Pessoal, muita PAZ!

Estou aqui na terrinha matutano uma forma do passar o verão sem ter que ficar tomando conta das estufas de alface. O caso é o seguinte: aqui somos "plantadores" de alface, rúcula e agrião, na modalidade hidropônica, para quem não conhece aí vai uma foto:

O problema é que as plantas crescem alimentadas por uma solução que corre pelo cano de PVC em uma frequência de 15min ligado e 15min desligado. Só que o fluxo de solução não pode ser interrompido fora da frequência programada senão todo cano fica seco por muito tempo, matando as plantas de sede.

A ideia é a seguinte:

Fazer um sistema que toque uma sirene e acenda uma luz, quando um dos canos estiver sem água, quando o fluxo de água estiver interrompido.

Pensei em algo com o sensor de umidade mas o sistema teria que ligar quando houvesse água no cano de distribuição, que é comum a todos os canos de plantio, ou algo assim.

Alguém tem alguma ideia.

Exibições: 9916

Responder esta

Respostas a este tópico

Agora ficou bem clara essa questão da presença da solução. Portanto nosso amigo Michael compreendeu errado.

A minha sugestão é vc criar um aparato do tipo recipiente que captará uma parte da solução nutritiva que sai pela parte mais baixa do cano/perfil. Dentro desse recipiente, vc coloca um objeto flutuante, de forma que ele suba quando a solução nutritiva encher o recipiente e desça quando a solução nutritiva se esgotar dentro do recipiente. Portanto na região inferior desse recipiente, vc faz um furo pequeno para permitir que a solução caia no encanamento que capta a solução nutritiva e joga no reservatório de 30mil litros que vc tem.

Bom, nesse objeto flutuante vc prende um arame que sobe até o topo do recipiente e depois vc encurva o arame pra acompanhar a parede externa do recipiente. Nessa parede externa do recipiente, vc trabalhará com sensor do tipo reed (reed switch) + ímã. O ímã fica preso ao arame e o sensor reed fica preso na parede externa do recipiente. Posicione esse conjuento ímã + reed switch pra fechar o circuito quando a bóia ficar no fundo do recipiente.

Esse aparato servirá para detectar se há fluxo de solução nutritiva dentro do cano/perfil.

Coloque um aparato desse em cada cano/perfil e além disso mais um aparato no canão que capta as soluções oriundas de todos os perfis.

Dessa forma, trabalhando com programação, vc constrói uma lógica de verificação onde:

1) caso haja solução no canão e solução nos perfis, tudo OK

2) caso haja solução no canão , mas o perfil não tenha solução, esse perfil está com problema e aí vc liga o alarme

Detalhes do funcionamento desse aparato: 

- a entrada (1) necessita captar somente parte da solução nutritiva que sai do perfil, apenas o suficiente para encher o recipiente e fazer a bóia (3) flutuar

- a saída (2) deve ser estreita de forma que não permita o esgotamento rápido da solução de dentro do recipiente

- o arame inoxidável (4) deverá estar com o movimento limitado pelas guias (5) para que não se perca o alinhamento entre o ímã e o reed switch

- o reed switch, depois de soldado no fios, deverá ser protegido contra corrosão da solução nutritiva. Uma possível alternativa pra isso talvez seja cobrir com silicone de cura acética ou parafina (vela derretida), ambos muito barato e fácil de se obter

imhugo!

Muito boa sua ideia, gostei bastante do desenho e do custo de implantação, pois, estimei que teria pouco investimento no mecanismo.

Porém, temos um problema sério com algas. Como o sol aqui é abundante e a solução é nutritiva, essas danadas, as algas, proliferam muito e as retiramos com as mãos deste canão de retorno. Daí tenho preferência por um projeto não mecânico.

Se for algo sensível, meu funcionário não terá muito cuidado no momento da retirada das algas e poderá danificá-lo.

Pensei em um sistema de comparação de dados, como comparar a umidade/capacitancia do canão de retorno e de cada cano/perfil. Grosseiramente:

- existe capacitancia no canão de retorno; SIM

- existe capacitancia no cano/perfil; SIM

- sirene e lampada; OFF

- existe capacitancia no canão de retorno; SIM

- existe capacitancia no cano/perfil; NÃO

- sirene e lampada; ON

Nem penso em identificar o cano/perfil, pois, ao desentupir uma mangueirinha de alimentação sempre repassamos as outras da mesma bancada.

Será que desta maneira não fica mais fácil.

Eu não sabia desse incoveniente das algas. Realmente se há esse problema, muito provavelmente as algas irão invadir o interior do aparato que eu sugeri.

Esse aparato (no meu caso o fundo é fechado) eu montei pro meu projetinho de irrigação, pois uso uma bomba submesa de aquário pra bombear água pra 2 vasos com salsinha e cebolinha. Como a bomba não pode funcionar sem água, o arduino faz checagem do nível de água antes de ligar o relê da bomba. Realmente o custo disso é extremamente baixo, pois uso só um reed switch de centavos pra detectar o nível de água

já quanto à sua idéia de medir a capacitância, desculpe, mas nem sei do que vc está falando nem como funciona isso, e portanto não sei opinar a respeito

Alguém já viu essa postagem do Marcus Paulo, tem um comentário do Wagner Bastos bem interessante, que talvez possa dar uma luz, achei bem interessante a proposta de sensor dele.

http://labdegaragem.com/forum/topics/sensor-de-agua

Acho que nesse ambiente tecnologico mas umido e rústico vale muito manter a simplicidade.

Dentro da sugestão do Michael, iria acrescentar:

Temos um ciclo de 30 minutos (15 cheio e 15 vazio) que deve ser respeitado.

Um sistema de boia e contato que verificasse no momento correto, por ex

1) No decimo minuto do ciclo todas as boias devem indicar cheio.

2) No vigésimo minuto do ciclo todas as boias devem indicar vazio.

Com uma logica simples vc faz essa verificação, pode ser até com os contatos mesmo. Imagine assim:

Interligue todos os comuns.

Para cada NA coloque um resistor por ex de 2K para um 12V.

Para cada NF coloque um resistor tb, só que para o GND.

Coloque um circuito que seja sensível a correntes maiores que 12/2K = 6mA ligado em série nesse VCC e outro no GND.

Assim se todas as chaves estiverem para o lado do GND a corrente no VCC vai ser 0, caso contrario vai ter uma corrente igual ou superior a 6mA.

Idem para VCC. Se todas as chaves estiverem para VCC a corrente no GND é zero. Caso contrario tem alguma corrente.

Esse circuito detetor pode ser um optoacoplador com um resistor em série (para evitar que quando todas estiverem para o mesmo lado passe muita corrente por ele).

Para ficar "bonitinho" vc pode adicionar leds verdes e vermelhos em série nesses resistores dos contatos, assim vc ve de longe qual sensor está atuado.

Um timer que ligue a alimentação de uma sirene entre 10 e 11 minutos e entre 20 e 21 minutos (para testar somente no momento certo) que tenha um contato em série acionado por esses optos acredito que funcione.

Obrigado Eduardo pela sugestão!

Tiago, minha ideia inicial foi essa do link que você mando, trabalhar com sensor de umidade, que mede capacitancia.

Colocaria um sensor em cada cano/perfil e um sensor no canão/retorno e compararia as capacitancias. Para partirmos para prática, vou lançar uma pergunta:

COMO MEDIR HUMIDADE/CAPACITANCIA SEM O SENSOR DE UMIDADE?

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Lendo todos os tópicos, creio que a dificuldade maior no momento é sobre o sensor de liquido nutriente.

A logica de controle de tempo, por exemplo com o Arduino ou outro  controlador é bem simples.

Minha pergunta, quais substâncias tem esse liquido?

São substâncias que podem conduzir eletricidade?

Eu tinha gostado da idéia simples de um sensor tipo bóia, mas como você disse, as algas poderiam atrapalhar.

Então acredito que um sensor que eu testaria, seria aquela sugestão dos pregos presos em um tampão.

Eu usaria pregos com revestimento de latão (existe isso?) pois o latão poderá ser   menos corroído com água.

Mas medir resistência entre os pregos, poderá apresentar problemas devido a grandes variações que possivelmente ocorreram durante o tempo de uso. Eu faria testes antes, durante um longo período.

Esse sensor deverá ser removível com facilidade para limpeza periódica ou no caso de problemas.

Uma outra opção para o sensor de pregos (mais complexa, mas talvez mais duradoura) seria a passagem de um sinal entre os dois pregos. Por exemplo , eu enviaria pulsos em um prego e no outro prego, o circuito receberia esses pulsos.

Se não houver a transmissão de pulsos, o sensor acusaria falta dágua.

O circuito poderia ser com um LM555 para gerar os pulsos e um amplificador operacional para amplificar os pulsos e um comparador de frequencia para detecta-la. A saida do circuito seria OFF (agua) ou ON (ausência de agua). Eu usaria essa lógica inversa para confirmar  que o sensor estaria sempre funcionando.

Esses circuitos normalmente são baratos. Mas se a quantidade de sensores for muito grande, poderá inviabilizar o projeto.

Uma outra sugestão mais robusta - medir temperatura da água. 

Acredito que quando a agua passa pelo sensor, poderá existir uma variação de temperatura, principalmente em dias quentes. 

Veja isso :

amigos, penso que qualquer tipo de sensor que for idealizado precisa atender algumas premissas:

1) não ser trabalhoso para dar manutenção (passar corrente contínua por pregos pra imitar um sensor de umidade de solo vai corroer o prego muito rápido. Fora isso precisa ficar calibrando e talvez essa calibração se perca conforme o estado de corrosão do prego)

2) ser confiável o suficiente para não incorrer em falso positivo ou falso negativo

3) custar barato o suficiente para possibilitar troca do componente sem dó assim que apresentar os primeiros sinais de falha

Tendo essas premissas em mente, pensei numa alternativa para detectar fluxo de solução nutritiva, tanto no cano/perfil quanto no canão/retorno.

Vc irá usar microswitch. Somente a extremidade do bracinho desse componente é que entrará em contato com a solução nutritiva. Silicone de cura acética poderá cobrir o bracinho metálico do microswitch para proteger contra corrosão. A presença de algas não irá interferir no funcionamento do microswitch, pois o que importa é se há solução caindo sobre o braço metálico ou não.


Veja:

Para garantir que o líquido não escorra pelo braço e molhe o microswitch, basta manter o corpo do microswitch mais alto do que a extremidade do braço.

Hugo, pegando uma carona na sua idéia, porque não usar uma roda d'agua? 

Por exemplo, uma mini roda d'agua com canequinhas. 

Assim seria medida a rotação da roda, para saber se esta passando água e talvez até medir o fluxo da  mesma. 

Que tal ? 

Além da paisagem maravilhosa, a ideia é boa.

o problema é que já foi dito que a solução nutritiva propicia a proliferação de algas, então qualquer aparato que entre em contato com tal solução precisa ser limpada de tempos em tempos. Então, uma mini roda d´água com diversas canequinhas iria dar um baita trabalho pra ficar retirando as algas 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço