera o envelhecimento das roupas.

Caso, o ambiente esteja seco a e temperatura está baixa estender as roupas em local ensolarado

Caso, a umidade esteja alta, é necessário estender as roupas em local ensolarado.

Por fim Caso seja  detectada chuva recolher as roupas para o ambiente protegido independente das situações elencadas acima.

Faltou só uma parte que caso tenha sido identificado chuva a roupa será recolhida, porem a umidade estará alta, então ela será estendida novamente após a chuva, será que isso é interessante que ocorra?

Outro ponto, talvez fosse interessante vincular um RTC1307, pois a noite não se deve deixar a roupa parte externa por causa do sereno.  ou seja;

Caso a hora seja maior 6 e menor que 18 é possível estender a roupa em local ensolarado, senão, recolher o varal para local protegido.

A ideia é simples, mas deriva de um pequeno projeto de engenharia. Recomendo que você tente imaginar todos os passos que os sistema deva executar para fazer o que você deseja, mais ou menos como fiz acima.

Você terá de imaginar o método de como hardware do sistema irá estender e recolher as roupas e o tempo em que isso será executado, por fim os componentes mecânicos e eletrônicos necessários para implantação do sistema.

Por ultimo será o código, que parece complexo, mas quando você sabe exatamente o que o sistema irá fazer fica um pouco mais simples de ser desenvolvido.

Como você aparentemente é novo na área de automação, vou dar uma ultima dica, toda programação é binaria, resumida sempre em duas respostas, "Sim" e "Não", então o segredo está em como fazer as perguntas para chegar no seu objetivo e como o sistema ira ler o ambiente para conseguir as respostas. 

o Arduíno é um microcontrolador funcionamento simples e fácil de ser programado, ele é programado em C ou C++, se tiver habilidade de tentar pode ser programado até em Phyton, mas cabe observar que ele não é para pessoas leigas, contudo ele permite que leigos consigam aprender errando devido a velocidade de gravação e o método de gravação através do cabo USB.

Recomendo que você leia o livro do Deitel "como programar em C", tem para baixar na web o livro completo em PDF é muito bom e de leitura fácil, vai ajudar muito é um dos livros mais completos sobre o assunto.

Bom projeto

Agradeço os comentários, com certeza irei baixar esse pdf. e melhorar os meus conhecimentos no assunto. Um grande abraço e obrigado!

http://www.popa.com.br/meteorologia/pressao&temperatura.htm
veja este site mostra como analisar meteorologia

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço