Como trabalhar com a biblioteca Xbee-arduino ? (XBEE API)

Olá amigos,

Procurando pela net, encontrei diversos tutoriais ensinando a configurar e comunicar os Xbee em modo AT, inclusive os tutoriais aqui do Lad de garagem, o que permite apenas a comunicação modulo a modulo.


Para a comunicação envolvendo varios modulos, tipo, você ter um modulo ligado a um painel ao lado de sua cama como coordenador, e ter vários modulos espalhados pela casa em lampadas, ar condicionados, bombas d´agua, etc. os Xbee tem que ser configurados e utilizados em modo API.
Porem, para comunicação em modo API envolvendo o arduino tenho achado pouca coisa.
O que encontrei de mais concreto foi a biblioteca XBEE-ARDUINO ( https://code.google.com/p/xbee-arduino/ ), mas como sou leigo nesse tipo de comunicação, não consigo compreender nem mesmo os exemplos da biblioteca, tipo, onde entram as variáveis captadas em um ponto a serem transmitidas para outro ponto ? como seria um exemplo de dois arduinos cada um com um potenciometro, se comunicando com um terceiro xbee que tem dois leds de saida, e que quando mexemos no potenciometro do arduino1, o led vermelho no arduino 3 aumenta, já se mexemos no potenciometro no arduino 2, o led verde no arduino 3 acende, como seria isso ?

Gostaria muito de ajuda para entender a utilizar os xbee em modo API e se possível utilizando a biblioteca citada.

Exibições: 3127

Responder esta

Respostas a este tópico

por favor, desejo muito aprender sobre xbee api

Olá amigo, estou com o mesmo problema, você conseguiu algo? 

Não,  sinceramente eu desisti dos xbee e estou usando os nRF24l01

O que pude aprender dos xbee é que pra ligar eles em modo API, ou seja, somente dois modulos, ponto a ponto é relativamente facil e você encontra um zilhão de tutoriais na internet,  já quando o assunto parte para redes com mais de dois modulos principalmente rede mesh,  ai entra no modo API e a coisa complica.

  Setagem de pinos,  configuração dos modulos e depois o codigo pra o arduino no emissor(es) e o codigo do receptor(es)  a coisa pra mim foi bem complicada e não consegui.

   Pelo que andei lendo o metodo mais facil é atraves dessa biblioteca ( http://code.google.com/p/xbee-arduino/ )   mas sinceramente não soube muito bem mexer com ela.

    Talvez esse guia ajude um pouco:

    http://code.google.com/p/xbee-arduino/wiki/DevelopersGuide

    Mas ainda estou disposto a aprender, só vi que sem a ajuda de alguem pra tirar as duvidas fica muito dificil.

cara estou com mesmo problema... mas tenho que aprender,,,, vc aprendeu algo pra compartilhar? estes links eu ja tinha visto... complicadissimo... da nao

Olá Daniel Amorim,

    Cara, infelizmente não,   vou ter que sentar a bunda na cadeira e começar a fuçar pra valer.

     Sinceramente passei um tempão me matando pra aprender sobre os xbee,  se dei uns dois passos foi muito.

     Quando parti pra os nRF24l01 a coisa foi diferente, eles são bem mais simples de aprender.

     A grande diferença é que os Xbee você precisa primeiro configurar os modulos independente do arduino, pra isso se usa a XCTU,  a configuração pra AT é relativamente simples,  eu descobri que basta ligar o modulo ir no terminal serial digitar +++ pra abilitar depois dar ATRE e aguardar,  ele reseta o modulo pra opção de fabrica,  depois faz isso com um segundo modulo, e ai eles ficam iguais e podendo um ver e falar com o outro em modo AT, pois assumem configuração semelhante.

    Mas pra usar em modo API, eu não sei como se configura os modulos.

    Pra piorar, no caso dos Xbee, alem de ter que configurar os modulos, quando se parte pra o arduino, tem que saber manipular os dados para envio,  se é pra envio em modo AT é só usar o comando Serial.Print()  e alguns casos Serial.Write() e ele envia.

   Mas quando o lance parte pra o API a coisa complica,  tem que fazer conta de matematica em Hexadecimal pra calcular o pacote,  e só se envia pacote nesse modo.

   Resumindo,  quando descobrir como é, pode até que eu ache fácil,  mas no momento, TÁ DIFICIL PRA CARAMBA.

  Falando dos nrf não tem isso,  toda configuração é feita no codigo do arduino,  configurou a rede que será usada, assim como no caso dos xbee,  o nome do modulo, assim tambem como nos xbee,  dai é só usar os comandos proprios do modulo e tá funcionando.

   Realmente só entendi até agora que se vocÊ usar a biblioteca Xbee-arduino  ela faz os calculos do pacote pra você,  mas realmente não tô sabendo como se usa ela.

cara dificil mesmo, ja procurei de tudo, e nada, mas achei um livro chamado Instrumentação eletronica sem fio - transmitindo dados com xbee/zigbee e acho que vou investir nesse livro, pois eu tenho de toda forma que conseguir esta comunicacao api para um projeto, da uma olhadinha no google sobre este livro, se tiver whatsapp e quiser me adicionar para irmos nos ajudando so avisar na sua resposta que eu mando o numero do meu.

tambem sofro .....tem um ano  que estou  tentando.... Xbee me bati na cara kkk.

mas nao vou desistir

Moises, o livro que o Daniel amorim fala, o instrumentação eletronica sem fio,  eu tenho ele,    o problema é que ele é voltado para usuários de PIC,  dá pra apenas ter uma ideia geral quando se vai usar pra arduino.

   Fora isso eu traduzi para portugues(com ajuda de tradutores online) o livro Building Wireless Sensor Networks with ZigBee, XBee, Arduino,   mas não ajudou muito,  o livro é beeeeeem vago, e percebi que tem algumas falhas.

   Até agora o melhor foi o curso de Xbee da ROGERCOM,  que pago,  e é em video aulas, eu tô faltando assistir.

   Mas comparado a outros radios como os NRF24L01 ou os ESP8266,  os xbee são complexos (e caros)  numa proporção surreal.

Faaaala mestre Weider, blz cara?

gostaria de conversar a respeito do RF24, através de e-mail, ou Whatsapp, seria possível? 

att,

Rafael Cunha

(21)9 9590-0490

Amigo eu tbm to com 1 problema desse tipo

posso aos Amigos DO LBG que de atençao pra nois .porque eu ja tentei tudo e nao consegui

eu tenho esse modulo XBEE WIFIY-EZX-5e.  E nao sei como fazer ele ligar relay atravez da rede sem fio,DESDE JA AGRADEÇO WEIDER EA TODOS NO LBG .

Daniel e Moises,

   Caras, eu tenho e já li o Instrumentação eletronica sem fio, do pernambucano Jadeilson.

   Bem, o livro é excelente,  te dá um entendimento completo sobre "quase"  tudo sobre os xbee,  de arquitetura, modos de comunicação, ligações, etc. etc. etc.

   Só tem um probleminha que tá muito bem explicado na capa do livro pra não enganar ninguem, mas que todo mundo se passa. 

   O foco do livro é para usuário PIC que programam em Assembly (coisa de maluco que joga pedra pra acertar e derrubar a lua kkk )

    Resumindo,  você lê,  lê,  e quando chega na hora que vai dizer é agora.... fuuuuuuuuuu...  só se você entender de assembly,  se ao menos fosse em C para PIC dava pra tomar base pra o C do arduino, mas nem isso é, é assembly mesmo.

   Bem, mas tem sim um livro que trata do assunto, e que eu traduzi (com o google translator)  paragrafo por paragrafo, trata-se do livro Building Wireless Sensor Networks with ZigBee, XBee, Arduino, and Processing.

 ( http://it-ebooks.info/book/625/ )   esse sim tem foco no xbee para o arduino.

   Entrem em contato por email para trocarmos ideias melhores, meu email é weideraju@gmail.com

 assembly mesmo.kkkkkkkkkkk

mas sou desse que nao desisto nunca.

vou descrobrir sim.kkk

nao sei se sua resposta foi p mim.

de todo jeito eu agradeço.

vou ler esse livro.....

uma pergunta esse modulo meu oque vc acha.tipo bom medio ruimmm

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço